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Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Petição online
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Petições on-line, petição inicial e dicionário.
Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado é mais informal.
Dificuldades antecipadas: Professor, talvez os alunos tenham dificuldade em identificar as ideias para defesa do ponto de vista presentes nos textos que serão analisados. Além disso, eles podem não conhecer as leis que regem o estado democrático e de direito, bem como os artigos da declaração universal de direitos humanos. Por isso, é essencial a sua mediação nesse aspecto.
Referências sobre o assunto:
Sugiro a leitura do Artigo 6° da Constituição da República disponível neste link:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm
Sugiro a leitura dos artigos da Declaração Universal de Direitos humanos dispostos neste link:
https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10133.htm
Sugiro a leitura sobre o gênero petição on-line:
ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial.
Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia;
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Professor, esta aula busca explorar a proposição e a justificativa de petições on-line e comparar com a petição inicial. Para isso, haverá, inicialmente, questões para serem discutidas em grupo. Posteriormente, os alunos analisarão petições on-line para buscar proposições e justificativas. Em seguida, buscarão comparar as petições lidas com a petição inicial, estabelecendo diferenças de contexto de produção e circulação. Por último, sistematizarão oralmente as principais diferenças entre a petição inicial e a petição on-line.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Atenção! Professor, perceba que a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. Após este exercício comente isso com a turma.
Materiais complementares:
Caso seja necessário, acesse o material disponível para impressão aqui.
Caso queira, acesse o gabarito sobre cada um dos itens desta atividade aqui.
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Atenção! As petições selecionadas para esta atividade estão nos materiais complementares desta aula. Todavia, se você preferir, pode ler plataformas de petições como o e-cidadania e selecionar outras petições. Caso haja poucos grupos, dê mais de uma petição para cada grupo.
Atenção! Professor, leia com atenção o material complementar a fim de verificar as respostas esperadas para este momento.
Materiais complementares:
Caso seja necessário, acesse o documento com as possíveis respostas aqui.
Caso deseje imprimir os textos, acesse o documento aqui.
Orientações:
Atenção! Procure verificar o significado de palavras que são pouco utilizadas no cotidiano, pois os alunos podem ter alguma dúvida sobre isso. Você pode levar um dicionário para a aula e, quando surgir algum questionamento, solicitar que algum aluno procure a palavra no dicionário para socializar com a turma.
Materiais complementares:
Para acessar a petição inicial a ser utilizada nessa aula, clique aqui.
Caso queira acessar a resolução desta atividade, clique aqui.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Caso queira, acesse as respostas esperadas para esta atividade aqui.
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Resolução da atividade - Lista para recortar
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Resolução da atividade - Petição online
Petição online
Textos para impressão - Petição online
Petição online
Texto para impressão - Atividade
Comandos
Resolução da atividade - Respostas esperadas
Respostas esperadas
Material Complementar - Possíveis respostas do fechamento da aula
Possíveis respostas do fechamento da aula
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), e o Google Docs (tutorial disponível aqui).
Tema
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, utilizando os conteúdos dos slides Tema. Fale sobre as etapas da aula, conforme as orientações do slide Tema.
Introdução
No mesmo áudio ou vídeo, peça que os alunos se organizem em grupos (de até 4 pessoas) que deverão interagir pelo WhatsApp. Para separar os alunos em grupos, sugiro que crie um documento via Google Docs em que, por meio de um link, os próprios alunos editem o arquivo, marcando os seus nomes em cada grupo e o item que eles escolheram para analisar (verificar os itens no material complementar). Ainda pelo áudio, oriente que eles deverão, em seus grupos de WhatsApp, discutir os tema da petição que escolheram, verificando a possibilidade de tal tema ser assunto de uma petição online (verifique as comandas do slide Introdução). Quando acabarem, peça que um aluno de cada grupo mande um áudio ao professor e aos colegas de classe com as sínteses das discussões feitas pelo grupo. A atividade também pode ser entregue por escrito.
Desenvolvimento
Em um novo arquivo de áudio ou vídeo, peça que os alunos mantenham-se separados nos mesmos grupos e distribua a eles as petições anexadas como material complementar. Se possível, acompanhe a participação dos alunos entrando nos grupos de WhatsApp criado por eles. Por lá, você poderá, inclusive, enviar a petição para que analisem. Peça que, em seus grupos, leiam a petição entregue e respondam aos questionamentos do primeiro slide de Desenvolvimento. Quando acabarem, peça que um aluno de cada grupo mande um áudio ao professor e aos colegas de classe com as sínteses das discussões feitas pelo grupo. Depois que finalizarem a exposição, entregue uma nova petição a cada grupo (a petição chamada de “petição inicial”, no segundo slide de Desenvolvimento do plano de aula) e peça que eles leiam e respondam, em conjunto (ainda nos grupos de WhatsApp), às questões do slide. Peça novamente que um aluno socialize as respostas e pontue a diferença entre o contexto de circulação das duas petições lidas por grupo. Se preferir, as atividades do Desenvolvimento podem ser realizadas também de forma síncrona, por meio do Google Meets ou Zoom.
Fechamento
Depois que receber as respostas dos grupos, envie um novo áudio, mensagem de texto ou vídeo pedindo que os alunos produzam, por mensagem de texto ou áudio, uma síntese individual apresentando as semelhanças e as diferenças entre as duas petições lidas. Colete todas as respostas e disponibilize-as a todos os alunos para que tenham um quadro geral das sínteses produzidas pelos colegas.
Convite às famílias
A família pode auxiliar fazendo pesquisas sobre as petições em andamento, de forma a engajar os alunos no letramento desse gênero, que exige um protagonismo cidadão.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Camila Virgulino
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Identificando o ponto de vista na petição on-line
Finalidade da aula: Comparar a petição inicial à petição on-line, identificando a problemática e a justificativa, a fim de posicionar-se frente às propostas.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Petição on-line
Objeto(s) do conhecimento: Relação entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas dos gêneros/ Apreciação e réplica/ Estratégias e procedimentos de leitura em textos reivindicatórios e propositivos. Curadoria
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP19, EF89LP20, EF89LP24
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Petições on-line, petição inicial e dicionário.
Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado é mais informal.
Dificuldades antecipadas: Professor, talvez os alunos tenham dificuldade em identificar as ideias para defesa do ponto de vista presentes nos textos que serão analisados. Além disso, eles podem não conhecer as leis que regem o estado democrático e de direito, bem como os artigos da declaração universal de direitos humanos. Por isso, é essencial a sua mediação nesse aspecto.
Referências sobre o assunto:
Sugiro a leitura do Artigo 6° da Constituição da República disponível neste link:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm
Sugiro a leitura dos artigos da Declaração Universal de Direitos humanos dispostos neste link:
https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10133.htm
Sugiro a leitura sobre o gênero petição on-line:
ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial.
Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia;
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