Atividade para impressão - Carta Aberta
Plano de Aula
Plano de aula: Comparando os movimentos argumentativos da carta aberta e da petição on-line
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Petição online
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Petições retiradas de plataformas como a e-cidadania.
Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.
Dificuldades antecipadas: Identificar os movimentos argumentativos utilizados nos dois gêneros e compará-los.
Referências sobre o assunto:
ARAÚJO, Patrícia S. R.; VITORINO, Monique A. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais: uma proposta de reflexão. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial e as sequências tipológicas prototípicas. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 95, dez 2011. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 29 out. 2018.
CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais: a força política de um clique. Revista SuperInteressante. Disponível em:
<https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 29 out. 2018.
KOCK, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Conhecimento linguístico e argumentação: os operadores argumentativos. In: Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016. p.61-83.
POPPE, Luan. Petições Online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 29 out. 2018.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros Orais: conceituação e caracterização. In: Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SILEL), 3, 2013, Uberlândia, MG. Anais do SILEL (on-line). Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2013_1528.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Esta aula está organizada em três momentos: o primeiro trata-se de uma atividade para identificar o ponto de vista defendido em uma carta aberta e os argumentos que o sustenta; o segundo está dividido em duas partes que buscam comparar os movimentos argumentativos da carta aberta e os da petição on-line; o terceiro trata-se da correção deste exercício oralmente. Conte aos alunos o que será feito nesta aula a partir desse resumo.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Projete ou escreva no quadro os questionamentos deste slide.
- Discuta os questionamentos deste slide oralmente com os alunos.
- Atenção! A carta aberta pode ser veiculada nos meios de comunicação, por exemplo, televisão, rádio, internet. Ela pode ter como objetivo informar, instruir, alertar, protestar, reivindicar ou argumentar sobre determinado assunto. Já a petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Assim, esses dois gêneros se assemelham no propósito comunicativo.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 39 minutos
Orientações:
- O desenvolvimento desta aula está dividido em dois momentos: Parte 1, refere-se à análise de uma carta aberta e Parte 2, refere-se à análise de uma petição on-line através de uma atividade que também objetiva comparar os movimentos argumentativos destes dois gêneros.
- Para a Parte 1, projete ou imprima a carta aberta que está nos slides 3 e 4.
- Separe a turma em grupos. O número de grupos e de alunos por grupo fica a seu critério. Essa atividade tem como objetivo proporcionar a vivência do trabalho em equipe, debatendo ideias. Além disso, pode otimizar o tempo da aula.
- Peça para que eles discutam em grupo qual é o ponto de vista defendido pela autora e os argumentos utilizados. Eles podem grifar ou anotar no caderno o que foi discutido no grupo. Sugiro o tempo de 15 minutos para essa atividade.
- Atenção! Os alunos podem ter dificuldade em saber o que são argumentos e confundir com estratégias argumentativas. Dessa forma, explique, antes de iniciar a atividade, que argumentos são afirmações conectadas que pretendem justificar o ponto de vista, ou seja, responde a pergunta “por quê?”. Já estratégias argumentativas são as porcentagens, números, citações, isto é, informações que provam o ponto de vista.
- Após a discussão, solicite que os alunos escolham um membro do grupo para socializar o que foi discutido na equipe.
Materiais complementares: Caso queira acessar a expectativa de resposta, clique aqui.
Caso queira acessar o texto para impressão, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- O desenvolvimento desta aula está dividido em dois momentos: Parte 1, refere-se à análise de uma carta aberta e Parte 2, refere-se à análise de uma petição on-line através de uma atividade que também objetiva comparar os movimentos argumentativos destes dois gêneros.
- Para a Parte 1, projete ou imprima a carta aberta que está nos slides 3 e 4.
- Separe a turma em grupos. O número de grupos e de alunos por grupo fica a seu critério. Essa atividade tem como objetivo proporcionar a vivência do trabalho em equipe, debatendo ideias. Além disso, pode otimizar o tempo da aula.
- Peça para que eles discutam em grupo qual é o ponto de vista defendido pela autora e os argumentos utilizados. Eles podem grifar ou anotar no caderno o que foi discutido no grupo. Sugiro o tempo de 15 minutos para essa atividade.
- Atenção! Os alunos podem ter dificuldade em saber o que são argumentos e confundir com estratégias argumentativas. Dessa forma, explique, antes de iniciar a atividade, que argumentos são afirmações conectadas que pretendem justificar o ponto de vista, ou seja, responde a pergunta “por quê?”. Já estratégias argumentativas são as porcentagens, números, citações, isto é, informações que provam o ponto de vista.
- Após a discussão, solicite que os alunos escolham um membro do grupo para socializar o que foi discutido na equipe.
Materiais complementares: Caso queira acessar a expectativa de resposta, clique aqui.
Caso queira acessar o texto para impressão, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Para a Parte 2, projete ou imprima a petição on-line deste slide.
- Entregue a atividade, que está nos materiais complementares, impressa. Solicite que eles discutam as questões em grupo e escrevam as respostas nos cadernos.
- Nesta atividade, os alunos irão comparar os movimentos argumentativos da carta aberta do momento anterior e a petição deste slide.
Materiais complementares: Caso queira acessar o texto para impressão, clique aqui.
Para acessar a atividade para impressão, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Discuta as respostas das questões referentes à Parte 2, oralmente, com os alunos, fazendo apontamentos quando necessário.
Materiais complementares: Caso queira acessar a expectativa de resposta, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio de sugestões das atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), e o Google Docs (tutorial disponível aqui).
Tema
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, utilizando os conteúdos dos slides Tema. Fale sobre as etapas da aula, conforme as orientações do slide Tema.
Introdução
No mesmo arquivo de vídeo ou de áudio, instigue os alunos fazendo as perguntas presentes no slide Introdução. Peça que eles respondam por meio de áudio ou mensagem de texto por WhatsApp, em um grupo criado com todos da turma.
Desenvolvimento
Em um novo arquivo de áudio ou vídeo, peça que os alunos se dividam em pequenos grupos (de até 4 alunos) para interagir e discutir em grupos criados pelo WhatsApp. Entregue a cada grupo a carta disponível no slide Desenvolvimento, e peça que os grupos leiam-na e identifiquem o ponto de vista defendido pela autora, bem como os argumentos utilizados. Oriente que apenas um aluno do grupo socialize, ao final desta atividade, as respostas do grupo, por meio de mensagem de texto ou áudio em um grupo de WhatsApp com todos os alunos da classe. Assim que eles acabarem, disponibilize, pelo mesmo canal de comunicação, a petição do último slide de Desenvolvimento. Envie um áudio a todos os grupos, pedindo que eles leiam a petição e realizem as atividades (material complementar), que você deverá enviar junto com o texto e o aúdio, a fim de comparar os processos de argumentação presentes na carta e na petição. Peça que eles devolvam – um de cada grupo – a atividade como mensagem de texto ou como foto das respostas registradas no caderno.
Fechamento
Coletadas as respostas dos alunos, envie um áudio (ou crie um novo vídeo pelo Power Point), mostrando quais eram as respostas esperadas para cada questão, conforme as instruções do slide Fechamento, e peça que os alunos também participem desse diálogo. Comente os erros mais comuns e os acertos. Além disso, retome oralmente as estratégias argumentativas exploradas nessa aula.
Convite às famílias
A família pode ajudar o aluno a ler os textos indicados no plano de aula, auxiliando também durante a resolução das atividades e estabelecendo um diálogo para responder às questões propostas no desenvolvimento da aula.