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Plano de aula: O uso dos tempos verbais no texto de lei

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Textos legais e debate

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Textos de lei/debate e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos artigos a serem discutidos pelos alunos.

Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões. Apesar de conter direitos e deveres do cidadão, a regulação se dá de modo intuitivo pelo uso dos verbos no modo indicativo, diferente do uso do imperativo encontrado em textos prescritivos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem estar defasados em relação aos conteúdos básicos de língua portuguesa e não se lembrar dos tempos verbais, nem reconhecer o valor semântico de seu uso. Também podem não entender o vocabulário empregado no gênero.

Referências sobre o assunto:

GONÇALVES, Luciana Fabíola. O gênero oral debate em sala de aula: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - PUC-SP. São Paulo, 2009. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14610/1/Luciana%20Fabiola%20Goncalves.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2018.

MEDEIROS, Solange O gênero jurídico na escola. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/apoiados.php?projeto_id=37173>. Acesso em: 22 nov. 2018.

OLIVEIRA, Márcia Jerônimo. Gêneros textuais e prática discursivas jurídicas. Interdisciplinar: Revista de Estudos em Língua e Literatura. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1243>. Acesso em: 22 nov. 2018.
SELLAN, Aparecida R. B. Gêneros textuais e letramento: a construção argumentativa na linguagem jurídica. In: Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (SIGET), 5, 2009, Caxias do Sul, RS. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/generos_textuais_e_letramento_a_construcao_argumentativa_na_linguagem_juridica.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2018.

SILVA, Gracilene Barros da. O gênero debate no ensino fundamental: uma vivência de ensino-aprendizagem mediada pelas sequências didáticas. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/8932>. Acesso em: 22 nov. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos. Na primeira parte da aula, será feita uma discussão do Art 1º da Constituição Federal. Depois, os alunos identificarão o tempo verbal utilizado em trechos da CF e que efeitos de sentido isso tem no texto. Por último, os alunos escreverão um comentário explicando porque é importante utilizar o presente nesse gênero textual.

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