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Plano de Aula
Plano de aula: Os operadores argumentativos em petições on-line
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Petição online
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Petições retiradas de plataformas como a e-cidadania.
Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.
Dificuldades antecipadas: Perceber os elementos da língua que possam mostrar a força argumentativa dos enunciados e o sentido para o qual apontam.
Referências sobre o assunto:
ARAÚJO, Patrícia S. R.; VITORINO, Monique A. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais: uma proposta de reflexão. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial e as sequências tipológicas prototípicas. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 95, dez 2011. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 29 out. 2018.
CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais: a força política de um clique. Revista SuperInteressante. Disponível em:
<https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 29 out. 2018.
KOCK, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Conhecimento linguístico e argumentação: os operadores argumentativos. In: Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016. p.61-83.
POPPE, Luan. Petições Online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 29 out. 2018.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros Orais: conceituação e caracterização. In: Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SILEL), 3, 2013, Uberlândia, MG. Anais do SILEL (on-line). Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2013_1528.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Esta aula está organizada em três momentos: o primeiro trata-se de uma atividade para reconhecer os operadores argumentativos em uma petição on-line; o segundo diz respeito a um exercício sobre o uso dos operadores argumentativos; o terceiro trata-se da elaboração de um quadro com os principais operadores argumentativos. Conte aos alunos o que será feito nesta aula a partir desse resumo.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Projete e imprima a petição deste slide.
- Entregue a petição online impressa aos alunos. Depois, peça para eles grifarem elementos linguísticos que julgam ser responsáveis por mostrar a força argumentativa de uma ideia e o efeito de sentido que provocam.
- Atenção! É possível que os alunos tenham dificuldade de entender quais “elementos linguísticos” devem grifar. Dessa forma, explique que há certos elementos na língua que permitem orientar o que dizemos a determinadas conclusões. Por exemplo, neste trecho da petição: “Vale lembrar ainda, que o Estado é o responsável pela criação e edição de normas que visam controlar as atividades lesivas ao ambiente, e também pela elaboração de padrões de qualidade” o elemento linguístico “ainda” aponta para o pressuposto que já é dever do Estado criar e editar normas para controlar ações que prejudicam o meio ambiente. Já os conectores “e” “e também” dão a ideia de soma.
- Peça aos alunos para socializarem o que foi grifado, justificando a resposta.
Materiais complementares:
A petição on-line está disponível neste link: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=42607
Para o texto para impressão, clique aqui.
Para acessar a expectativa de resposta, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Projete ou imprima o exercício dos slides 4, 5 e 6.
- Peça para os alunos, individualmente, responderem o exercício deste slide e do slide seguinte no caderno. Sugiro o tempo de 15 minutos para esta atividade. Esse exercício tem a finalidade de trabalhar a função dos operadores argumentativos nos enunciados.
Materiais complementares:
Caso queira acessar o exercício para impressão, clique aqui.
title> Desenvolvimento
Orientações:
- Projete ou imprima o exercício dos slides 4, 5 e 6.
- Peça para os alunos, individualmente, responderem o exercício deste slide e do slide seguinte no caderno. Sugiro o tempo de 15 minutos para esta atividade. Esse exercício tem a finalidade de trabalhar a função dos operadores argumentativos nos enunciados.
Materiais complementares:
Caso queira acessar o exercício para impressão, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete ou imprima o exercício dos slides 4, 5 e 6.
- Peça para os alunos, individualmente, responderem o exercício deste slide e do slide seguinte no caderno. Sugiro o tempo de 15 minutos para esta atividade. Esse exercício tem a finalidade de trabalhar a função dos operadores argumentativos nos enunciados.
Materiais complementares:
Caso queira acessar o exercício para impressão, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Imprima o quadro com os operadores argumentativos que estão nos materiais complementares abaixo.
- Em seguida, discuta as respostas das questões anteriores, oralmente, com os alunos.
Materiais complementares:
Para acessar o quadro de operadores argumentativos, clique aqui.
Caso queira acessar a expectativa de resposta, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), e o Google Docs (tutorial disponível aqui).
Tema
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, utilizando os conteúdos dos slides Tema. Fale sobre as etapas da aula, conforme as orientações do slide Tema.
Introdução
No mesmo vídeo, leia a petição disponível no primeiro slide de Introdução e peça que eles identifiquem os elementos linguísticos que ajudam na argumentação (previamente, envie a eles também o texto por e-mail ou WhatsApp). Neste vídeo, já deixe a dica sugerida nas orientações do plano de aula; se possível, no próprio vídeo, para exemplificar melhor, demonstre e grife esses elementos apenas no primeiro parágrafo, pedindo, ao final do vídeo, que eles finalizem sozinhos essa atividade. (Sugestão: para gravar o vídeo e grifar os elementos linguísticos, utilize as ferramentas de criação de vídeo do Power Point - veja um rápido tutorial, disponível aqui.) Dê tempo para que os alunos façam a atividade, estipulando um prazo para a entrega (via foto do texto grifado, no WhatsApp, por exemplo).
Desenvolvimento
Em um novo arquivo de áudio ou vídeo, peça que os alunos leiam novamente a petição e respondam (individualmente ou em grupos organizados pelo WhatsApp) às questões anexadas aos slides de Desenvolvimento, conforme as orientações do plano de aula. Peça que eles devolvam a atividade como mensagem de texto ou como foto das respostas registradas no caderno.
Fechamento
Coletadas as respostas dos alunos, envie um áudio (ou crie um novo vídeo pelo Power Point), mostrando quais eram as respostas esperadas para cada questão, conforme as instruções do slide Fechamento. Comente os erros mais comuns e os acertos.
Convite às famílias
A família pode ajudar o aluno a criar uma lista de operadores argumentativos, ampliando o repertório dele. Além disso, pode auxiliá-lo, por meio do diálogo, a responder às questões propostas no desenvolvimento da aula.