Plano de aula: A construção da argumentação na carta de solicitação

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de solicitação

Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de solicitação e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e semiótica.

Materiais necessários: Você precisará de computador, projetor de imagens e cópias das atividades.

Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes confundam o relato para argumentar com narrativa.

É provável que os estudantes tenham dificuldade em escolher seus pares de trabalho. Você pode auxiliá-los estabelecendo critérios para a formação das duplas.

Informações sobre o gênero Carta de solicitação: carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferente de uma carta de reclamação, o produtor da carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, Jacqueline P. e ROJO, Roxane. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. Editora Parábola, 2015.

BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e Carta de reclamação. Coleção Trabalhando com os Gêneros do Discurso- Editora FTD, 2005.

Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2018.

DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas. Mercado de Letras, 2004.

TEIXEIRA, Ana Paula Tosta; BLASQUE, Roberta Maria Garcia; SANTOS, Célia Dias dos. “A exposição oral na sala de aula”: in Anais para o VII Seminário de Pesquisas em Ciências Humanas, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), 2008. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Projete a questão (você também pode escrever no quadro) e estimule a participação dos alunos. Permita que eles se manifestem livremente sobre diferentes formas de estruturar uma solicitação, inclusive contando brevemente sobre experiências pessoais.
  • Instigue-os, à medida em que apresentam possíveis formas de se construir uma solicitação, a refletir sobre por que precisamos solicitar coisas.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos