Plano de aula: A modalização aplicada ao gênero Regimento escolar por meio de verbos

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Regimento escolar

Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Regimento escolar e no campo Atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Caderno dos alunos e os materiais a ser utilizados nas aulas cujos links estão aqui e aqui.

Informações sobre o gênero: “O Regimento escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa de uma instituição escolar. É um documento que expressa um conjunto de normas e regras e regula as atividades desenvolvidas por cada segmento da comunidade escolar. Suas ações devem estar pautadas na legislação vigente, sempre na busca do aperfeiçoamento para a qualidade da educação. O Regimento escolar deve garantir a gestão democrática da escola, possibilitar a qualidade do ensino, fortalecer a autonomia pedagógica, valorizar a comunidade escolar, por meio das instâncias colegiadas, e fazer cumprir as ações educativas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico da escola”.

Fonte: Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti - Ensino Médio e Profissional

Dificuldades antecipadas: A linguagem técnica pode se apresentar como obstáculo para a compreensão do texto, além da abstração a que pode chegar o aluno ao analisar os aspectos que envolvem a modalização nos textos de Regimento escolar.

Referências sobre o assunto:

Portal educação - Elaboração do Projeto Pedagógico, do Regimento Escolar e do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/elaboracao-do-projeto-pedagogico-do-regimento-escolar-e-do-plano-de-desenvolvimento-da-escola-pde/45657>. Acesso em: 1º jul. 2018.

BAIRROS, Mariângela. Gomes, Maria Beatriz. Regimento escolar e projeto político pedagógico: espaços para a construção de uma escola pública democrática. Disponível em: <http://nead.uesc.br/arquivos/pedagogia/topicos_especiais_educacao_I-planejamento_e_avaliacao_educacional/regimento_escolar-texto%20referencia.pdf>. Acesso em: 1º jul. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

• Propicie que os alunos se posicionem sobre a informação do tema da aula. Não será necessário intervir em busca de um objetivo, uma vez que esta etapa é fundamentalmente exploradora.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos