Plano de Aula

Plano de aula: Algumas diferenças entre as notícias impressas e as notícias online

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia online, impressa, de rádio ou TV

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura

Materiais necessários: Computador com acesso à internet (para mostrar aos aprendizes uma notícia original no site), projetor multimídia, um ou mais jornais impressos. Se não houver possibilidade de uso de um computador com acesso à internet, providencie cópias impressas da notícia online que será utilizada nesta aula.

Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia também pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.

O comentário de notícia, por sua vez, consiste em um gênero de base argumentativa, em que o autor expressa o seu ponto de vista quanto ao fato relatado, fazendo uma interpretação, análise ou crítica da notícia. Geralmente, é um texto curto e apresenta uma linguagem simples e acessível.

Dificuldades antecipadas: Os alunos, possivelmente, terão dificuldade em identificar o gênero notícia, porque talvez não tenham o hábito de ler notícias. Além disso, também terão dificuldade em compreendê-las se os temas desses textos forem distantes da realidade dos discentes. Daí a importância de levar à sala de aula notícias sobre temas de interesse da turma.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. p.141-148.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos, mostrando-lhes este slide.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos