Plano de aula: Marcas linguísticas e interlocução das cartas de reclamaçãov

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação

Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cartas de reclamação/apresentação de propostas orais e no campo de atuação da vida pública, podendo estender-se para o campo jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Um envelope grande contendo: Textos escritos, atividade para impressão, etiquetas explicativas (caso não tenha como imprimir como etiquetas autoadesivas, imprima normalmente e peça para os alunos recortar e colar com cola comum) nas dimensões (2cm x 4cm), canetas coloridas, cartolina ou papel cartão nas dimensões (31cm X 34 cm) e fita adesiva.

Informações sobre o gênero: Texto de caráter epistolar, as cartas de reclamação expressam a necessidade de um sujeito, inserido em uma prática de linguagem social concreta e determinada de se comunicar com o outro e, para isso, lança mão da escrita. Os interlocutores não estão presentes então, há, portanto, um distanciamento espaço-temporal e por isso, a utilização de elementos típicos dos gêneros epistolares, tais como “remetente”, “local”, “data”, “assinatura”. Neste gênero, o remetente descreve um problema ocorrido ao seu destinatário a fim de que este consiga resolvê-lo. Uma das características mais específicas da cartas de reclamação é o seu caráter persuasivo, por utilizarem-se do discurso argumentativo para convencer o outro a solucionar determinado problema, este por sua vez, de ordem individual e/ ou coletiva.

Dificuldades antecipadas: dificuldade em relacionar as marcas linguísticas aos seus respectivos interlocutores, tendo em vista a necessidade de consolidação dos conceitos de remetente e destinatário”, bem como de suas marcas no texto.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, J. P. Carta de solicitação e carta de reclamação. Coleção Trabalhando com os gêneros do discurso. São Paulo: Editora FTD, 2005.

DA SILVA, L. N; LEAL, T. F. Caracterizando o gênero carta de reclamação. Disponível em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem10pdf/sm10ss12_07.pdf>

Acesso em: 12 de ago. 2018.

ABAURRE, M. L. Produção de textos: interlocução e gêneros. São Paulo: Editora Moderna, 2007.

PARANÁ. Cadernos PDE: os desafios da escola pública paraense na perspectiva do professor PDE - Produções didático-pedagógicas. vol. 2, 2016. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_port_uenp_reginamarciamichelatosilva.pdf>. Acesso em 13 de set. 2018.

BEATO-CANTO, A. P. M.; BAUMGARTNER, C. T.; CECILIO, S. R. Uma perspectiva de ensino da língua através do gênero textual carta de reclamação. Londrina: UEL, 2006 (trabalho não publicado).

Tema da aula

Orientações:

• Apresente o tema para a turma. Tente despertar a curiosidade dos alunos, questionando-os sobre os elementos que podem compor uma carta de reclamação. É desejável que os alunos já tenham entrado em contato com o gênero para conseguirem realizar esta aula. Espera-se que mencionem a presença de elementos composicionais do gênero, tais como data, endereço, destinatário, o relato de um problema seguido por solicitação de resolução, expressões de saudação, despedida, assinatura do remetente.
  • Organize a turma em duplas. A atividade em duplas proporcionará maior diálogo entre os alunos, tendo em vista as novas descobertas para esta aula. Em alguns momentos, será importante a troca de ideias e o diálogo.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos