Material para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Planejando notícias online
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia online, impressa, de rádio ou TV
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia online e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Produção de textos.
Materiais necessários:
Videorreportagem da Globonews em link disponível ou baixada previamente.
Pauta da notícia.
Sala organizada em quatro grandes grupos estes, em duplas.
Informações sobre o gênero:
O gênero Notícia online tem por objetivo divulgar um acontecimento por meio de uma agência de notícia ou por um grupo independente numa mídia eletrônica. O jornalismo 3.0, como aponta Rojo (2015), concebe a informação contínua como um bem de consumo. Com base em Ferrari (2007) e Sousa (1999), Santos (2010) aponta que as notícias são produzidas em redações de jornais ou agência de notícias com o objetivo de divulgar informações com rapidez. Em geral, o emissor do gênero é um jornalista, podendo a notícia conter (ou não) a assinatura jornalística. O autor também destaca que, com o advento da internet, a estrutura organizacional das redações mudou, uma vez que apresenta jornalistas com perfil jovem, recém-formados e capazes de lidar facilmente com softwares, mas com pouca experiência para tratar da informação.
Quanto à organização estrutural da notícia destacamos: o título ou manchete, com a função de chamar a atenção do leitor; o lead/lide, onde as notícias são resumidas, podendo conter abaixo dela um link para reação; sublead, que equivale ao segundo parágrafo da matéria com informações menos importantes do que o lead e, por fim, o corpo da matéria, com texto e/ou imagens (SANTOS, 2010). A notícia tende a construir um discurso autônomo, privilegiando o modo indicativo com relatos de eventos reais (COSTA, 2012).
Dificuldades antecipadas:
Podem sentir dificuldade de pensar em argumentos para os entrevistados mencionados na videorreportagem, transportando para o texto escrito.
Referências sobre o assunto:
ROJO, R. H.; BARBOSA, J. Gêneros do discurso, multiletramentos e hipermodernidade. In: Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos.
São Paulo: Parábola Editorial, 2015. p. 115-145.
BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia [orgs.]. Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
KLEIMAN, Paula Angélica Campos Kleiman; BEATO-CANATO, Ana Paula Marques. Sequência didática do gênero notícia online e seus comentários: uma análise à luz do interacionismo sociodiscursivo. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/38594/22433>. Acesso em: 18 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
A proposta de produção será organizada da seguinte forma: como a notícia desta aula trata de um tema amplo - ecologia meio ambiente -, os três planos de aula serão organizados com base nesta mesma temática. Entretanto, seguem abaixo outras sugestões de encaminhamento para uso do professor:
- Pesquisar previamente alguns temas de relevância para a escola e/ou o bairro.
- Propor que pesquisem fatos científicos a ser textualizados por meio de notícias online.
- A finalidade será socializá-las no site da escola e/ou numa feira de ciências.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Leia com seus alunos a manchete do jornal JOCA sobre a proibição de plásticos em Fernando de Noronha.
- Faça uma revisão da composição do gênero Notícia online e das condições de produção, questionando:
Onde foi veiculada esta notícia? Pela manchete, podemos inferir a temática? Que relevância ela tem nos dias de hoje? (Esperamos que digam que ela foi veiculada num jornal online, que a temática é sobre o meio ambiente e que ela é importante porque afeta a todos no planeta.)
Qual a diferença entre o jornal impresso e o online? (Esperamos que compreendam que é um suporte mais democrático, que atinge um número muito maior de pessoas, que em muitos casos permite interação, por meio de comentários após a notícia. Este comportamento possibilita a discussão de uma variedade de temas, evidenciando pontos de vista distintos.)
- Pensando na estrutura de uma notícia, a manchete foi bem elaborada a fim de causar impacto no leitor? (Esperamos que digam que sim, pois ao usar a expressão “proíbe plástico” podemos inferir que ela pode abarcar muitos produtos largamente comercializados e de primeira necessidade.)
- Há recursos multimodais e hipertextuais na notícia mostrada no slide? (Esperamos que digam que as imagens ajudam a situar a notícia, assim como a fonte citada no final - um “link” (hipertexto) que remete a outros textos que serviram de fonte para a construção da notícia. Professor, esta possibilidade de hipertexto, esta abertura de janelas múltiplas e de links é o grande diferencial do impresso para o online, fazendo com que o leitor as utilize sempre que necessário durante o processamento do que está lendo).
- O que não pode faltar em uma notícia online? (Professor, aqui é o início da composição do roteiro a ser construído com eles. Já temos uma ficha de roteiro, mas a ela deve ser acrescentada às colocações de seu grupo classe.)
- Entregue a pauta da notícia para que leiam e complemente caso seja necessário. A pauta será utilizada na atividade de desenvolvimento.
Materiais complementares:
Fonte: JORNAL JOCA: Acesso em: 16/12/2018.
Para acessar a pauta de pesquisa, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Vamos pensar na seção Meio ambiente de um jornal direcionado a um público leitor na faixa etária entre 20 e 50 anos, classe social média alta, nível de escolaridade universitário. A sala, organizada em duplas, planejará uma notícia online direcionada a este público-alvo. (Professor, a especificidade do público vai influenciar diretamente na linguagem empregada e no tipo de informação e detalhe que captura esse leitor.)
- Assistam com atenção à reportagem sobre o mesmo assunto veiculada na Globonews. (6’13) e anotem na pauta da notícia as informações mais importantes para que possam produzir sua notícia.
- Discuta oralmente os fatos principais da notícia:
- O que aconteceu? Onde? Por quê? Como? Quando? (Onde: Fernando de Noronha/Por quê: comercialização e uso de plástico descartável/
Quando: a partir de 2019. Relata os tipos de produto que não podem mais ser comercializados nem utilizados, tanto por turistas como por moradores.) - A quem esta notícia afeta mais diretamente? (Moradores da ilha em primeiro lugar e o turista. De forma benéfica, o meio ambiente.)
- Que justificativas foram usadas para que este decreto entre em vigor? (O fato de o local ser uma área de preservação ambiental.)
- Entregue a pauta da notícia e proponha que a montem, como se fossem para Noronha fazer a cobertura em quatro grupos distintos:
G1: vai entrevistar turistas, escrevendo na notícia o ponto de vista deles, contra e/ou a favor.
G2: vai entrevistar os moradores, escrevendo na notícia o ponto de vista deles, contra e/ou a favor.
G3: vai entrevistar os pequenos e os grandes comerciantes, escrevendo na notícia o ponto de vista deles, contra e/ou a favor.
G4: vai entrevistar autoridades e biólogos, escrevendo na notícia o ponto de vista deles, contra e/ou a favor.
- Explique que o trabalho será feito em duplas.
- Instigue-os a recuperar o máximo de informações possível para a produção da notícia.
- Circule pela sala, auxiliando cada equipe.
Materiais complementares:
Para acessar a videorreportagem da Globonews: http://g1.globo.com/globo-news/estudio-i/videos/t/todos-os-videos/v/fernando-de-noronha-proibe-uso-e-venda-de-plasticos-descartaveis/7231434/ acesso em: 19/12/2018.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Projete o slide da pauta e convide uma dupla do G1 a socializar os pontos de vista de seus entrevistados.
- Vá chamando uma dupla de cada grupo (G2, G3, G4) a fim de que compreendam que a notícia se modifica não apenas com base no ponto de vista de quem escreve mas também de quem é escolhido para opinar sobre o assunto, conferindo maior credibilidade/veracidade ao fato.
- Questione:
- Ao ser a favor do decreto, a opinião de quem é a mais importante? Por quê? (Espera-se que digam que é a dos ambientalistas, pois, acima das questões econômicas e sociais, Noronha é um local de preservação ambiental.)
- Proponha que cada dupla releia sua pauta a fim de ajustar os argumentos de seus entrevistados.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Atenção: esta adaptação reúne os três planos de aula de produção de Notícias online.
Recursos indicados
- Necessários:
Mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual;
Editor de texto, como Word ou similar, no computador, ou Notas (editáveis), no celular (escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias;
Google Sites, para criação, nomeação e cópia (tutoriais disponível aqui e aqui);
WordArt, disponível aqui, para criar nuvens de palavras (tutorial disponível aqui).
Curadoria de imagens com licença aberta (creative commons) para os estudantes: Pixabay (disponível aqui); Pxhere (disponível aqui); Unsplash (disponível aqui); Pexels (disponível aqui); Public Domain Pictures (disponível aqui); Nappy (disponível aqui).
- Opcionais:
Canais para aulas online, como o Google Meet (tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui);
Editor de texto compartilhado para edição colaborativa, como Google Docs (tutorial disponível aqui).
Orientações iniciais
Para a produção de uma notícia online, reunimos nessa adaptação os três últimos planos de aula previstos na sequência LPO7_01SQA, gênero notícias online, os quais trabalham com as três etapas essenciais da produção textual: planejamento, desenvolvimento e revisão/reescrita, descritas, a seguir, na Introdução, Desenvolvimento e Fechamento desta adaptação, respectivamente.
Procuramos manter, de forma resumida, as principais orientações e atividades de cada um desses planos, adequando-os para o ensino remoto de modo a permitir que os estudantes possam elaborar seus textos de maneira sistematizada e acompanhada, utilizando propostas colaborativas, rubricas com critérios de avaliação e socialização de produções.
Elabore uma mensagem para ser enviada aos estudantes por áudio, vídeo ou texto escrito, com imagens ou não, em que você apresente o tema dessa sequência de produção textual, que deverá ser realizada em 3 aulas intercaladas no período de, em média, 10 dias. Esse procedimento é necessário para que os estudantes tenham tempo hábil para realizar o processo de produção textual. Faça um cronograma das datas das aulas correspondentes à Introdução (Planejando uma notícia online); Desenvolvimento (Redigir uma notícia online para compartilhar com colegas em um site da turma) e Fechamento (Revisando e publicando notícias online em um site da turma).
Informe aos estudantes que trabalharão em duplas em todas as etapas, caso você possa contar com as ferramentas do Google Docs (escrita compartilhada e colaborativa), ou apenas na revisão, em que os estudantes poderão enviar os textos por WhatsApp ao colega revisor. Estabeleça, desde essa primeira mensagem, como será a escolha ou determinação da dupla parceira. O professor deve ter em mente a sua turma e a tônica das relações de trabalho e amizade para que defina se o processo de escolha ficará mais na mão do professor ou dos estudantes. Ressalte que a produção será publicada em um site da turma, que será criado por você, de forma a motivá-los para a escrita da notícia e a escolha de imagens. Reforce a ideia de textos autorais, originais, e a importância de assumir esse contrato de responsabilidade.
Introdução: Planejando uma notícia online
No plano original (LPO7_01SQA13), o tema proposto é ecologia/meio ambiente. Sugerimos, no entanto, que o professor proponha um tema que esteja em destaque nas mídias de notícias online à época da aula e que envolva o estado, a cidade ou a comunidade em que se situa a escola. A seguir, indicamos um link para uma notícia que aborda o tema da Covid-19, que está gerando muitas notícias e mobilizando as pessoas nesta época. Selecionamos a notícia disponível aqui (acessada em 21/06/20).
Nessa primeira aula, é importante que se proponha o tema, seja determinada a dupla e se apresente uma notícia sobre o tema escolhido para análise e discussão (siga as orientações do plano original), além da pauta a ser preenchida para a próxima aula (veja no plano original o modelo de pauta, que poderá ser modificado e adequado à sua proposta). Envie mensagens às duplas, por WhatsApp, para que elas possam também se comunicar com você durante a aula.
Determine um tempo para que as duplas conversem sobre o tema, se conheçam melhor e discutam a pauta, trocando ideias sobre imagens a utilizar e onde buscar informações sobre o tema. Os alunos devem enviar uma mensagem ao professor por WhatsApp ou e-mail, elencando o que foi discutido e definido nesse compartilhamento, e anexar a pauta com o que ficou definido. O ideal é que tenham praticamente terminado de escrever a pauta.
Envie aos alunos um cronograma com as datas das próximas duas aulas, as atividades de cada uma e a descrição do que deve ser feito como tarefa de casa.
Desenvolvimento: Redigir uma notícia online para compartilhar com colegas em um site da turma
Nessa aula, referente ao plano original (LPO7_01SQA14), é o momento de produção escrita e composição da notícia (texto verbal e imagens). Siga as orientações do plano original, na parte Introdução, fazendo-o de maneira síncrona ou assíncrona, conforme as possibilidades de sua turma. Caso não seja possível acessar o Google Docs, oriente que cada integrante da dupla faça o texto individualmente, seguindo a pauta definida pela dupla e a seleção das imagens, que já devem ter sido escolhidas. Informe aos alunos que eles podem e devem interagir por WhatsApp (por meio de mensagens escritas, áudios ou ligações) para compartilhar e tornar essa escrita o mais colaborativa possível. Estabeleça um tempo dessa aula para que finalizem essa produção e lhe enviem por WhatsApp ou e-mail. Lembre-se de que a concentração pode ser menor em tempos de isolamento. É possível dar um prazo de um ou dois dias para a entrega.
Eles devem enviar a você o que foi produzido na aula.
Nesta etapa, apresente por fotos, link ou mensagem o site que você criou para a turma. É uma maneira de incentivar a produção da notícia.
Fechamento: Revisando e publicando notícias online em um site da turma
Nessa aula, referente ao plano original (LPO7_01SQA15), é o momento de revisar o texto para publicação. Siga as orientações do plano original na Introdução. Lembre os alunos de que, na dupla, um revisará o texto do outro. Ressalte os cuidados que se deve ter com a produção do colega para que seja uma revisão respeitosa e que realmente auxilie no aperfeiçoamento dos textos da dupla. Um deve ajudar o outro e fazer críticas construtivas. Se não houver possibilidade de uma interação síncrona com os estudantes, envie um áudio aos alunos retomando as características do gênero e o que deve ser observado na revisão, e mande uma ficha de revisão para que eles releiam atentamente o texto do colega. Siga as orientações do plano original (Desenvolvimento e Fechamento).
Estabeleça um tempo para essa revisão e reescrita, e solicite que enviem mensagem informando se finalizaram ou não. Determine, então, um novo prazo para a entrega final das notícias produzidas com as imagens, já prontas para a publicação.
Ao final dessa aula, reserve alguns minutos e solicite aos alunos que enviem a você, por áudio ou por escrito, palavras e/ou expressões que explicitem a opinião deles sobre essa atividade. Crie uma nuvem de palavras por meio da ferramenta WordArt e compartilhe com a turma, assim que possível, essa devolutiva das duplas com seus comentários (do professor) sobre o resultado alcançado. Se houver críticas e opiniões negativas, procure enviar devolutivas motivando-os à refletir sobre suas atitudes e seu compromisso durante o trabalho.
A cada etapa dessa adaptação, leia os textos dos estudantes, anotando potencialidades e fragilidades, para que possa acompanhar o desenvolvimento de cada um deles e de sua turma como um todo.
Convite às famílias
Desde o início dessa sequência de aulas, compartilhe com as famílias esse processo de produção, o cronograma e os procedimentos necessários para um bom resultado, de forma que os responsáveis possam auxiliar os estudantes a se organizar para elaborar o texto, acessar sites para selecionar as imagens e fazer a produção, colaborativamente, com o parceiro da dupla.
Lembre os responsáveis de que eles podem auxiliar estabelecendo horários para essa produção de forma a facilitar a concentração do estudante e possibilitar a conversa, a troca com o colega, em momentos que não atrapalhem a dinâmica da casa, por exemplo.
Ao final, envie um convite para que todos da família saibam a data da publicação das notícias, visitem o site e deixem seus comentários motivando os estudantes a novas produções. Deixe também seus comentários para cada um, apontando, em primeiro lugar, as potencialidades do trabalho realizado.