Plano de Aula

Plano de aula: A coerência entre o tema das petições on-line e a realidade brasileira

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Petição online

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Caso queira entender o contexto dos textos utilizados na primeira parte desta aula, leia:

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/11/1710800-ong-espalha-outdoors-com-dizeres-racistas-perto-das-casas-dos-autores.shtml

http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2016/06/campanha-contra-racismo-coloca-vitima-e-agressor-frente-frente.html

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2015/11/campanha-contra-racismo-estampa-ofensas-proximo-de-casa-dos-autores.html

Informações sobre o gênero: O gênero textual petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado é mais informal.

Dificuldades antecipadas: Identificar a coerência entre a petição on-line e a realidade brasileira, porque o aluno pode não ter o conhecimento prévio necessário.

Referências sobre o assunto: Para entender um pouco mais sobre injúria racial leia o Art. 140 do Decreto-lei 2848/40 neste link:

https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/91614/codigo-penal-decreto-lei-2848-40#par-3--art-140

Para saber um pouco mais sobre o gênero acesse este link:

https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/

Sugiro a leitura sobre o gênero petição on-line:

ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial.

Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Nesta aula explora-se a coerência de petições on-line com as leis vigentes no Brasil. Para tanto, inicia-se com frases comuns em redes sociais que estão em desacordo com leis, especificamente, a lei que trata da injúria racial. Em seguida, trata-se de petições on-line que estão contra os direitos humanos e as leis do Brasil. Por último, solicita-se que os alunos produzam um diário de classe para demonstrar as impressões que tiveram sobre o que aprenderam nesta aula. Professor, você pode resumir a aula neste momento.

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