Folha da notícia - LP07 01SQA14
Plano de Aula
Plano de aula: Escrevendo uma notícia online
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia online, impressa, de rádio ou TV
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia online e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Produção de texto.
Materiais necessários:
Pauta da notícia lida e comentada pelo professor a fim de sanar alguma dúvida ou sugerir algum encaminhamento. Acesso ao Google Drive para o uso do documento de texto.
Informações sobre o gênero:
O gênero Notícia online tem por objetivo divulgar um acontecimento por meio de uma agência de notícia ou por um grupo independente numa mídia eletrônica. O jornalismo 3.0, como aponta Rojo (2015), concebe a informação contínua como um bem de consumo. Com base em Ferrari (2007) e Sousa (1999), Santos (2010) aponta que as notícias são produzidas em redações de jornais ou agência de notícias com o objetivo de divulgar informações com rapidez. Em geral, o emissor do gênero é um jornalista, podendo a notícia conter (ou não) a assinatura jornalística. O autor também destaca que, com o advento da internet, a estrutura organizacional das redações mudou, uma vez que apresenta jornalistas com perfil jovem, recém-formados e capazes de lidar facilmente com softwares, mas com pouca experiência para tratar da informação.
Quanto à organização estrutural da notícia, destacamos: o título ou manchete, com a função de chamar a atenção do leitor; o lead/lide, onde as notícias são resumidas podendo conter abaixo dela um link para reação; sublead, que equivale ao segundo parágrafo da matéria com informações menos importantes do que o lead e, por fim, o corpo da matéria, com texto e/ou imagens (SANTOS, 2010). A notícia tende a construir um discurso autônomo, privilegiando o modo indicativo com relatos de eventos reais (COSTA, 2012).
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem encontrar dificuldades na escrita dos fatos principais da notícia de forma coesa e coerente.
Referências sobre o assunto:
ROJO, R. H.; BARBOSA, J. Gêneros do discurso, multiletramentos e hipermodernidade. In: Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos.
São Paulo: Parábola Editorial, 2015. p. 115-145.
BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia [orgs.]. Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
KLEIMAN, Paula Angélica Campos Kleiman; BEATO-CANATO, Ana Paula Marques. Sequência didática do gênero notícia online e seus comentários: uma análise à luz do interacionismo sociodiscursivo. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/38594/22433>. Acesso em: 18 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
As notícias serão produzidas em duplas, no laboratório de informática da escola, usando o Google Docs. Caso você não tenha acesso à internet para todos os alunos, eles podem digitar seus textos em algum editor de texto offline e copiar posteriormente para a publicação das notícias em blogs, jornais online ou sites.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Retomar com todos o foco do trabalho: a textualização das notícias online.
- Retomar o conteúdo composicional das notícias online, podendo relembrar as aulas de Análise linguística, presentes nos planos 7, 8 e 9, como as marcas de imparcialidade, as escolhas lexicais, a ordenação dos fatos.
- Questione:
- Qual a primeira informação de uma notícia? E as demais? (Espera-se que respondam que primeiro a notícia tem de corresponder ao lide e, depois, as outras informações vão sendo inseridas por ordem decrescente de importância.)
- Qual o tempo verbal a ser empregado? Que efeito de sentido ele provoca no texto? (Espera-se que digam que como será relato de um fato já ocorrido, usarão o pretérito, provocando um efeito de imparcialidade. Já a transcrição dos entrevistados se dará no presente, inserindo um cunho mais reflexivo, argumentativo à notícia.)
- Entregue a pauta produzida anteriormente e comentada pelo professor para iniciar a textualização.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 38 minutos.
Orientações:
- Organize a turma em duplas (ou trios) e solicite que busquem o planejamento da notícia que deve ter sido preparado previamente (para maiores detalhes sobre o planejamento da notícia, sugerimos acessar o plano 13 desta sequência)
- Neste momentos os alunos devem produzir a notícia preferencialmente em uma ferramenta digital para facilitar a posterior publicação da notícia. Sugerimos o uso do Google Docs que é de fácil acesso e uso. Para usar o Google Docs os alunos deverão ter uma conta de email no Gmail. Para saber mais sobre o Google Docs você pode acessar o tutorial disponível em https://www.youtube.com/watch?v=PDnoUqPk2Ho. Acesso em 27/01/2019. Para ajudar os alunos na criação das contas de email, você pode acessar o tutorial disponível em https://www.youtube.com/watch?v=FI3bQ92AmHM. Acesso em 27/01/2019.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Para finalizar, solicite que os alunos comentem sobre suas notícias.
- Cada dupla (ou trio) pode comentar seu texto trazendo o título e os pontos de destaque da notícia para que os demais fiquem inteirados das notícias de todos os grupos.
- Caso tenha mais tempo, é interessante compartilhar as notícias entre as duplas para que possam ler e comentar os textos dos colegas. Para isso os alunos podem usar a ferramenta "comentários" disponivel no Google Docs.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Atenção: esta adaptação reúne os três planos de aula de produção de Notícias online.
Recursos indicados
- Necessários:
Mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual;
Editor de texto, como Word ou similar, no computador, ou Notas (editáveis), no celular (escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias;
Google Sites, para criação, nomeação e cópia (tutoriais disponível aqui e aqui);
WordArt, disponível aqui, para criar nuvens de palavras (tutorial disponível aqui).
Curadoria de imagens com licença aberta (creative commons) para os estudantes: Pixabay (disponível aqui); Pxhere (disponível aqui); Unsplash (disponível aqui); Pexels (disponível aqui); Public Domain Pictures (disponível aqui); Nappy (disponível aqui).
- Opcionais:
Canais para aulas online, como o Google Meet (tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui);
Editor de texto compartilhado para edição colaborativa, como Google Docs (tutorial disponível aqui).
Orientações iniciais
Para a produção de uma notícia online, reunimos nessa adaptação os três últimos planos de aula previstos na sequência LPO7_01SQA, gênero notícias online, os quais trabalham com as três etapas essenciais da produção textual: planejamento, desenvolvimento e revisão/reescrita, descritas, a seguir, na Introdução, Desenvolvimento e Fechamento desta adaptação, respectivamente.
Procuramos manter, de forma resumida, as principais orientações e atividades de cada um desses planos, adequando-os para o ensino remoto de modo a permitir que os estudantes possam elaborar seus textos de maneira sistematizada e acompanhada, utilizando propostas colaborativas, rubricas com critérios de avaliação e socialização de produções.
Elabore uma mensagem para ser enviada aos estudantes por áudio, vídeo ou texto escrito, com imagens ou não, em que você apresente o tema dessa sequência de produção textual, que deverá ser realizada em 3 aulas intercaladas no período de, em média, 10 dias. Esse procedimento é necessário para que os estudantes tenham tempo hábil para realizar o processo de produção textual. Faça um cronograma das datas das aulas correspondentes à Introdução (Planejando uma notícia online); Desenvolvimento (Redigir uma notícia online para compartilhar com colegas em um site da turma) e Fechamento (Revisando e publicando notícias online em um site da turma).
Informe aos estudantes que trabalharão em duplas em todas as etapas, caso você possa contar com as ferramentas do Google Docs (escrita compartilhada e colaborativa), ou apenas na revisão, em que os estudantes poderão enviar os textos por WhatsApp ao colega revisor. Estabeleça, desde essa primeira mensagem, como será a escolha ou determinação da dupla parceira. O professor deve ter em mente a sua turma e a tônica das relações de trabalho e amizade para que defina se o processo de escolha ficará mais na mão do professor ou dos estudantes. Ressalte que a produção será publicada em um site da turma, que será criado por você, de forma a motivá-los para a escrita da notícia e a escolha de imagens. Reforce a ideia de textos autorais, originais, e a importância de assumir esse contrato de responsabilidade.
Introdução: Planejando uma notícia online
No plano original (LPO7_01SQA13), o tema proposto é ecologia/meio ambiente. Sugerimos, no entanto, que o professor proponha um tema que esteja em destaque nas mídias de notícias online à época da aula e que envolva o estado, a cidade ou a comunidade em que se situa a escola. A seguir, indicamos um link para uma notícia que aborda o tema da Covid-19, que está gerando muitas notícias e mobilizando as pessoas nesta época. Selecionamos a notícia disponível aqui (acessada em 21/06/20).
Nessa primeira aula, é importante que se proponha o tema, seja determinada a dupla e se apresente uma notícia sobre o tema escolhido para análise e discussão (siga as orientações do plano original), além da pauta a ser preenchida para a próxima aula (veja no plano original o modelo de pauta, que poderá ser modificado e adequado à sua proposta). Envie mensagens às duplas, por WhatsApp, para que elas possam também se comunicar com você durante a aula.
Determine um tempo para que as duplas conversem sobre o tema, se conheçam melhor e discutam a pauta, trocando ideias sobre imagens a utilizar e onde buscar informações sobre o tema. Os alunos devem enviar uma mensagem ao professor por WhatsApp ou e-mail, elencando o que foi discutido e definido nesse compartilhamento, e anexar a pauta com o que ficou definido. O ideal é que tenham praticamente terminado de escrever a pauta.
Envie aos alunos um cronograma com as datas das próximas duas aulas, as atividades de cada uma e a descrição do que deve ser feito como tarefa de casa.
Desenvolvimento: Redigir uma notícia online para compartilhar com colegas em um site da turma
Nessa aula, referente ao plano original (LPO7_01SQA14), é o momento de produção escrita e composição da notícia (texto verbal e imagens). Siga as orientações do plano original, na parte Introdução, fazendo-o de maneira síncrona ou assíncrona, conforme as possibilidades de sua turma. Caso não seja possível acessar o Google Docs, oriente que cada integrante da dupla faça o texto individualmente, seguindo a pauta definida pela dupla e a seleção das imagens, que já devem ter sido escolhidas. Informe aos alunos que eles podem e devem interagir por WhatsApp (por meio de mensagens escritas, áudios ou ligações) para compartilhar e tornar essa escrita o mais colaborativa possível. Estabeleça um tempo dessa aula para que finalizem essa produção e lhe enviem por WhatsApp ou e-mail. Lembre-se de que a concentração pode ser menor em tempos de isolamento. É possível dar um prazo de um ou dois dias para a entrega.
Eles devem enviar a você o que foi produzido na aula.
Nesta etapa, apresente por fotos, link ou mensagem o site que você criou para a turma. É uma maneira de incentivar a produção da notícia.
Fechamento: Revisando e publicando notícias online em um site da turma
Nessa aula, referente ao plano original (LPO7_01SQA15), é o momento de revisar o texto para publicação. Siga as orientações do plano original na Introdução. Lembre os alunos de que, na dupla, um revisará o texto do outro. Ressalte os cuidados que se deve ter com a produção do colega para que seja uma revisão respeitosa e que realmente auxilie no aperfeiçoamento dos textos da dupla. Um deve ajudar o outro e fazer críticas construtivas. Se não houver possibilidade de uma interação síncrona com os estudantes, envie um áudio aos alunos retomando as características do gênero e o que deve ser observado na revisão, e mande uma ficha de revisão para que eles releiam atentamente o texto do colega. Siga as orientações do plano original (Desenvolvimento e Fechamento).
Estabeleça um tempo para essa revisão e reescrita, e solicite que enviem mensagem informando se finalizaram ou não. Determine, então, um novo prazo para a entrega final das notícias produzidas com as imagens, já prontas para a publicação.
