Plano de Aula
Plano de aula: O mesmo fato sob diferentes perspectivas – Comparando notícias online
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia online, impressa, de rádio ou TV
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de
Materiais necessários: Computador com acesso à internet (para mostrar três ou mais notícias online que tratam do mesmo fato, mas que foram divulgadas em sites diversos), projetor multimídia.
Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia também pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.
O comentário de notícia, por sua vez, consiste em um gênero de base argumentativa, em que o autor expressa o seu ponto de vista quanto ao fato relatado, fazendo uma interpretação, análise ou crítica da notícia. Geralmente, é um texto curto e apresenta uma linguagem simples e acessível.
Dificuldades antecipadas: Os alunos, provavelmente, terão dificuldade em identificar o fato central noticiado, pois talvez não tenham o hábito de ler notícias e não estejam acostumados a compará-las.
Referências sobre o assunto: BARBOSA, J. P. Notícia - Trabalhando com os gêneros do discurso. São Paulo: Editora FTD, 2001.
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
- Mostre este slide aos alunos para apresentar-lhes o tema da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Para verificar quais são os conhecimentos prévios dos alunos no tocante à identificação de fatos, proponha à turma uma discussão a partir das questões contidas neste slide.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 38 minutos
Orientações:
- Mostre aos alunos alguns slides com os títulos de notícias online referentes ao mesmo fato. É necessário que, antes da aula, você já tenha lido todas as notícias. As notícias selecionadas para esta aula são apenas sugestões. Caso queira, escolha outras notícias para trabalhar com os alunos. O importante é que elas tratem do mesmo fato. Abaixo, seguem as manchetes das notícias que selecionamos; entre parênteses, colocamos onde foi publicada cada notícia online:
- Brasileiros expulsam venezuelanos após assalto em cidade de Roraima (R7, portal de internet brasileiro do Grupo Record. Disponível em: https://noticias.r7.com/brasil/brasileiros-expulsam-venezuelanos-apos-assalto-em-cidade-de-roraima-18082018. Acesso em 20 de agosto de 2018).
- Venezuelanos são agredidos e expulsos em Roraima (Terra, portal da empresa brasileira de internet pertencente ao grupo espanhol Telefónica. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/venezuelanos-sao-agredidos-e-expulsos-em-roraima,59fefed7975a667de82952def3364d6cclh0qze0.html. Acesso em 20 de agosto de 2018).
- Cidade de RR na fronteira com a Venezuela tem tumulto após assalto a comerciante (G1, portal de notícias brasileiro pertencente ao Grupo Globo. Disponível em: https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2018/08/18/cidade-de-rr-na-fronteira-com-a-venezuela-tem-tumulto-apos-assalto-a-comerciante.ghtml. Acesso em 20 de agosto de 2018).
- Refugiados venezuelanos são agredidos com bombas em Roraima (portal brasileiro IG – Internet Group. Disponível em: https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2018-08-18/refugiados-venezuelanos-agredidos-roraima.html. Acesso em 20 de agosto de 2018).
- Acusados de crimes, venezuelanos são agredidos em Roraima; PF expulsa imigrantes ilegais (site do jornal brasileiro Estadão. Disponível em: https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,situacao-em-roraima-esta-tensa-mas-sob-controle-diz-jungmann,70002461440. Acesso em 20 de agosto de 2018).
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite que os estudantes leiam os títulos das notícias online e, depois de eles terem lido, pergunte-lhes se é possível identificar, por meio dessas manchetes, qual é o fato noticiado. No caso das notícias que escolhemos, espera-se que, após a leitura das manchetes, os alunos percebam que o fato é o seguinte: moradores de uma cidade de Roraima, localizada na fronteira entre o Brasil e a Venezuela, praticaram atos de violência contra imigrantes venezuelanos. Esse fato, ocorrido em 18 de agosto de 2018, foi amplamente noticiado, e o escolhemos por se tratar de um tema bastante polêmico e que faz parte da realidade brasileira atual, visto que, em todo o país, têm chegado muitos imigrantes. Além disso, essa é a única aula em que procuraremos, mais explicitamente, diferenciar liberdade de expressão e discurso de ódio. Portanto, o fato abordado nas notícias selecionadas para esta aula precisa, necessariamente, possibilitar essa diferenciação.
Desenvolvimento
Orientações:
- Organize os estudantes em pequenos grupos e solicite que cada grupo leia uma das notícias online cujos títulos foram mostrados a eles nos slides. Para que os alunos façam essa leitura, preferencialmente, será necessário que eles acessem o site em que cada uma delas foi publicada, pois, em algumas notícias, há, inclusive, vídeos aos quais os discentes podem assistir. Se não for possível que eles leiam as notícias diretamente nos sites, antes da aula, imprima as notícias e distribua cópias delas aos grupos. Devido a limitações de tempo, cada grupo lerá uma única notícia durante a aula, embora todos tenham lido todas as manchetes.
Desenvolvimento
Orientações:
- Para orientar a leitura das notícias, peça que os estudantes respondam as perguntas contidas neste slide.
- Depois que os grupos tiverem respondido as perguntas, solicite-lhes que apresentem suas respostas à turma e discuta com eles algumas semelhanças e diferenças entre as notícias. Durante a discussão, escreva, no quadro, algumas dessas características, as quais podem ser identificadas a partir das manchetes (que foram lidas por todos os grupos) e a partir de cada notícia, tais como:
? Três manchetes destacam a agressão aos venezuelanos, mas sem dizer quem a cometeu. Apenas uma das manchetes dá destaque aos brasileiros, mas não se refere à agressão; refere-se somente à expulsão: brasileiros expulsam venezuelanos. Explique aos alunos que essas diferentes ênfases não são dadas de modo aleatório; elas revelam, de certa forma, o posicionamento de quem escreveu a notícia e/ou do site onde ela circula.
? Todas as manchetes explicitam o Estado onde o fato ocorreu, pois, ao relatá-lo, é relevante destacar que se trata de um lugar na fronteira entre o Brasil e a Venezuela.
? Em algumas notícias, os venezuelanos são chamados de refugiados; em outras, são chamados de imigrantes ilegais; em outras, são chamados apenas de imigrantes. (Aqui, talvez seja necessário perguntar aos alunos se eles sabem a diferença entre imigrante e refugiado. Caso eles não saibam, oriente-os a buscar essa informação na internet, sugerindo-lhes uma rápida leitura do texto que pode ser acessado neste link: http://www.acnur.org/portugues/2016/03/22/refugiados-e-migrantes-perguntas-frequentes/. Se não for possível que eles acessem o site, explique-lhes, brevemente, a diferença: todo refugiado é imigrante, mas nem todo imigrante é refugiado. Os refugiados saem de seu país por motivo de perseguição política, guerras e/ou qualquer outro acontecimento que ameace as suas vidas. Já os imigrantes podem sair de seu país de origem por motivos que envolvem trabalho, estudo, família etc. Ressalte que a escolha de um termo, em vez de outro, não é aleatória e já pode nos dar indícios da opinião que o site tem a respeito do fato noticiado.
? Todas as notícias têm imagens (fotografias ou vídeos). Converse com os alunos sobre o fato de essas imagens serem escolhidas para atrair a atenção do leitor e para ilustrar o fato noticiado. Ressalte, desse modo, que a notícia online é um texto multissemiótico. ou seja, um texto em que são utilizadas a linguagem verbal e linguagens não verbais (imagens estáticas e/ou em movimento, cores, sons etc.). - Essa comparação de notícias sobre o mesmo fato é uma atividade muito profícua para o desenvolvimento da reflexão crítica dos estudantes. Por isso, incentive-os a ler, não só nas aulas como também fora delas, sempre que possível, no mínimo, duas notícias sobre o mesmo fato, pois, desse modo, eles poderão contrastar diferentes pontos de vista, o que poderá contribuir para que eles comecem a formar a sua própria opinião sobre o fato noticiado.
Desenvolvimento
Orientações:
- Após a discussão das respostas dos grupos e o levantamento de semelhanças e diferenças entre as manchetes e as notícias, apresente alguns comentários dessas notícias aos alunos. Para isso, antes da aula, selecione alguns comentários. Escolhemos os comentários transcritos neste slide e, entre parênteses, indicamos apenas em qual site foi publicada cada notícia online à qual se refere cada um deles. Se necessário, lembre aos alunos que, ao transcrever os comentários, não foram feitas correções e, portanto, em alguns deles, encontram-se desvios de escrita.
Desenvolvimento
Orientações:
- Mostre à turma os comentários e solicite-lhes que, ainda em pequenos grupos, discutam as questões contidas neste slide.
- Depois que os grupos tiverem respondido as perguntas, solicite-lhes que apresentem suas respostas à turma. Durante essa apresentação, discuta com eles esta especificidade da notícia online: a possibilidade imediata de o leitor expressar a sua opinião sobre o fato noticiado, escrevendo comentários. Ressalte que, em alguns sites, apenas os assinantes podem fazer comentários, mas que, em boa parte dos portais de notícias, qualquer leitor pode comentá-las. Nessa discussão, destaque a importância e a necessidade de escrever comentários que não firam os direitos humanos, que demonstrem respeito às pessoas. Explique aos alunos que, ao lerem uma notícia online e se depararem com comentários desrespeitosos, eles podem, até mesmo, fazer uma denúncia ao site onde esses textos foram publicados. Esclareça aos estudantes que, como leitores, todos nós podemos exprimir a nossa opinião sobre os fatos noticiados, contudo, isso não nos dá o direito de ofender ou desrespeitar pessoas, instituições etc.
Fechamento
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
1. Para encerrar a aula, proponha que os alunos respondam a questão colocada neste slide.
2. Nessa parte final da aula, peça que alguns estudantes apresentem suas respostas e encerre-a explicando que existem diferentes maneiras de relatar fatos e que, ao escrever uma notícia, os jornalistas precisam fazer várias escolhas: as palavras que serão usadas, a ordem em que os acontecimentos serão relatados, os dados que serão utilizados etc. Essas escolhas não são aleatórias e, dependendo de como forem feitas, podem privilegiar um dos lados envolvidos no fato noticiado. Assim, para contrastarmos vários relatos e não sermos tão manipulados, é importante lermos diversas notícias acerca do mesmo fato.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meets (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: O mesmo fato sob diferentes perspectivas – Comparando notícias online
Para iniciar a aplicação do plano de aula com a discussão indicada no primeiro slide, sobre o que é fato e o que elege um fato como relevante para virar notícia, envie aos alunos, por e-mail ou WhatsApp, a notícia disponível aqui. Envie também os questionamentos do primeiro slide, reforçando com a seguinte pergunta: quais fatos deram origem a essa notícia? Oriente os alunos a enviar por e-mail ou WhatsApp as respostas. Depois disso, envie um áudio ou mensagem de texto por e-mail com a devolutiva, explicando que um fato, para ser noticiado, deve ser relevante para a sociedade. Comente que, no caso da notícia do artista inspirado pela ação da mulher, ao salvar o motorista, o fato foi duplamente relevante, por se tratar também de acidente envolvendo um importante jornalista brasileiro e que, além disso, enquanto alguns filmavam o acidente com o motorista, a mulher se prontificou a salvá-lo, numa atitude heróica.
Importante! Sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Desenvolvimento Algumas manchetes de notícias online
Para o desenvolvimento da aula, siga as orientações para o professor que estão no plano original. Separe diversos títulos de notícias online que noticiem o mesmo fato, ou use as indicadas no plano original, monte slides e envie o arquivo aos alunos, para que eles identifiquem o mesmo fato noticiado em diferentes fontes, sob diferentes perspectivas. Aguarde a devolutiva dos alunos e passe, então, para o próximo passo da aula.
Siga o plano original para a comparação das notícias e leitura na íntegra. Forme duplas ou trios para facilitar a comunicação e a interação entre eles no ensino remoto, e envie a cada dupla ou trio uma notícia completa para ser lida. Envie-lhes, juntamente com o link ou o texto da notícia, as questões apresentadas no plano original. Aguarde a devolutiva dos alunos sobre a leitura e os questionamentos, que pode ser feita também via WhatsApp ou e-mail.
Prepare, então, um quadro síntese com as principais diferenças entre o mesmo fato noticiado por diferentes fontes. Procure demonstrar o posicionamento evidenciado ao noticiar o fato, conforme orientado no plano original. Envie esse quadro síntese ao alunos juntamente com um áudio com sua explicação.
Fechamento: Diversas maneiras de evidenciar um ponto de vista
Nesta adaptação, trouxemos o debate sobre a liberdade de expressão e o discurso de ódio para o fechamento. Sendo assim, selecione comentários deixados por internautas nas notícias online trabalhadas na aula, ou use aqueles apresentados no plano original, caso tenha optado por não trocar as notícias. Junto aos comentários, envie as questões apresentadas no último slide do desenvolvimento. Continue o trabalho com os alunos divididos em dupla ou trio. Peça que cada grupo lhe envie seus comentários com as respostas às questões. Como devolutiva, grave um áudio sobre a diferença entre liberdade de expressão e discurso de ódio e envie aos alunos, para o encerramento das atividades da aula.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversar com a família, perguntando-lhes sobre onde se informam sobre os fatos acontecidos no dia a dia, em nossa sociedade, se leem notícia na Internet e, se sim, em quais fontes. Além disso, peça que conversem sobre o hábito de comentar notícias na Internet e sobre o fato das pessoas serem verbalmente mais agressivas na rede, por estarem atrás de um computador ou celular. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.