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Plano de aula - A notícia online e seus elementos hipertextuais e hipermidiáticos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre identificar hipertextos e hipermídias presentes em notícias para compreender as funções desses elementos nos textos.

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Aparecida Vieira

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Computadores com acesso à internet (para que os alunos possam procurar notícias em diversos sites e explorar os recursos hipertextuais e hipermidiáticos delas), projetor multimídia, lista de sites noticiosos.

Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia também pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos terão, talvez, dificuldade em escolher uma ou mais notícias, porque a variedade de sites noticiosos é muito grande.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. “A não linearidade do jornalismo digital”. In: FERRARI, P. (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016, p. 141-148.

GOSCIOLA, V. “A linguagem audiovisual do hipertexto”. In: FERRARI, P. (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016, p. 107-119.

NOJOSA, U. N. “Da rigidez do texto à fluidez do hipertexto”. In: FERRARI, P. (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016, p. 69-77.

ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos estudantes, mostrando-lhes este slide.

Observações ao professor:

  • Como esta é a segunda aula sobre a construção composicional do gênero notícia online, convém relembrar quais são os elementos que compõem os gêneros discursivos. Segundo Rojo e Barbosa (2015), com base em Bakhtin e Volochinov (1981), pode-se afirmar que os gêneros são compostos por três elementos indissociáveis, a saber:
  • a forma/estrutura de composição, que se refere à organização e ao acabamento do texto como um todo. A forma de composição de um texto está relacionada, basicamente, à sua macroestrutura e à progressão temática. No que concerne à notícia online, é possível dizer que se trata de um gênero multimodal (isto é, que se utiliza de recursos verbais e não verbais) que, em meio digital, se organiza em blocos noticiosos , e que, em meio impresso, se organiza em colunas. A macroestrutura da notícia caracteriza-se, geralmente, por uma pirâmide invertida, ou seja, as informações mais relevantes são colocadas logo no início do texto, e as menos importantes são colocadas ao final. Essa macroestrutura, em geral, apresenta as seguintes partes: título ou manchete; lide ou lead (normalmente, o primeiro ou os dois primeiros parágrafos da notícia, que buscam responder as questões: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?); e corpo do texto (o desdobramento das perguntas cujas respostas foram brevemente colocadas no lide). Além disso, elementos hipertextuais (hiperlinks) e hipermidiáticos (vídeos, sons etc.) também fazem parte da estrutura composicional da notícia online;
  • o tema (ou conteúdo temático), que consiste no conteúdo ou tópico principal do texto, inferido a partir da valoração que o autor lhe atribui. Desse modo, o tema está sempre vinculado ao contexto em que o texto foi produzido. Portanto, a compreensão do conteúdo temático de um texto requer, do leitor, conhecimentos sobre o contexto em que o autor o escreveu. No caso das notícias online, para que o leitor possa entender o tema do texto, é importante que ele conheça, ainda que minimamente, o jornal/revista/portal de notícias em que o texto circula e que ele saiba quando e onde ocorreu o fato relatado, pois isso será essencial para que o leitor identifique e compreenda qual é o assunto da notícia online e qual avaliação o jornalista (ou o jornal/revista/portal de notícias para o qual ele trabalha) faz do tema noticiado;
  • o estilo, que diz respeito às escolhas linguísticas que fazemos para dizer o que pretendemos dizer, a fim de produzir o sentido desejado. Em se tratando de notícias online, algumas escolhas linguísticas muito frequentes nesse gênero são, por exemplo, o uso do tempo presente nas manchetes, o emprego da terceira pessoa, entre outras.
  • Nesta aula, será tratada apenas a estrutura composicional da notícia.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Para introduzir o tema da aula e saber quais são os conhecimentos prévios dos estudantes sobre esse tema, faça à turma a pergunta contida neste slide.
  • Comente as respostas dos alunos se necessário, fazendo-os relembrar que a notícia online é um texto multimodal, constituído por elementos verbais e não verbais.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Organize os estudantes em pequenos grupos e distribua-lhes uma lista de sites de notícias. No link abaixo (materiais complementares), colocamos uma pequena lista de sites de jornais e portais de notícias. Trata-se de uma lista sugerida. Então, se preferir, escreva, antes desta aula, a sua própria lista.
  • Explique-lhes que deverão escolher, explorando os sites da lista, duas ou três notícias. Para tanto, eles precisarão de acesso à internet. Por isso, caso a escola não disponha de um laboratório de informática, ou caso os alunos não tenham celulares/computadores com acesso à internet, oriente os discentes a escolherem, antes desta aula, duas ou mais notícias nos sites que constam na lista.
  • Depois que os grupos tiverem escolhido as notícias online, solicite-lhes que discutam as questões contidas neste slide. Durante a discussão, os alunos devem anotar as respostas em seus cadernos, porque, posteriormente, deverão apresentá-las à turma.
  • Enquanto os grupos discutem as questões propostas, observe as respostas deles e, caso eles tenham dúvidas, procure esclarecê-las.
  • Após as discussões nos grupos, proponha que cada grupo apresente suas respostas à turma. Comente as respostas, complementando-as quando necessário.
  • Ao comentá-las, relembre aos alunos que o título da notícia também pode ser chamado de manchete e tem como objetivo atrair a atenção do leitor.
  • Explique-lhes que as notícias online são compostas por blocos hipertextuais e hipermidiáticos que permitem ao leitor uma leitura não linear e maiores possibilidades de escolha no que se refere ao caminho a ser percorrido durante a leitura, rompendo com a tradicional leitura linear, típica dos jornais e revistas impressos.
  • É provável que os estudantes não saibam a diferença entre hipertexto e hipermídia. Por isso, a partir das respostas dos grupos às questões propostas anteriormente, explique-lhes que o hipertexto consiste em “um conjunto de nós de significações interligados por conexões entre palavras, páginas, fotografias, imagens, gráficos, sequências sonoras etc.” (NOJOSA, 2016, p. 74). Já a hipermídia “é vista como um audiovisual, um meio e uma linguagem, e faz uso do som e da imagem para comunicar” (GOSCIOLA, 2016, p. 107).
  • Comente com os alunos que a principal vantagem da leitura não linear, possibilitada pelo hipertexto e pela hipermídia, diz respeito à ampliação das possibilidades de compreensão dos fatos noticiados, já que o leitor pode fazer diferentes percursos de leitura. É importante que, durante a discussão, os estudantes reflitam sobre o fato de que “a narrativa não linear pode nos permitir abrir novas ‘janelas’ de conhecimento e, quem sabe, proporcionar um olhar mais complexo e menos preconceituoso sobre o mundo” (CANAN, 2016, p. 143).

Materiais complementares: Para acessar a lista de sites noticiosos que preparamos, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Para encerrar a aula, faça uma revisão do que foi estudado, solicitando aos discentes que respondam a pergunta contida neste slide.
  • Convide alguns alunos a responderem oralmente essa questão diante da turma e oriente todos os estudantes a anotarem suas próprias respostas.
  • Durante essa revisão, retome as definições de hipertexto e de hipermídia, esclarecendo que o primeiro consiste, basicamente, em hiperlinks (os nós que ligam palavras, páginas, fotografias etc.), e a segunda pode ser considerada um audiovisual, constituída por som e imagem (vídeos, por exemplo).

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Computadores com acesso à internet (para que os alunos possam procurar notícias em diversos sites e explorar os recursos hipertextuais e hipermidiáticos delas), projetor multimídia, lista de sites noticiosos.

Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia também pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos terão, talvez, dificuldade em escolher uma ou mais notícias, porque a variedade de sites noticiosos é muito grande.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. “A não linearidade do jornalismo digital”. In: FERRARI, P. (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016, p. 141-148.

GOSCIOLA, V. “A linguagem audiovisual do hipertexto”. In: FERRARI, P. (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016, p. 107-119.

NOJOSA, U. N. “Da rigidez do texto à fluidez do hipertexto”. In: FERRARI, P. (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016, p. 69-77.

ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos estudantes, mostrando-lhes este slide.

Observações ao professor:

  • Como esta é a segunda aula sobre a construção composicional do gênero notícia online, convém relembrar quais são os elementos que compõem os gêneros discursivos. Segundo Rojo e Barbosa (2015), com base em Bakhtin e Volochinov (1981), pode-se afirmar que os gêneros são compostos por três elementos indissociáveis, a saber:
  • a forma/estrutura de composição, que se refere à organização e ao acabamento do texto como um todo. A forma de composição de um texto está relacionada, basicamente, à sua macroestrutura e à progressão temática. No que concerne à notícia online, é possível dizer que se trata de um gênero multimodal (isto é, que se utiliza de recursos verbais e não verbais) que, em meio digital, se organiza em blocos noticiosos , e que, em meio impresso, se organiza em colunas. A macroestrutura da notícia caracteriza-se, geralmente, por uma pirâmide invertida, ou seja, as informações mais relevantes são colocadas logo no início do texto, e as menos importantes são colocadas ao final. Essa macroestrutura, em geral, apresenta as seguintes partes: título ou manchete; lide ou lead (normalmente, o primeiro ou os dois primeiros parágrafos da notícia, que buscam responder as questões: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?); e corpo do texto (o desdobramento das perguntas cujas respostas foram brevemente colocadas no lide). Além disso, elementos hipertextuais (hiperlinks) e hipermidiáticos (vídeos, sons etc.) também fazem parte da estrutura composicional da notícia online;
  • o tema (ou conteúdo temático), que consiste no conteúdo ou tópico principal do texto, inferido a partir da valoração que o autor lhe atribui. Desse modo, o tema está sempre vinculado ao contexto em que o texto foi produzido. Portanto, a compreensão do conteúdo temático de um texto requer, do leitor, conhecimentos sobre o contexto em que o autor o escreveu. No caso das notícias online, para que o leitor possa entender o tema do texto, é importante que ele conheça, ainda que minimamente, o jornal/revista/portal de notícias em que o texto circula e que ele saiba quando e onde ocorreu o fato relatado, pois isso será essencial para que o leitor identifique e compreenda qual é o assunto da notícia online e qual avaliação o jornalista (ou o jornal/revista/portal de notícias para o qual ele trabalha) faz do tema noticiado;
  • o estilo, que diz respeito às escolhas linguísticas que fazemos para dizer o que pretendemos dizer, a fim de produzir o sentido desejado. Em se tratando de notícias online, algumas escolhas linguísticas muito frequentes nesse gênero são, por exemplo, o uso do tempo presente nas manchetes, o emprego da terceira pessoa, entre outras.
  • Nesta aula, será tratada apenas a estrutura composicional da notícia.

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Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Para introduzir o tema da aula e saber quais são os conhecimentos prévios dos estudantes sobre esse tema, faça à turma a pergunta contida neste slide.
  • Comente as respostas dos alunos se necessário, fazendo-os relembrar que a notícia online é um texto multimodal, constituído por elementos verbais e não verbais.

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Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Organize os estudantes em pequenos grupos e distribua-lhes uma lista de sites de notícias. No link abaixo (materiais complementares), colocamos uma pequena lista de sites de jornais e portais de notícias. Trata-se de uma lista sugerida. Então, se preferir, escreva, antes desta aula, a sua própria lista.
  • Explique-lhes que deverão escolher, explorando os sites da lista, duas ou três notícias. Para tanto, eles precisarão de acesso à internet. Por isso, caso a escola não disponha de um laboratório de informática, ou caso os alunos não tenham celulares/computadores com acesso à internet, oriente os discentes a escolherem, antes desta aula, duas ou mais notícias nos sites que constam na lista.
  • Depois que os grupos tiverem escolhido as notícias online, solicite-lhes que discutam as questões contidas neste slide. Durante a discussão, os alunos devem anotar as respostas em seus cadernos, porque, posteriormente, deverão apresentá-las à turma.
  • Enquanto os grupos discutem as questões propostas, observe as respostas deles e, caso eles tenham dúvidas, procure esclarecê-las.
  • Após as discussões nos grupos, proponha que cada grupo apresente suas respostas à turma. Comente as respostas, complementando-as quando necessário.
  • Ao comentá-las, relembre aos alunos que o título da notícia também pode ser chamado de manchete e tem como objetivo atrair a atenção do leitor.
  • Explique-lhes que as notícias online são compostas por blocos hipertextuais e hipermidiáticos que permitem ao leitor uma leitura não linear e maiores possibilidades de escolha no que se refere ao caminho a ser percorrido durante a leitura, rompendo com a tradicional leitura linear, típica dos jornais e revistas impressos.
  • É provável que os estudantes não saibam a diferença entre hipertexto e hipermídia. Por isso, a partir das respostas dos grupos às questões propostas anteriormente, explique-lhes que o hipertexto consiste em “um conjunto de nós de significações interligados por conexões entre palavras, páginas, fotografias, imagens, gráficos, sequências sonoras etc.” (NOJOSA, 2016, p. 74). Já a hipermídia “é vista como um audiovisual, um meio e uma linguagem, e faz uso do som e da imagem para comunicar” (GOSCIOLA, 2016, p. 107).
  • Comente com os alunos que a principal vantagem da leitura não linear, possibilitada pelo hipertexto e pela hipermídia, diz respeito à ampliação das possibilidades de compreensão dos fatos noticiados, já que o leitor pode fazer diferentes percursos de leitura. É importante que, durante a discussão, os estudantes reflitam sobre o fato de que “a narrativa não linear pode nos permitir abrir novas ‘janelas’ de conhecimento e, quem sabe, proporcionar um olhar mais complexo e menos preconceituoso sobre o mundo” (CANAN, 2016, p. 143).

Materiais complementares: Para acessar a lista de sites noticiosos que preparamos, clique aqui.

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Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Para encerrar a aula, faça uma revisão do que foi estudado, solicitando aos discentes que respondam a pergunta contida neste slide.
  • Convide alguns alunos a responderem oralmente essa questão diante da turma e oriente todos os estudantes a anotarem suas próprias respostas.
  • Durante essa revisão, retome as definições de hipertexto e de hipermídia, esclarecendo que o primeiro consiste, basicamente, em hiperlinks (os nós que ligam palavras, páginas, fotografias etc.), e a segunda pode ser considerada um audiovisual, constituída por som e imagem (vídeos, por exemplo).

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