Plano de aula: Regimento Escolar: estruturação do parágrafo normativo e de seções

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Regimento escolar

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Regimento Escolar e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Haverá nesta aula um material a ser impresso. Ele está disponibilizado no slide correspondente ao seu uso. O professor precisará providenciar uma cartolina de qualquer cor para a atividade de fechamento. É importante, ainda, ler previamente os textos dos slides para decidir se os projetará ou se criará versões impressas para os alunos.

Informações sobre o gênero: “O Regimento Escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa de uma Instituição Escolar. É um documento que expressa um conjunto de normas e regras e regula as atividades desenvolvidas por cada segmento da comunidade escolar. Suas ações devem estar pautadas na legislação vigente, sempre na busca do aperfeiçoamento para a qualidade da educação. O Regimento Escolar deve garantir a gestão democrática da escola, possibilitar a qualidade do ensino, fortalecer a autonomia pedagógica, valorizar a comunidade escolar, através das Instâncias Colegiadas, e fazer cumprir as ações educativas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico da escola.”

Fonte: Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti - Ensino Médio e Profissional

Dificuldades antecipadas: A linguagem técnica pode se apresentar como obstáculo para a compreensão do texto.

Referências sobre o assunto:

BAIRROS, Mariângela; GOMES, Maria Beatriz. Regimento escolar e projeto político pedagógico: espaços para a construção de uma escola pública democrática. Disponível em: <http://nead.uesc.br/arquivos/pedagogia/topicos_especiais_educacao_I-planejamento_e_avaliacao_educacional/regimento_escolar-texto%20referencia.pdf>. Acesso em: 1º jul. 2018.

Elaboração do Projeto Pedagógico, do Regimento Escolar e do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/elaboracao-do-projeto-pedagogico-do-regimento-escolar-e-do-plano-de-desenvolvimento-da-escola-pde/45657>. Acesso em: 1º jul. 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Mobilize os alunos a pensar sobre o que será realizado na aula. Estimule-os a sugestionar o que poderia ser realizado partindo do tema da aula.
  • Estimule os alunos a participarem livremente, instigando-os a acionarem e compartilharem conhecimentos prévios sobre a capacidade de reconhecimento da estrutura de diferentes gêneros e a levantarem hipóteses sobre por que a estrutura de um regimento escolar precisa ser estruturada.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos