Resolução da atividades - Perguntas motivadoras
Perguntas motivadoras
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Petição online
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Esse slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição online e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: A fim de se preparar para esta aula, procure conhecer plataformas de petições online como o e-cidadania, Change.org e Avaaz e, caso queira, selecione petições que você achar mais pertinentes a sua realidade para analisar com os alunos.
Informações sobre o gênero: Nesta aula iremos explorar o gênero petição online. Este gênero textual circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição online deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição online, mas repare que a petição online está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado é mais informal.
Dificuldades antecipadas: Talvez os alunos tenham dificuldade de entender como e para que a petição é produzida, quais problemáticas podem se tornar petições. Por isso, você é muito importante para mediar essa discussão.
Referências sobre o assunto:
ARAÚJO, PatriCAMPOS, Magna O gênero textual petição inicial Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822
cia; VITORINO, Monique. Gêneros que circulam nos ambientes virtuas. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf
CARBONARI, PAMELA. Petições virtuais. Revista Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Esta aula pode ser projetada, mas também pode ser impressa. A aula está dividida em três partes: na primeira, você vai encontrar questionamentos para despertar os conhecimentos prévios dos alunos; na segunda, você vai encontrar exemplos de petições e questionamentos para trabalhar o contexto de produção e circulação desse gênero; na última parte, encontrará questionamentos feitos para avaliar o que foi aprendido na aula. Você pode resumir as etapas da aula para o aluno.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSOEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).