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Plano de Aula
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Petição online
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Petições retiradas de plataformas como a e-cidadania.
Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.
Dificuldades antecipadas: Perceber os elementos da língua que dão continuidade aos enunciados.
Referências sobre o assunto:
ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 29 out. 2018.
Sugiro a leitura que está neste link:
<https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 29 out. 2018.
Para entender um pouco mais sobre petição on-line, acesse:
<http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 29 out. 2018.
ARAÚJO, Patricia; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822>. Acesso em: 29 out. 2018.
Sugiro a leitura do livro abaixo, especificamente do capítulo 4:
KOCK, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016. 240 p.
VITORINO, Monique. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Esta aula está organizada em três momentos: o primeiro trata-se de uma discussão sobre a solicitação da mudança do termo “serviço público” proposto por uma petição on-line; o segundo diz respeito a um exercício sobre a retomada de referentes; o terceiro trata-se da correção da atividade proposta no momento anterior. Você pode contar aos alunos o que será feito nesta aula a partir desse resumo.
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
A petição on-line está disponível neste link:
<https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=101145>. Acesso em: 29 out. 2018.
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Orientações:
Materiais complementares:
Caso queira acessar a expectativa de resposta desta atividade, clique aqui.
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
A petição usada neste exercício está disponível no link: <https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=38403>. Acesso em: 29 out. 2018.
Para acessar o texto para impressão, clique aqui.
Para acessar a proposta de atividade, clique aqui.
Caso queira acessar a expectativa de resposta desta atividade, clique aqui.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Atenção! É esperado que os alunos lembrem que as retomadas eram feitas, principalmente, por expressões nominais — como “serviços públicos”, “pessoas com limitações” — e por pronomes — como “elas” em “elas (pessoas com deficiência) se sentem excluídas”.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Se preferir, crie um grupo de WhatsApp da turma, facilitando a comunicação de todos.
Introdução
Envie aos alunos o texto disponível no primeiro slide de Introdução e, por áudio, faça a leitura do texto em voz alta. No mesmo áudio, peça que os alunos respondam às questões do segundo slide de Introdução. Oriente que enviem, por mensagem de texto ou por áudio, as suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa).
Desenvolvimento
Em um áudio, leia a petição online disponível no slide Introdução (envie também um arquivo do texto escrito para que eles possam ler individualmente). Entregue o exercício que está nos Materiais complementares deste slide para os alunos responderem no caderno individualmente. Estipule um prazo de entrega para essas duas atividades, seja via WhatsApp, e-mail ou mesmo por fotografias de suas produções. Também é possível encaminhar todas as orientações por escrito. Quando acabarem, envie um áudio comentando as questões, conforme as expectativas de resposta para esta atividade disponível em Materiais complementares.
Fechamento
Para finalizar, peça, por áudio, que os alunos apontem quais foram as estratégias de retomada mais utilizadas na petição lida em aula. Oriente que enviem as suas atividades por meio de um áudio ou por escrito ao grupo de WhatsApp da turma.
Convite às famílias
Convide a família a auxiliar produtivamente os alunos durante as atividades da aula. A presença da família pode ser um instrumento facilitador para o engajamento discente em tempos de isolamento social.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Camila Virgulino
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A progressão textual em petições on-line
Finalidade da aula: Identificar a retomada de referentes, a fim de descobrir o caminho argumentativo construído em petições on-line.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Petição on-line
Objeto(s) do conhecimento: Análise de textos legais / normativos, propositivos reivindicatórios.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP27
Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Petições retiradas de plataformas como a e-cidadania.
Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.
Dificuldades antecipadas: Perceber os elementos da língua que dão continuidade aos enunciados.
Referências sobre o assunto:
ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 29 out. 2018.
Sugiro a leitura que está neste link:
<https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 29 out. 2018.
Para entender um pouco mais sobre petição on-line, acesse:
<http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 29 out. 2018.
ARAÚJO, Patricia; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822>. Acesso em: 29 out. 2018.
Sugiro a leitura do livro abaixo, especificamente do capítulo 4:
KOCK, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016. 240 p.
VITORINO, Monique. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
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