Atividade para impressão - Etiquetas explicativas
Plano de Aula
Plano de aula: Marcas linguísticas e interlocução das cartas de reclamaçãov
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cartas de reclamação/apresentação de propostas orais e no campo de atuação da vida pública, podendo estender-se para o campo jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Um envelope grande contendo: Textos escritos, atividade para impressão, etiquetas explicativas (caso não tenha como imprimir como etiquetas autoadesivas, imprima normalmente e peça para os alunos recortar e colar com cola comum) nas dimensões (2cm x 4cm), canetas coloridas, cartolina ou papel cartão nas dimensões (31cm X 34 cm) e fita adesiva.
Informações sobre o gênero: Texto de caráter epistolar, as cartas de reclamação expressam a necessidade de um sujeito, inserido em uma prática de linguagem social concreta e determinada de se comunicar com o outro e, para isso, lança mão da escrita. Os interlocutores não estão presentes então, há, portanto, um distanciamento espaço-temporal e por isso, a utilização de elementos típicos dos gêneros epistolares, tais como “remetente”, “local”, “data”, “assinatura”. Neste gênero, o remetente descreve um problema ocorrido ao seu destinatário a fim de que este consiga resolvê-lo. Uma das características mais específicas da cartas de reclamação é o seu caráter persuasivo, por utilizarem-se do discurso argumentativo para convencer o outro a solucionar determinado problema, este por sua vez, de ordem individual e/ ou coletiva.
Dificuldades antecipadas: dificuldade em relacionar as marcas linguísticas aos seus respectivos interlocutores, tendo em vista a necessidade de consolidação dos conceitos de remetente e destinatário”, bem como de suas marcas no texto.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, J. P. Carta de solicitação e carta de reclamação. Coleção Trabalhando com os gêneros do discurso. São Paulo: Editora FTD, 2005.
DA SILVA, L. N; LEAL, T. F. Caracterizando o gênero carta de reclamação. Disponível em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem10pdf/sm10ss12_07.pdf>
Acesso em: 12 de ago. 2018.
ABAURRE, M. L. Produção de textos: interlocução e gêneros. São Paulo: Editora Moderna, 2007.
PARANÁ. Cadernos PDE: os desafios da escola pública paraense na perspectiva do professor PDE - Produções didático-pedagógicas. vol. 2, 2016. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_port_uenp_reginamarciamichelatosilva.pdf>. Acesso em 13 de set. 2018.
BEATO-CANTO, A. P. M.; BAUMGARTNER, C. T.; CECILIO, S. R. Uma perspectiva de ensino da língua através do gênero textual carta de reclamação. Londrina: UEL, 2006 (trabalho não publicado).
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente o tema para a turma. Tente despertar a curiosidade dos alunos, questionando-os sobre os elementos que podem compor uma carta de reclamação. É desejável que os alunos já tenham entrado em contato com o gênero para conseguirem realizar esta aula. Espera-se que mencionem a presença de elementos composicionais do gênero, tais como data, endereço, destinatário, o relato de um problema seguido por solicitação de resolução, expressões de saudação, despedida, assinatura do remetente.
- Organize a turma em duplas. A atividade em duplas proporcionará maior diálogo entre os alunos, tendo em vista as novas descobertas para esta aula. Em alguns momentos, será importante a troca de ideias e o diálogo.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Distribua, para cada dupla de alunos, um envelope contendo as atividades para a aula e materiais a serem utilizados. As atividades devem ser distribuídas todas de uma única vez, pois possibilita agilidade na organização e administração do tempo pedagógico da aula. Nos links, será encontrada uma carta dirigida a uma secretaria municipal de educação reclamando da falta de cadeiras e mesas nas salas de aula. Junto com essa carta, haverá também um conjunto de etiquetas explicativas com os elementos composicionais do gênero para que o aluno cole cada etiqueta ao lado de cada elemento na carta de reclamação que exige mesas e cadeiras. Também será encontrada uma carta lacunada reclamando do abastecimento de água, para que os alunos preencham com os elementos composicionais do gênero que estão faltando.
2. Solicite aos alunos que organizem o material sobre a mesa.
Materiais complementares:
Atividade para impressão_Texto 1
Atividade para impressão_Texto 2
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Peça para que os alunos façam a leitura silenciosa da carta de reclamação direcionada à Secretaria Municipal de Educação na íntegra. Disponibilizamos a carta aqui nos slides também.
Materiais complementares:
Para acessar a Carta de Reclamação 1 (Falta de cadeiras e bancas), clique aqui.
Para acessar a Resolução da Atividade com as etiquetas, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça para que os alunos façam a leitura silenciosa da carta de reclamação direcionada à Secretaria Municipal de Educação na íntegra. Disponibilizamos a carta aqui nos slides também.
Materiais complementares:
Para acessar a Carta de Reclamação 1 (Falta de cadeiras e bancas), clique aqui.
Para acessar a Resolução da Atividade com as etiquetas, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça para que os alunos façam a leitura silenciosa da carta de reclamação direcionada à Secretaria Municipal de Educação na íntegra. Disponibilizamos a carta aqui nos slides também.
Materiais complementares:
Para acessar a Carta de Reclamação 1 (Falta de cadeiras e bancas), clique aqui.
Para acessar a Resolução da Atividade com as etiquetas, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça para que os alunos façam a leitura silenciosa da carta de reclamação direcionada à Secretaria Municipal de Educação na íntegra. Disponibilizamos a carta aqui nos slides também.
Materiais complementares:
Para acessar a Carta de Reclamação 1 (Falta de cadeiras e bancas), clique aqui.
Para acessar a Resolução da Atividade com as etiquetas, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Converse sobre as etiquetas que serão usadas na atividade, projetando-as no slide, e certifique-se de que todos lembram dos conceitos de “remetente” (quem escreve e envia a carta de reclamação), “destinatário” (a quem se destina a carta), “pronome de tratamento” (forma de referir-se a alguém, como por exemplo ‘Senhora’, ‘Vossa Excelência’ etc), “despedida” em uma carta de reclamação (atenciosamente, cordialmente, agradeço desde já sua atenção etc). Retome com os alunos que a carta de reclamação é um documento escrito com um registro mais formal, então, não podemos usar pronomes de intimidade (tu, você), tampouco despedidas mais comuns (tchau, até mais), pois dessa forma, estaremos arriscando não sermos ouvidos. O tom mais formal passa uma ideia de que o assunto é sério e que a relação que estamos estabelecendo é de respeito.
- Solicite que os alunos colem as etiquetas ao lado (ou próximas) dos elementos já explorados. Caso não tenha como imprimir como etiquetas autoadesivas, imprima normalmente e peça para os alunos recortar e colar com cola comum. Solicite que os alunos colem, ao lado da carta que trata da falta de mesas e cadeiras, próximo de cada elemento, as etiquetas explicativas. Os alunos devem colá-las no lugar corretamente, observando a definição de cada uma das etiquetas e também sua importância para a construção, funcionalidade do gênero e a relação entre os interlocutores. Acesse sugestão de resposta desta atividade aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça para que as duplas conversem sobre as questões para em seguida respondê-las oralmente.
- Dê cerca de 5 minutos para conversarem e depois peça para algumas duplas falarem as suas conclusões. Espera-se que relacionem as informações disponibilizadas nas plaquetas e deem as seguintes respostas possíveis/desejáveis: 1. Alunos do 9º ano da Escola Municipal Hercília Maria de Souza e o senhor Anselmo Lemos, diretor de infraestrutura escolar; 2. Porque é uma pessoa investida de um cargo que tem responsabilidade e poder para atender à reclamação.
Desenvolvimento
Orientações:
1. Após a resolução da primeira atividade, solicite aos alunos a resolução da atividade 2. Na atividade anterior, o foco era a localização das marcas linguísticas dos interlocutores, tais como: a) as expressões de tratamento relativas ao destinatário, mostrando uma hierarquia e posição social diferenciadas entre os interlocutores; b) a adequação vocabular presente no uso dos verbos para cada um dos interlocutores. A atividade deverá ter o foco na posição dessas marcas e na importância dessa organização do texto para a composição deste gênero textual.
2. Circule pela sala observando o trabalho de cada dupla na resolução da atividade. Nesta etapa, os alunos poderão exercitar o uso de algumas marcas linguísticas ligadas aos interlocutores. Alguns pontos devem ser dados aos alunos para orientá-los melhor: a) Que tipo de linguagem é mais adequado usar ao se dirigir ao prefeito de uma cidade?; b) No caso do distanciamento entre os interlocutores, é necessário explicar detalhadamente o problema? Por quê?; c) Entre os interlocutores existe uma hierarquia? Explique; d) Quais argumentos utilizar para justificar a importância da reclamação? Os alunos devem preencher as lacunas do texto, observando tais aspectos de interlocução, bem como sua importância para a construção e função social do gênero. Com relação aos questionamentos direcionados aos alunos para resolução da atividade, espera-se que os alunos respondam: a) Uma linguagem formal; b) Sim, pois estando o interlocutor (destinatário) distante não só do remetente, mas também do problema, é preciso detalhar para que ele tenha noção da reclamação e possa tentar solucioná-lo; c) Existe, pois um é morador e o outro, alguém munido de poderes para resolver ou agilizar a resolução do problema; d) Argumentos convincentes e reais, o papel da Compesa para o abastecimento de água, o papel do prefeito em fiscalizar as obras feitas no município. Esta resolução de atividade deve ser seguida como uma possível resposta. É provável que os alunos apresentem outras formas de resolver a atividade, então, é preciso que na correção da atividade, a ser realizada ao longo do desenvolvimento desta aula, sejam apresentadas aos alunos orientações bem direcionadas.
Materiais complementares:
Encontre a segunda carta de reclamação deste plano (esta é lacunada) correspondente à Atividade 2, aqui.
Encontre a resolução da Atividade 2 (lacunas preenchidas) aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
1. Após a resolução da primeira atividade, solicite aos alunos a resolução da atividade 2. Na atividade anterior, o foco era a localização das marcas linguísticas dos interlocutores, tais como: a) as expressões de tratamento relativas ao destinatário, mostrando uma hierarquia e posição social diferenciadas entre os interlocutores; b) a adequação vocabular presente no uso dos verbos para cada um dos interlocutores. A atividade deverá ter o foco na posição dessas marcas e na importância dessa organização do texto para a composição deste gênero textual.
2. Circule pela sala observando o trabalho de cada dupla na resolução da atividade. Nesta etapa, os alunos poderão exercitar o uso de algumas marcas linguísticas ligadas aos interlocutores. Alguns pontos devem ser dados aos alunos para orientá-los melhor: a) Que tipo de linguagem é mais adequado usar ao se dirigir ao prefeito de uma cidade?; b) No caso do distanciamento entre os interlocutores, é necessário explicar detalhadamente o problema? Por quê?; c) Entre os interlocutores existe uma hierarquia? Explique; d) Quais argumentos utilizar para justificar a importância da reclamação? Os alunos devem preencher as lacunas do texto, observando tais aspectos de interlocução, bem como sua importância para a construção e função social do gênero. Com relação aos questionamentos direcionados aos alunos para resolução da atividade, espera-se que os alunos respondam: a) Uma linguagem formal; b) Sim, pois estando o interlocutor (destinatário) distante não só do remetente, mas também do problema, é preciso detalhar para que ele tenha noção da reclamação e possa tentar solucioná-lo; c) Existe, pois um é morador e o outro, alguém munido de poderes para resolver ou agilizar a resolução do problema; d) Argumentos convincentes e reais, o papel da Compesa para o abastecimento de água, o papel do prefeito em fiscalizar as obras feitas no município. Esta resolução de atividade deve ser seguida como uma possível resposta. É provável que os alunos apresentem outras formas de resolver a atividade, então, é preciso que na correção da atividade, a ser realizada ao longo do desenvolvimento desta aula, sejam apresentadas aos alunos orientações bem direcionadas.
Materiais complementares:
Encontre a segunda carta de reclamação deste plano (esta é lacunada) correspondente à Atividade 2, aqui.
Encontre a resolução da Atividade 2 (lacunas preenchidas) aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
1. Após a resolução da primeira atividade, solicite aos alunos a resolução da atividade 2. Na atividade anterior, o foco era a localização das marcas linguísticas dos interlocutores, tais como: a) as expressões de tratamento relativas ao destinatário, mostrando uma hierarquia e posição social diferenciadas entre os interlocutores; b) a adequação vocabular presente no uso dos verbos para cada um dos interlocutores. A atividade deverá ter o foco na posição dessas marcas e na importância dessa organização do texto para a composição deste gênero textual.
2. Circule pela sala observando o trabalho de cada dupla na resolução da atividade. Nesta etapa, os alunos poderão exercitar o uso de algumas marcas linguísticas ligadas aos interlocutores. Alguns pontos devem ser dados aos alunos para orientá-los melhor: a) Que tipo de linguagem é mais adequado usar ao se dirigir ao prefeito de uma cidade?; b) No caso do distanciamento entre os interlocutores, é necessário explicar detalhadamente o problema? Por quê?; c) Entre os interlocutores existe uma hierarquia? Explique; d) Quais argumentos utilizar para justificar a importância da reclamação? Os alunos devem preencher as lacunas do texto, observando tais aspectos de interlocução, bem como sua importância para a construção e função social do gênero. Com relação aos questionamentos direcionados aos alunos para resolução da atividade, espera-se que os alunos respondam: a) Uma linguagem formal; b) Sim, pois estando o interlocutor (destinatário) distante não só do remetente, mas também do problema, é preciso detalhar para que ele tenha noção da reclamação e possa tentar solucioná-lo; c) Existe, pois um é morador e o outro, alguém munido de poderes para resolver ou agilizar a resolução do problema; d) Argumentos convincentes e reais, o papel da Compesa para o abastecimento de água, o papel do prefeito em fiscalizar as obras feitas no município. Esta resolução de atividade deve ser seguida como uma possível resposta. É provável que os alunos apresentem outras formas de resolver a atividade, então, é preciso que na correção da atividade, a ser realizada ao longo do desenvolvimento desta aula, sejam apresentadas aos alunos orientações bem direcionadas.
Materiais complementares:
Encontre a segunda carta de reclamação deste plano (esta é lacunada) correspondente à Atividade 2, aqui.
Encontre a resolução da Atividade 2 (lacunas preenchidas) aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações:
- Oriente os alunos a colar os cartazes na sala de aula ou no corredor, conforme a dinâmica de sua escola. Este é um momento para sistematização das atividades propostas e também para consolidar o que foi aprendido em aula.
- Busque a interação dos alunos para que eles exponham suas atividades oralmente para o resto da turma. Explique que cada elemento da plaqueta (presente na atividade 1) tem uma funcionalidade para o texto, cada uma das etiquetas apresenta, além da definição do termo lacunado, sua função, com exceção dos verbos que precisarão de uma modificação com relação ao número, tempo, modo verbal.
- Conclua a aula, finalizando e explicando a partir das falas dos alunos. A ideia é que, a partir da apresentação de cada dupla, seja possível orientar os alunos sobre os seguintes pontos:
a) recorrências das marcas de interlocução para o formato das cartas de reclamação;
Estas marcas estão presentes nas cartas de reclamação e fazem parte dos elementos que compõem este gênero textual. No caso das marcas linguísticas utilizadas como elementos de coesão para substituição do próprio remetente ou destinatário são geralmente usados sinônimos, pronomes para este papel.
b) a presença de argumentos e justificativas para defesa de uma ideia;
Na escrita de cartas de reclamação, a presença de argumentos e justificativas é de suma importância para a persuasão do interlocutor. O destinatário precisa estar convencido de que a reclamação é válida e importante, por isto, se faz necessário a presença de argumentos convincentes.
c) a posição das marcas linguísticas do gênero nos textos.
As marcas que compõem os elementos composicionais do gênero precisam estar em seus lugares convencionais. Elementos como data, local necessitam de uma referenciação inicial no texto, a fim de situar o destinatário sobre o endereço de origem da carta, isto faz com que ele estabeleça com o remetente uma relação de maior proximidade. Marcas como saudação e despedida também necessitam estar fixadas tanto no início quanto no final do texto, a fim de garantir a interação entre os interlocutores. Quanto as marcas linguísticas responsáveis pela manutenção da coesão textual, estas podem variar de lugar, a depender da necessidade daquele que escreve, mas deve haver sempre uma preocupação com relação a proximidade entre referente e referencial no texto.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie um áudio aos alunos dizendo que irão trabalhar em duplas para ler duas cartas de reclamação disponíveis aqui, no Plano. Encaminhe também as etiquetas explicativas, disponíveis aqui. Oriente as duplas a corresponder as etiquetas, referentes aos interlocutores de uma carta de reclamação, às suas respectivas formas nos dois textos (podem escrever ao lado em um Google Doc, ou editar como imagem para sobrepor as etiquetas, ou mesmo recortar, colar e fotografar, conforme as possibilidades). Estabeleça um prazo para que as duplas postem seus trabalhos em uma pasta específica para essa atividade no Google Drive, ou outros meios possíveis para vocês (e-mail, WhatsApp). Estabeleça um prazo e acompanhe seus alunos pelo grupo da turma.
Desenvolvimento
Depois de ler as respostas das duplas, faça um compilado e envie um novo áudio com comentários e destaques que você achar pertinentes. Aproveite as Orientações dos Planos para enriquecer seu feedback aos alunos. Por escrito, solicite às duplas que respondam, pensando nas cartas que leram e no feedback que você deu: 1. Quem são os interlocutores dessas cartas?; 2. Por que escolheram escrever para essa pessoa em específico? Estabeleça um prazo para que respondam e postem na pasta do Drive (ou outros meios) e acompanhe seus alunos pelos canais de interação entre vocês.
Fechamento
Após esse processo, leia o que seus alunos escreveram e redija um comentário encerrando esta aula, fazendo uma compilação de aspectos importantes dos interlocutores em uma Carta de Reclamação. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula interagindo com seus alunos de modo a verificar as aprendizagens e dificuldades.
Convite às famílias
Os pronomes de tratamento formais são pouco utilizados no dia a dia da maioria da população, mas há algumas profissões e situações que exigem seu conhecimento. Que tal brincar com esses pronomes em família? Crie uma roleta com os pronomes de tratamento (o tutorial para fazer a atividade online está disponível aqui e é bem fácil). Um dos membros ficará com a tabela completa, aberta no celular, para controlar os pontos e ser o juiz. Os jogadores devem, cada um na sua vez, girar a roleta e sortear um pronome. Então, devem tentar acertar a qual contexto/sujeito ele corresponde (exemplo: Vossa Senhoria - Papa = não corresponde). Quem conseguir acertar mais pares vence o jogo. Peça às famílias que toparem a brincadeira para enviarem fotos ao grupo de WhatsApp da turma!