Material para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Planejando notícias online
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia online, impressa, de rádio ou TV
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia online e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Produção de textos.
Materiais necessários:
Videorreportagem da Globonews em link disponível ou baixada previamente.
Pauta da notícia.
Sala organizada em quatro grandes grupos estes, em duplas.
Informações sobre o gênero:
O gênero Notícia online tem por objetivo divulgar um acontecimento por meio de uma agência de notícia ou por um grupo independente numa mídia eletrônica. O jornalismo 3.0, como aponta Rojo (2015), concebe a informação contínua como um bem de consumo. Com base em Ferrari (2007) e Sousa (1999), Santos (2010) aponta que as notícias são produzidas em redações de jornais ou agência de notícias com o objetivo de divulgar informações com rapidez. Em geral, o emissor do gênero é um jornalista, podendo a notícia conter (ou não) a assinatura jornalística. O autor também destaca que, com o advento da internet, a estrutura organizacional das redações mudou, uma vez que apresenta jornalistas com perfil jovem, recém-formados e capazes de lidar facilmente com softwares, mas com pouca experiência para tratar da informação.
Quanto à organização estrutural da notícia destacamos: o título ou manchete, com a função de chamar a atenção do leitor; o lead/lide, onde as notícias são resumidas, podendo conter abaixo dela um link para reação; sublead, que equivale ao segundo parágrafo da matéria com informações menos importantes do que o lead e, por fim, o corpo da matéria, com texto e/ou imagens (SANTOS, 2010). A notícia tende a construir um discurso autônomo, privilegiando o modo indicativo com relatos de eventos reais (COSTA, 2012).
Dificuldades antecipadas:
Podem sentir dificuldade de pensar em argumentos para os entrevistados mencionados na videorreportagem, transportando para o texto escrito.
Referências sobre o assunto:
ROJO, R. H.; BARBOSA, J. Gêneros do discurso, multiletramentos e hipermodernidade. In: Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos.
São Paulo: Parábola Editorial, 2015. p. 115-145.
BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia [orgs.]. Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
KLEIMAN, Paula Angélica Campos Kleiman; BEATO-CANATO, Ana Paula Marques. Sequência didática do gênero notícia online e seus comentários: uma análise à luz do interacionismo sociodiscursivo. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/38594/22433>. Acesso em: 18 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
A proposta de produção será organizada da seguinte forma: como a notícia desta aula trata de um tema amplo - ecologia meio ambiente -, os três planos de aula serão organizados com base nesta mesma temática. Entretanto, seguem abaixo outras sugestões de encaminhamento para uso do professor:
- Pesquisar previamente alguns temas de relevância para a escola e/ou o bairro.
- Propor que pesquisem fatos científicos a ser textualizados por meio de notícias online.
- A finalidade será socializá-las no site da escola e/ou numa feira de ciências.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO