Plano de Aula

Plano de aula: Identificando o ponto de vista na petição on-line

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Petição online

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Petições on-line, petição inicial e dicionário.

Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado é mais informal.

Dificuldades antecipadas: Professor, talvez os alunos tenham dificuldade em identificar as ideias para defesa do ponto de vista presentes nos textos que serão analisados. Além disso, eles podem não conhecer as leis que regem o estado democrático e de direito, bem como os artigos da declaração universal de direitos humanos. Por isso, é essencial a sua mediação nesse aspecto.

Referências sobre o assunto:

Sugiro a leitura do Artigo 6° da Constituição da República disponível neste link:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm

Sugiro a leitura dos artigos da Declaração Universal de Direitos humanos dispostos neste link:

https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10133.htm

Sugiro a leitura sobre o gênero petição on-line:

ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial.

Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia;

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Professor, esta aula busca explorar a proposição e a justificativa de petições on-line e comparar com a petição inicial. Para isso, haverá, inicialmente, questões para serem discutidas em grupo. Posteriormente, os alunos analisarão petições on-line para buscar proposições e justificativas. Em seguida, buscarão comparar as petições lidas com a petição inicial, estabelecendo diferenças de contexto de produção e circulação. Por último, sistematizarão oralmente as principais diferenças entre a petição inicial e a petição on-line.

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