Atividade para impressão - Petição
Plano de Aula
Plano de aula: Estratégias argumentativas em petições on-line
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Petição online
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Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Petições retiradas de plataformas como a e-cidadania.
Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.
Dificuldades antecipadas: Diferenciar as estratégias argumentativas.
Referências sobre o assunto:
ARAÚJO, Patrícia S. R.; VITORINO, Monique A. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais: uma proposta de reflexão. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial e as sequências tipológicas prototípicas. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 95, dez 2011. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 29 out. 2018.
CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais: a força política de um clique. Revista SuperInteressante. Disponível em:
<https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 29 out. 2018.
KOCK, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Conhecimento linguístico e argumentação: os operadores argumentativos. In: Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016. p.61-83.
POPPE, Luan. Petições Online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 29 out. 2018.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros Orais: conceituação e caracterização. In: Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SILEL), 3, 2013, Uberlândia, MG. Anais do SILEL (on-line). Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2013_1528.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Esta aula está organizada em três momentos: no primeiro, há perguntas motivadoras referentes ao assunto da petição on-line trabalhada nesta aula; no segundo, há uma atividade para reconhecer e analisar as estratégias argumentativas utilizadas na petição on-line; o terceiro trata da correção deste exercício oralmente. Conte aos alunos o que será feito nesta aula a partir desse resumo.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Projete ou copie no quadro os questionamentos deste slide.
- Discuta com os alunos estes questionamentos oralmente.
Materiais complementares:
Caso queira saber mais sobre o assunto, pesquise a referência abaixo:
SALA, Oscar. A questão da ciência no Brasil. Revista Estudos Avançados, vol 5, nº12, São Paulo, mai-ago. 1991. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000200009>. Acesso em: 6 nov.de 2018.
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Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Imprima ou projete o texto deste slide.
- Primeiro, solicite a leitura individual da petição on-line. Para esse momento, sugiro o tempo de 3 minutos.
- Depois, peça aos alunos que identifiquem, individualmente, os argumentos que justificam a proposição. Peça para que façam uma lista com os argumentos utilizados pelo autor. Para esse momento, sugiro o tempo de 17 minutos.
- Por último, peça a eles que socializem a atividade, justificando a resposta. Para esse momento, sugiro 10 minutos.
Materiais complementares:
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Desenvolvimento
Para essa parte do desenvolvimento, sugiro o tempo de 10 minutos.
Orientações:
- Projete ou imprima o exercício dos slides 5 e 6.
- Solicite que os alunos respondam o exercício no caderno individualmente.
Materiais complementares: Caso queira acessar a atividade para impressão, clique aqui.
Caso queira acessar a expectativa de resposta, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete ou imprima o exercício dos slides 5 e 6.
- Solicite que os alunos respondam o exercício no caderno individualmente.
Materiais complementares: Caso queira acessar a atividade para impressão, clique aqui.
Caso queira acessar a expectativa de resposta, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações:
- Direcione as questões do exercício anterior aos alunos para que eles possam socializar, oralmente, as respostas dadas.
- Faça apontamentos quando necessário às respostas dos alunos, a fim de sanar os possíveis problemas de interpretação da petição on-line analisada, bem como complementar as respostas.
- Por último, retome oralmente as estratégias argumentativas exploradas nesta aula.
Materiais complementares: Caso queira acessar a expectativa de resposta, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), e o Google Docs (tutorial disponível aqui).
Tema
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, utilizando os conteúdos dos slides Tema. Fale sobre as etapas da aula, conforme as orientações do slide Tema.
Introdução
No mesmo arquivo de vídeo ou de áudio, instigue os alunos com as seguintes pergunta: “Onde se produz ciência no Brasil? Quem faz ciência? A ciência é importante?”. Peça que eles respondam por meio de áudio ou mensagem de texto por WhatsApp em um grupo criado com todos da turma.
Desenvolvimento
Em um novo arquivo de áudio ou vídeo, leia a petição disponível no plano de aula e envie uma cópia deste mesmo texto aos alunos. Diga que esses textos utilizam vários instrumentos para argumentar e convencer. Diante disso, peça que eles identifiquem, na petição, os argumentos que a justificam, criando uma lista de argumentos. Além disso, já disponibilize aos alunos as atividades presentes como material complementar nos slides de Desenvolvimento, para que eles possam realizá-las. Os alunos podem fazer as atividades de forma individual ou em grupos (de até 4 alunos, no WhatsApp). Peça que eles devolvam a atividade como mensagem de texto ou por foto das respostas registradas no caderno.
Fechamento
Coletadas as respostas dos alunos, envie um áudio (ou crie um novo vídeo pelo Power Point), mostrando quais eram as respostas esperadas para cada questão, conforme as instruções do slide Fechamento, e peça que os alunos também participem deste diálogo. Comente os erros mais comuns e os acertos. Além disso, retome oralmente as estratégias argumentativas exploradas nesta aula.
Convite às famílias
A família pode ajudar o aluno a ler os textos indicados no plano de aula, auxiliando também durante a resolução das atividades e estabelecendo um diálogo para responder às questões propostas no desenvolvimento da aula.