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Plano de aula: A progressão textual em petições on-line

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Petições retiradas de plataformas como a e-cidadania.

Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.

Dificuldades antecipadas: Perceber os elementos da língua que dão continuidade aos enunciados.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 29 out. 2018.

Sugiro a leitura que está neste link:

<https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 29 out. 2018.

Para entender um pouco mais sobre petição on-line, acesse:

<http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 29 out. 2018.

ARAÚJO, Patricia; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822>. Acesso em: 29 out. 2018.
Sugiro a leitura do livro abaixo, especificamente do capítulo 4:

KOCK, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016. 240 p.

VITORINO, Monique. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Esta aula está organizada em três momentos: o primeiro trata-se de uma discussão sobre a solicitação da mudança do termo “serviço público” proposto por uma petição on-line; o segundo diz respeito a um exercício sobre a retomada de referentes; o terceiro trata-se da correção da atividade proposta no momento anterior. Você pode contar aos alunos o que será feito nesta aula a partir desse resumo.

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