
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia online, impressa, de rádio ou TV
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura
Materiais necessários: Computador com acesso à internet (para mostrar três ou mais notícias online que tratam do mesmo fato, mas que foram divulgadas em sites diversos), projetor multimídia.
Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia também pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.
O comentário de notícia, por sua vez, consiste em um gênero de base argumentativa, em que o autor expressa o seu ponto de vista quanto ao fato relatado, fazendo uma interpretação, análise ou crítica da notícia. Geralmente, é um texto curto e apresenta uma linguagem simples e acessível.
Dificuldades antecipadas: Os alunos, provavelmente, terão dificuldade em identificar o fato central noticiado, pois talvez não tenham o hábito de ler notícias e não estejam acostumados a compará-las.
Referências sobre o assunto: BARBOSA, J. P. Notícia - Trabalhando com os gêneros do discurso. São Paulo: Editora FTD, 2001.
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 38 minutos
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
1. Para encerrar a aula, proponha que os alunos respondam a questão colocada neste slide.
2. Nessa parte final da aula, peça que alguns estudantes apresentem suas respostas e encerre-a explicando que existem diferentes maneiras de relatar fatos e que, ao escrever uma notícia, os jornalistas precisam fazer várias escolhas: as palavras que serão usadas, a ordem em que os acontecimentos serão relatados, os dados que serão utilizados etc. Essas escolhas não são aleatórias e, dependendo de como forem feitas, podem privilegiar um dos lados envolvidos no fato noticiado. Assim, para contrastarmos vários relatos e não sermos tão manipulados, é importante lermos diversas notícias acerca do mesmo fato.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meets (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: O mesmo fato sob diferentes perspectivas – Comparando notícias online
Para iniciar a aplicação do plano de aula com a discussão indicada no primeiro slide, sobre o que é fato e o que elege um fato como relevante para virar notícia, envie aos alunos, por e-mail ou WhatsApp, a notícia disponível aqui. Envie também os questionamentos do primeiro slide, reforçando com a seguinte pergunta: quais fatos deram origem a essa notícia? Oriente os alunos a enviar por e-mail ou WhatsApp as respostas. Depois disso, envie um áudio ou mensagem de texto por e-mail com a devolutiva, explicando que um fato, para ser noticiado, deve ser relevante para a sociedade. Comente que, no caso da notícia do artista inspirado pela ação da mulher, ao salvar o motorista, o fato foi duplamente relevante, por se tratar também de acidente envolvendo um importante jornalista brasileiro e que, além disso, enquanto alguns filmavam o acidente com o motorista, a mulher se prontificou a salvá-lo, numa atitude heróica.
Importante! Sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Desenvolvimento Algumas manchetes de notícias online
Para o desenvolvimento da aula, siga as orientações para o professor que estão no plano original. Separe diversos títulos de notícias online que noticiem o mesmo fato, ou use as indicadas no plano original, monte slides e envie o arquivo aos alunos, para que eles identifiquem o mesmo fato noticiado em diferentes fontes, sob diferentes perspectivas. Aguarde a devolutiva dos alunos e passe, então, para o próximo passo da aula.
Siga o plano original para a comparação das notícias e leitura na íntegra. Forme duplas ou trios para facilitar a comunicação e a interação entre eles no ensino remoto, e envie a cada dupla ou trio uma notícia completa para ser lida. Envie-lhes, juntamente com o link ou o texto da notícia, as questões apresentadas no plano original. Aguarde a devolutiva dos alunos sobre a leitura e os questionamentos, que pode ser feita também via WhatsApp ou e-mail.
Prepare, então, um quadro síntese com as principais diferenças entre o mesmo fato noticiado por diferentes fontes. Procure demonstrar o posicionamento evidenciado ao noticiar o fato, conforme orientado no plano original. Envie esse quadro síntese ao alunos juntamente com um áudio com sua explicação.
Fechamento: Diversas maneiras de evidenciar um ponto de vista
Nesta adaptação, trouxemos o debate sobre a liberdade de expressão e o discurso de ódio para o fechamento. Sendo assim, selecione comentários deixados por internautas nas notícias online trabalhadas na aula, ou use aqueles apresentados no plano original, caso tenha optado por não trocar as notícias. Junto aos comentários, envie as questões apresentadas no último slide do desenvolvimento. Continue o trabalho com os alunos divididos em dupla ou trio. Peça que cada grupo lhe envie seus comentários com as respostas às questões. Como devolutiva, grave um áudio sobre a diferença entre liberdade de expressão e discurso de ódio e envie aos alunos, para o encerramento das atividades da aula.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversar com a família, perguntando-lhes sobre onde se informam sobre os fatos acontecidos no dia a dia, em nossa sociedade, se leem notícia na Internet e, se sim, em quais fontes. Além disso, peça que conversem sobre o hábito de comentar notícias na Internet e sobre o fato das pessoas serem verbalmente mais agressivas na rede, por estarem atrás de um computador ou celular. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: