Plano de Aula

Plano de aula: Escrevendo petição on-line

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Petição online

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Computadores com acesso à internet. Para aplicar esse plano de aula, você, professor, deverá antes solicitar aos alunos uma enquete na comunidade escolar sobre os problemas que precisam ser solucionados e uma pesquisa sobre estes problemas para reunir dados, exemplos, opinião de especialistas, leis a fim de fundamentar a petição on-line.

Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.

Dificuldades antecipadas: Utilizar plataformas virtuais.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 15 jan. 2019.

CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais – a força política de um clique. Disponível em: <https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 15 jan. 2019.

POPPE, Luan. Petições online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 15 jan. 2019.

VITORINO, Monique. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Nesta aula os alunos irão entrar no portal e-Cidadania e publicar a petição on-line que deverá ser planejada em uma aula anterior a esta. Antes de iniciar a aula, leve os alunos para o laboratório de informática da escola e conte aos alunos o que será feito.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados