
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de solicitação
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de solicitação e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e semiótica.
Materiais necessários: Você precisará de computador, projetor de imagens e cópias das atividades.
Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes confundam o relato para argumentar com narrativa.
É provável que os estudantes tenham dificuldade em escolher seus pares de trabalho. Você pode auxiliá-los estabelecendo critérios para a formação das duplas.
Informações sobre o gênero Carta de solicitação: carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferente de uma carta de reclamação, o produtor da carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, Jacqueline P. e ROJO, Roxane. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. Editora Parábola, 2015.
BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e Carta de reclamação. Coleção Trabalhando com os Gêneros do Discurso- Editora FTD, 2005.
Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento. Disponível em:
DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas. Mercado de Letras, 2004.
TEIXEIRA, Ana Paula Tosta; BLASQUE, Roberta Maria Garcia; SANTOS, Célia Dias dos. “A exposição oral na sala de aula”: in Anais para o VII Seminário de Pesquisas em Ciências Humanas, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), 2008. Disponível em:
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 34 minutos
Orientações:
Fonte: Todos os textos foram produzidos por alunos de uma turma de 3º ano e retirados, com mínimas adaptações, da dissertação de mestrado de Rosenblat, E., Argumentação na sala de aula: Análise de três situações de produção. 1998. Eles também estão disponíveis em BARBOSA, Jacqueline Peixoto. Trabalhando com gêneros do discurso: argumentar – cartas de solicitação e de reclamação. São Paulo: FTD, 2005, p.26-27.
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários:
- Mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões das atividades de produção textual. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias;
Aplicativos como os indicados a seguir, que funcionam bem por dispositivos móveis, como celulares e tablets:
- Google Docs: editor de texto compartilhado e colaborativo (tutorial disponível aqui) para professor e estudantes;
- Quizizz: um game de perguntas e respostas (tutorial disponível aqui) para professor e estudantes;
- Loon for Chrome (tutorial disponível aqui) para o professor;
- Sway (disponível aqui) para compartilhar textos produzidos digitalmente (tutorial disponível aqui);
- Flippity para games e sorteios de grupos em roleta (tutorial disponível aqui), para o professor.
Opcionais:
- Canais para aulas online, como o Google Meet (tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui);
- Google Forms (tutorial disponível aqui) ou Microsoft Forms (disponível aqui) para criar formulários online.
Introdução: Colocando em prática a solicitação
Esta aula deve ser desenvolvida a partir da pergunta: “Como construímos a argumentação na carta de solicitação usando o relato?”.
Seguindo o plano original, organize a turma em duplas ou trios, orientando-os que as próximas atividades serão realizadas conjuntamente. Para a formação das duplas e trios, você poderá utilizar o Flippity, aplicativo para sortear nomes e grupos (como os jogos em que se utilizam uma grande roleta).
Em seguida, utilize o Loom for Chrome para expor a situação-problema que os levará a analisar e reescrever duas cartas de solicitação (slide 1 da introdução).
Para certificar-se de que entenderam, faça um Quizizz com 3 perguntas apenas (com alternativas) que abordem os seguintes elementos: quem tem um problema; qual é esse problema; qual a solução dada para que consigam uma resolução para ele. Compartilhe por mensagem de áudio as alternativas corretas para que todos tenham compreensão da situação-problema e do que deve minimamente ser considerado na carta.
Desenvolvimento: Carta de solicitação (versão 1 e referência para versão 2)
Para agilizar no ER a proposta de análise e reescrita de duas cartas de solicitação escritas a partir da situação-problema, faça a divisão delas entre as duplas e os trios de forma que uma parte dos estudantes trabalhem com a carta 1 e a outra com a carta 2. Para compartilhar as duas cartas, utilize o aplicativo Sway e ajude-os por meio da apresentação de alguns itens para refletir sobre o que é preciso colocar na reescrita da carta para tornar a argumentação bem construída: 1. motivo da solicitação das caixas; 2. o papel de Flávia e Enzo no grupo; 3. a função da bibliotecária, o papel que ela desempenha; 4. a função do relato para construir bem a argumentação na carta de solicitação. Para essa explicação, utilize o aplicativo Loon for Chrome, que permite mostrar os itens e a sua explicação gravada.
Estipule um tempo para que os alunos façam a reescrita colaborativa por meio do Google Docs e solicite que façam a postagem no Sway.
Oriente que façam a reescrita e uma revisão cuidadosa antes de enviarem o texto final.
Fechamento: Carta de solicitação (versão 3)
Selecione as duplas/trios cujas cartas serão apresentadas à turma para serem analisadas de acordo com os seguintes critérios: A) se na carta estão respondidas as 3 perguntas da introdução – quem tem um problema; qual é esse problema; qual a solução dada para que consigam uma resolução para ele; B) os 4 itens que tornam a argumentação bem construída – 1. motivo da solicitação das caixas; 2. o papel de Flávia e Enzo no grupo; 3. a função da bibliotecária, o papel que ela desempenha; 4. a função do relato para construir bem a argumentação na carta de solicitação.
Destaque a parte das cartas em que se encontra o relato e discuta a sua importância para a construção da argumentação e convencimento do destinatário. Para isso, selecione as cartas, numere-as e faça um formulário no Google Forms com questões fechadas e abertas, para que os estudantes façam essa avaliação e devolutiva, ou envie por e-mail esse formulário e solicite que as duplas/trios façam essa avaliação e devolutiva por escrito e lhe enviem para que leia e comente algumas delas num próximo encontro.
Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas por mensagem que os estudantes vão continuar estudando “cartas de solicitação” e que essa aula vai solicitar, em alguns momentos, que eles utilizem ferramentas/aplicativos por celular ou notebook, para receber orientações e materiais para o trabalho. Esclareça que você usará o que for mais acessível a todos da turma. Explique também que os estudantes vão fazer a reescrita de um texto colaborativamente, com os parceiros da dupla/trio. Procure dar uma ideia de tempo para essa reescrita. Solicite à família, então, que reservem o horário da aula para que os estudantes não se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso do celular e internet etc. Informe ainda se haverá sequência dessas atividades relativas à carta de solicitação. Nesse caso, adiante-se e faça um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: