Resolução de atividade - Exercícios
Exercícios
Plano de Aula
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Petição online
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição online e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet e projetor.
Informações sobre o gênero: O gênero petição online circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição online deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição online, mas repare que a petição online está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado online é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.
O gênero apresentação de propostas orais tem como suporte a voz humana e é realizado, como o nome já diz, oralmente; mesmo que possa ter uma versão escrita.
Dificuldades antecipadas: memorizar as informações escutadas.
Referências sobre o assunto:
ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 15 jan. 2019.
CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais – a força política de um clique. Disponível em: <https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 15 jan. 2019.
POPPE, Luan. Petições online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 15 jan. 2019.
VITORINO, Monique. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2019.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Esta aula está dividida em três momentos: no primeiro, há uma discussão prévia do assunto da aula para que os alunos possam entender melhor o contexto de produção da apresentação de proposta oral que está no desenvolvimento da aula; no segundo, há análise da apresentação oral feita por dois deputados na câmara; no terceiro, há um questionamento que busca levar os alunos a perceberem o que é preciso para fazer uma boa apresentação de proposta oral. Você pode contar aos alunos o que será feito nesta aula a partir desse resumo.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSOEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).