Ao final dessa aula, reserve alguns minutos e solicite aos alunos que enviem a você, por áudio ou por escrito, palavras e/ou expressões que explicitem a opinião deles sobre essa atividade. Crie uma nuvem de palavras por meio da ferramenta WordArt e compartilhe com a turma, assim que possível, essa devolutiva das duplas com seus comentários (do professor) sobre o resultado alcançado. Se houver críticas e opiniões negativas, procure enviar devolutivas motivando-os à refletir sobre suas atitudes e seu compromisso durante o trabalho.
A cada etapa dessa adaptação, leia os textos dos estudantes, anotando potencialidades e fragilidades, para que possa acompanhar o desenvolvimento de cada um deles e de sua turma como um todo.
Convite às famílias
Desde o início dessa sequência de aulas, compartilhe com as famílias esse processo de produção, o cronograma e os procedimentos necessários para um bom resultado, de forma que os responsáveis possam auxiliar os estudantes a se organizar para elaborar o texto, acessar sites para selecionar as imagens e fazer a produção, colaborativamente, com o parceiro da dupla.
Lembre os responsáveis de que eles podem auxiliar estabelecendo horários para essa produção de forma a facilitar a concentração do estudante e possibilitar a conversa, a troca com o colega, em momentos que não atrapalhem a dinâmica da casa, por exemplo.
Ao final, envie um convite para que todos da família saibam a data da publicação das notícias, visitem o site e deixem seus comentários motivando os estudantes a novas produções. Deixe também seus comentários para cada um, apontando, em primeiro lugar, as potencialidades do trabalho realizado.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Teresa Sugahara
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Escrevendo uma notícia online
Finalidade da aula: Redigir uma notícia onlinepara publicá-la no site da escola.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Notícia online
Objeto(s) do conhecimento: Textualização, tendo em vista suas condições de produção, as características do gênero em questão, o estabelecimento de coesão, adequação à norma-padrão.
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP06/EF69LP08/EF67LP09/EF67LP10
Sobre esta aula: Esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia online e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Produção de texto.
Materiais necessários:
Pauta da notícia lida e comentada pelo professor a fim de sanar alguma dúvida ou sugerir algum encaminhamento. Acesso ao Google Drive para o uso do documento de texto.
Informações sobre o gênero:
O gênero Notícia online tem por objetivo divulgar um acontecimento por meio de uma agência de notícia ou por um grupo independente numa mídia eletrônica. O jornalismo 3.0, como aponta Rojo (2015), concebe a informação contínua como um bem de consumo. Com base em Ferrari (2007) e Sousa (1999), Santos (2010) aponta que as notícias são produzidas em redações de jornais ou agência de notícias com o objetivo de divulgar informações com rapidez. Em geral, o emissor do gênero é um jornalista, podendo a notícia conter (ou não) a assinatura jornalística. O autor também destaca que, com o advento da internet, a estrutura organizacional das redações mudou, uma vez que apresenta jornalistas com perfil jovem, recém-formados e capazes de lidar facilmente com softwares, mas com pouca experiência para tratar da informação.
Quanto à organização estrutural da notícia, destacamos: o título ou manchete, com a função de chamar a atenção do leitor; o lead/lide, onde as notícias são resumidas podendo conter abaixo dela um link para reação; sublead, que equivale ao segundo parágrafo da matéria com informações menos importantes do que o lead e, por fim, o corpo da matéria, com texto e/ou imagens (SANTOS, 2010). A notícia tende a construir um discurso autônomo, privilegiando o modo indicativo com relatos de eventos reais (COSTA, 2012).
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem encontrar dificuldades na escrita dos fatos principais da notícia de forma coesa e coerente.
Referências sobre o assunto:
ROJO, R. H.; BARBOSA, J. Gêneros do discurso, multiletramentos e hipermodernidade. In: Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos.
São Paulo: Parábola Editorial, 2015. p. 115-145.
BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia [orgs.]. Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
KLEIMAN, Paula Angélica Campos Kleiman; BEATO-CANATO, Ana Paula Marques. Sequência didática do gênero notícia online e seus comentários: uma análise à luz do interacionismo sociodiscursivo. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/38594/22433>. Acesso em: 18 dez. 2018.