Atividade para impressão - Introdução
Plano de Aula
Plano de aula: O uso dos tempos verbais no texto de lei
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Textos legais e debate
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Textos de lei/debate e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias dos artigos a serem discutidos pelos alunos.
Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões. Apesar de conter direitos e deveres do cidadão, a regulação se dá de modo intuitivo pelo uso dos verbos no modo indicativo, diferente do uso do imperativo encontrado em textos prescritivos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem estar defasados em relação aos conteúdos básicos de língua portuguesa e não se lembrar dos tempos verbais, nem reconhecer o valor semântico de seu uso. Também podem não entender o vocabulário empregado no gênero.
Referências sobre o assunto:
GONÇALVES, Luciana Fabíola. O gênero oral debate em sala de aula: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - PUC-SP. São Paulo, 2009. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14610/1/Luciana%20Fabiola%20Goncalves.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2018.
MEDEIROS, Solange O gênero jurídico na escola. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/apoiados.php?projeto_id=37173>. Acesso em: 22 nov. 2018.
OLIVEIRA, Márcia Jerônimo. Gêneros textuais e prática discursivas jurídicas. Interdisciplinar: Revista de Estudos em Língua e Literatura. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1243>. Acesso em: 22 nov. 2018.
SELLAN, Aparecida R. B. Gêneros textuais e letramento: a construção argumentativa na linguagem jurídica. In: Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (SIGET), 5, 2009, Caxias do Sul, RS. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/generos_textuais_e_letramento_a_construcao_argumentativa_na_linguagem_juridica.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2018.
SILVA, Gracilene Barros da. O gênero debate no ensino fundamental: uma vivência de ensino-aprendizagem mediada pelas sequências didáticas. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/8932>. Acesso em: 22 nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula para os alunos. Na primeira parte da aula, será feita uma discussão do Art 1º da Constituição Federal. Depois, os alunos identificarão o tempo verbal utilizado em trechos da CF e que efeitos de sentido isso tem no texto. Por último, os alunos escreverão um comentário explicando porque é importante utilizar o presente nesse gênero textual.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Projete, escreva no quadro ou imprima esse Artigo da Constituição Federal.
- Peça para um aluno lê-lo em voz alta.
- Diga aos alunos para se sentarem em duplas para que possam discutir as seguintes questões:
- Do que esse Artigo trata? Esse artigo trata dos valores que devem nortear as decisões políticas no Brasil, além de estabelecer quem detém o poder e como ele se estabelece.
- Esses espaços podem ser preenchidos por palavras de que classe gramatical? Espera-se que os alunos percebam que esses espaços só podem ser preenchido por verbos.
- Que palavras vocês usariam para completar essas lacunas? Os alunos podem apresentar respostas variadas para essa questão. O interessante é verificar a hipótese deles fazendo uma leitura da frase e vendo o sentido que o texto ganha a partir dos verbos que eles forem falando. Dificilmente, eles acertarão todos os verbos, que são: constutui-se, tem, emana e exerce.
- Dê 5 minutos para que os alunos respondam e aponte que nessa aula vocês estudarão a importância dos verbos na construção do sentido do texto.
Material complementar:
Caso seja necessário, acesse o arquivo para a impressão do texto aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Projete o texto da atividade da introdução com as lacunas preenchidas. Caso tenha escrito no quadro, complete as lacunas e, se tiver distribuído cópias aos alunos, diga a eles que palavras preenchem corretamente as lacunas para que eles escrevam em seus textos.
- Retome com eles, oralmente, a classe gramatical dos verbos:
- As palavras em vermelho são verbos. O que elas expressam? Os alunos podem responder que expressam ação, estado ou fenômeno da natureza. Nesse caso, os verbos expressam ações.
- De quem são as ações expressas pelos verbos constituir e ter? Nesse caso, os verbos se referem à expressão República Federativa do Brasil, porém os alunos podem responder que é do Brasil ou do povo.
- Vocês sabem o que significa a expressão República Federativa do Brasil? Caso nenhum aluno comente, explique que significa que o Brasil tem um presidente, mas está dividido em Estados e Municípios que possuem alguma autonomia de governo.
- O parágrafo único traz os verbos emanar e exercer, que significam respectivamente ”vir de” e “por em ação”. Sabendo disso, na prática, o que esse trecho expressa? Escute as respostas dos alunos e discuta com eles que na prática esse parágrafo diz que poder vem do povo e deve ser exercido por ele, o que quer dizer que as decisões políticas relacionadas ao país devem satisfazer às necessidades da maioria da população. Como não podemos estar todos o tempo todo discutindo a administração do país, elegemos por meio do voto representantes para tomar decisões por nós e é isso que nos torna uma Democracia.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete, escreva no quadro ou entregue uma cópia desses trechos do Artigo 5 da CF aos alunos.
- Peça a um aluno para ler o caput do artigo em voz alta.
- Oralmente, relembre com eles o que são o caput e os incisos no texto de lei. Pergunte se alguém lembra para que serve cada uma dessas partes do Artigo de lei e pode explicar para a turma. O Caput traz a ideia principal do Artigo e os incisos funcionam como itens que trazem algum tipo de detalhamento da norma expressa no caput.
- Após essa discussão inicial, peça que eles respondam no caderno as seguintes questões:
- Qual a ideia principal transmitida pelo Caput?
- Como as informações trazidas nesses incisos se relacionam com a ideia do Caput?
- Uma das características dos verbos é exprimir o momento em que a ação ocorre. Quando as ações expressas pelos verbos destacados podem acontecer?
- Que tempo verbal predomina nesse trecho?
- A Constituição Federal é de 1988. Que sentido o tempo verbal empregado traz ao texto?
- Dê a eles tempo para responder às questões. Sugere-se de 8 a 10 minutos. Enquanto eles respondem, circule pela sala para auxiliá-los. Eles podem ter dificuldades em entender o texto devido ao vocabulário ou dificuldade em formular a resposta.
- Depois, corrija oralmente.
Material complementar:
Caso seja necessário, acesse o arquivo com os textos para a impressão aqui
Caso seja necessário, acesse o arquivo com a Resolução da Atividade aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- A atividade final pode ser realizada em duplas ou em pequenos grupos para que os estudantes troquem suas impressões e escrevam no caderno um comentário sobre o que aprenderam a respeito do uso dos tempos verbais no texto de lei. Qual é o tempo verbal predominante no texto de lei? Espera-se que os alunos respondam que o texto de lei deve ser atemporal, ou seja, mesmo posteriormente a sua publicação, a lei institucionaliza uma norma que sempre se refere ao tempo presente, por isso, o presente do indicativo é o tempo que predomina nesse gênero textual.
- Depois, peça que os alunos leiam os comentários que produziram e converse com a turma sobre eles para concluir a atividade. Os alunos podem comentar o que os colegas escreveram, caso queiram.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Por meio de um áudio, leia o texto do slide Introdução e disponibilize-o aos alunos (envie o arquivo no grupo de WhatsApp da turma) explicando o que é a Constituição Federativa. Peça, por áudio ou por escrito, que observem as lacunas deixadas, e os oriente a completar com as palavras que julgarem mais adequadas. Quando acabarem, peça que eles enviem as repostas (por foto, e-mail ou pelo WhatsApp) e diga que as palavras que preenchem as lacunas são verbos.
Desenvolvimento
Por meio de um áudio ou mensagem de texto, leia os artigos da Constituição da atividade anterior e mostre quais verbos preenchem as lacunas. Explique que as ações dos verbos referem-se à Federação Brasileira. Depois disso, entregue o Artigo 5º da CF aos alunos (disponibilize o texto pelo WhatsApp), envie um áudio lendo o Caput do artigo em voz alta e peça que os alunos respondam às questões sugeridas no segundo slide de Desenvolvimento. Quando acabarem, peça que eles enviem as repostas (por foto, e-mail ou pelo WhatsApp). Ao final, envie um vídeo comentando as questões.
Fechamento
Envie, no grupo de WhatsApp da turma, um áudio ou mensagem de texto, e solicite aos alunos que registrem um comentário a respeito do que aprenderam na aula sobre o uso do presente como tempo verbal predominante nos textos de lei.
Convite às famílias
A família pode ajudar a discutir os textos da aula de forma colaborativa, fazendo, inclusive, pesquisas sobre os artigos de lei citados na aula.