Plano de Aula

Plano de aula: Escrevendo uma notícia online

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia online, impressa, de rádio ou TV

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia online e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários:

Pauta da notícia lida e comentada pelo professor a fim de sanar alguma dúvida ou sugerir algum encaminhamento. Acesso ao Google Drive para o uso do documento de texto.

Informações sobre o gênero:

O gênero Notícia online tem por objetivo divulgar um acontecimento por meio de uma agência de notícia ou por um grupo independente numa mídia eletrônica. O jornalismo 3.0, como aponta Rojo (2015), concebe a informação contínua como um bem de consumo. Com base em Ferrari (2007) e Sousa (1999), Santos (2010) aponta que as notícias são produzidas em redações de jornais ou agência de notícias com o objetivo de divulgar informações com rapidez. Em geral, o emissor do gênero é um jornalista, podendo a notícia conter (ou não) a assinatura jornalística. O autor também destaca que, com o advento da internet, a estrutura organizacional das redações mudou, uma vez que apresenta jornalistas com perfil jovem, recém-formados e capazes de lidar facilmente com softwares, mas com pouca experiência para tratar da informação.

Quanto à organização estrutural da notícia, destacamos: o título ou manchete, com a função de chamar a atenção do leitor; o lead/lide, onde as notícias são resumidas podendo conter abaixo dela um link para reação; sublead, que equivale ao segundo parágrafo da matéria com informações menos importantes do que o lead e, por fim, o corpo da matéria, com texto e/ou imagens (SANTOS, 2010). A notícia tende a construir um discurso autônomo, privilegiando o modo indicativo com relatos de eventos reais (COSTA, 2012).

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem encontrar dificuldades na escrita dos fatos principais da notícia de forma coesa e coerente.

Referências sobre o assunto:

ROJO, R. H.; BARBOSA, J. Gêneros do discurso, multiletramentos e hipermodernidade. In: Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos.
São Paulo: Parábola Editorial, 2015. p. 115-145.

BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia [orgs.]. Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

KLEIMAN, Paula Angélica Campos Kleiman; BEATO-CANATO, Ana Paula Marques. Sequência didática do gênero notícia online e seus comentários: uma análise à luz do interacionismo sociodiscursivo. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/38594/22433>. Acesso em: 18 dez. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

As notícias serão produzidas em duplas, no laboratório de informática da escola, usando o Google Docs. Caso você não tenha acesso à internet para todos os alunos, eles podem digitar seus textos em algum editor de texto offline e copiar posteriormente para a publicação das notícias em blogs, jornais online ou sites.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos