Plano de Aula

Plano de aula: Notícia online: discussão sobre fakenews

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia online, impressa, de rádio ou TV

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online e no campo de atuação jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet, projetor multimídia (para mostrar uma notícia online aos alunos). Caso não seja possível utilizar o computador e o projetor, imprima a notícia online e faça cópias para os estudantes.

Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.

O comentário de notícia, por sua vez, consiste em um gênero de base argumentativa, em que o autor expressa o seu ponto de vista quanto ao fato relatado, fazendo uma interpretação, análise ou crítica da notícia. Geralmente, é um texto curto e apresenta uma linguagem simples e acessível.

Dificuldades antecipadas: reconhecer os elementos linguísticos e multissemióticos que compõem a notícia e sustentam sua veracidade

Referências sobre o assunto:

FERRARI, P. Entrevista oral sobre notícias falsas publicada na página do Facebook da revista Nova Escola. Disponível em: https://www.facebook.com/novaescola/videos/1987275924645463/. Acesso em: 8 de agosto de 2018.

SPAGNUOLO, S. “Como fazer sua própria checagem de fatos e detectar notícias falsas”. Disponível em: https://aosfatos.org/noticias/como-fazer-sua-propria-checagem-de-fatos-e-detectar-noticias-falsas/. Acesso em: 12 de agosto de 2018.

Aos fatos agora está no WhatsApp; veja como usar”. Disponível em: https://aosfatos.org/noticias/aos-fatos-agora-esta-no-whatsapp-veja-como-usar/. Acesso em: 12 de agosto de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minutos.

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos, mostrando-lhes este slide.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos