Plano de Aula

Plano de aula: Planejando a produção de cartas sobre a nossa cidade

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Cartas sobre a nossa cidade

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Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: Cartas sobre a Nossa Cidade é uma sequência que propõe a escrita de cartas como um meio de comunicação que fortalece o diálogo dentro da comunidade escolar sobre questões da cidade onde vivem. É uma prática identitária que desenvolve o sentimento de pertença ao lugar onde se vive e favorece o reconhecimento dos saberes e dos problemas sociais. Mobilizados pela responsabilidade, como cidadãos, com o bem comum, os alunos, reunidos em trios, elaboram um planejamento de produção para a construção de cartas sobre a cidade onde vivem. As cartas serão expostas em um painel e poderão promover a interação da comunidade escolar com os remetentes. Essa sequência é composta de 3 planos de aula. O primeiro tem duração de 1 aula, o segundo de 2 aulas e o terceiro de 1 aula. Os planos são interdependentes.

Sobre esse plano: esse plano é dividido em três etapas: na introdução, são retomadas as características do gênero carta para avaliar do que os estudantes já se apropriaram sobre o gênero e o que será necessário aprofundar. Em seguida, em um diálogo aberto, os alunos relatam o que projetam para o futuro da cidade onde vivem. No desenvolvimento, constroem o campo temático e registram as ações que serão necessárias para a escrita das cartas. No fechamento, você fará uma breve devolutiva aos alunos.

Organização das aulas: esse plano é composto de uma aula de 50 minutos. Será necessário um intervalo de uma semana entre o primeiro e o segundo planos para os alunos pesquisarem e buscarem informações que fomentarão a escrita das cartas.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: Cartas sobre a Nossa Cidade é uma proposta que engloba cooperação, cidadania, responsabilidade e ética. Movidos por uma prática identitária, os alunos colocam em pauta competências como análise, busca de informação e pensamento crítico. É no envolvimento com o outro que se constrói o sonho coletivo e, assim, os alunos conectam esse sonho ao próprio projeto de vida.

Ação prévia: converse com os alunos sobre como eles descreveriam a cidade onde moram, qual é a visão das pessoas de outras cidades sobre a cidade onde moram e qual a visão que os meios de comunicação trazem sobre a cidade onde vivem. Após a exposição das ideias dos alunos, explique que é comum as pessoas criarem uma visão padronizada e generalizada sobre algo ou alguém, principalmente quando têm um conhecimento superficial sobre o assunto. Solicite aos alunos que pesquisem notícias com imagens da cidade onde vivem e identifiquem estereótipos acerca da paisagem e da vida urbana. Acrescente que a cidade onde eles vivem hoje não é a mesma que os pais viveram quando crianças. Por isso, peça que perguntem aos familiares e amigos quais mudanças ocorreram ao longo do tempo e, se possível, coletem fotografias antigas e recentes para comparar.

Materiais necessários: se os slides forem projetados, computador e projetor serão necessários.

Material complementar: planejamento de produção, disponível nos materiais complementares.

Material complementar: a sequência Cartas sobre Nossa Cidade é uma atividade que gira em torno de projeção de mudanças e transformação da cidade. Para reforçar o compromisso das escolas com a formação integral dos alunos e colocá-los no centro do processo de ensino e aprendizagem, recomendam-se a leitura e a apreciação de alguns materiais, como os indicados a seguir:

- Escola é espaço de aprendizagem e protagonismo. Fonte: Revista Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/9672/juventude-na-escola-muito-potencial-e-pouco-aproveitamento. Acesso em: 29-março-2020.

- Protagonismo Juvenil como Empoderamento Social. Fonte: Fundação Banco do Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=boQwyMdNabY. Acesso em: 29-março-2020.

- Alunos protagonistas: Como incentivar essa prática dentro das escolas? Fonte: canal futura. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=M6rMjO8lg9Y. Acesso em: 20-março-2020.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: explique que a carta é um meio de comunicação que pode cumprir diferentes funções: promover a interação entre as pessoas, ser um meio de participação política, conferir apoio ou demonstrar insatisfação e descrever um problema para solicitar a resolução do órgão (ou similar) responsável. É também uma possibilidade de compartilhar informações, ideias, sonhos, desejos, críticas, reflexões, conhecimentos, opiniões, sentimentos e emoções. O aluno, ao escrever uma carta sobre a cidade onde vive, conecta realidade e sonho e mescla conhecimentos aprendidos com o imaginário.

Inicie a aula explicando aos alunos que eles terão um desafio: escrever cartas sobre as cidades em que vivem. Fale que essas cartas serão expostas em um painel e outras pessoas, alunos, professores e funcionários poderão ler e responder. Acrescente que:

1. As cartas serão produzidas em trios durante quatro aulas;

2. Eles farão um planejamento de produção que será detalhado logo abaixo;

3. As cartas, além de terem um compromisso social, são uma maneira de compartilhar informações, ideias, sonhos, desejos, críticas, reflexões, conhecimentos, sentimentos e emoções.

4. As cartas serão expostas em um painel para que a comunidade escolar possa lê-las e respondê-las. Entretanto, para que haja a interlocução, é necessário que os possíveis leitores tenham conhecimento da atividade. Por isso, é importante que eles divulguem o trabalho que está sendo realizado por meio de cartazes, divulgação nas outras turmas e nas conversas informais do cotidiano. Se possível, crie um espaço para os alunos criarem os veículos de divulgação. Caso contrário, eles devem realizar como atividade extraclasse.

Para iniciar a atividade, descubra se os alunos já se apropriaram desse gênero ou se é necessário aprofundá-lo.

Sentados em semicírculo, faça algumas perguntas para descobrir o que os alunos sabem sobre o gênero carta. Anote as respostas de maneira sucinta no quadro.

1. Alguém já escreveu ou leu cartas?

2. Quais os tipos de carta vocês conhecem? Elas possuem os mesmos objetivos?

3. Vocês acham que escrever carta pode ser um meio de expressar desejos, sonhos, conhecimentos e ideias?

Caso a turma não esteja familiarizada com o gênero carta, planeje uma aula sobre o tema, abordando tópicos como a situação de produção, o conteúdo temático (o que é possível ser dito nas cartas), a forma composicional (como o texto e as partes que o compõem se organizam e se articulam), o estilo (quais os elementos e recursos da língua são selecionados), as marcas linguísticas (data, uso de conectivos, texto em primeira pessoa), o destinatário e a finalidade.

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