Atividade para impressão - Texto 1
Plano de Aula
Plano de aula: Estudos de interlocução em cartas de reclamação
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cartas de reclamação / apresentação de propostas orais e no campo de atuação da vida pública, podendo estender-se para o campo jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Textos escritos; canetas coloridas; pasta ou envelope; caderno; lápis.
Informações sobre o gênero: Texto de caráter epistolar, as cartas de reclamação expressam a necessidade de um sujeito, inserido em uma prática de linguagem social concreta e determinada de se comunicar com o outro e, para isso, lança mão da escrita. Os interlocutores não estão presentes então, há, portanto, um distanciamento espaço-temporal e por isso, a utilização de elementos típicos dos gêneros epistolares, tais como “remetente”, “local”, “data”, “assinatura”. Neste gênero, o remetente descreve um problema ocorrido ao seu destinatário a fim de que este consiga resolvê-lo. Uma das características mais específicas da cartas de reclamação é o seu caráter persuasivo, por utilizarem-se do discurso argumentativo para convencer o outro a solucionar determinado problema, este por sua vez, de ordem individual e/ ou coletiva.
Dificuldades antecipadas: dificuldades em reconhecer a relação de hierarquia entre interlocutores de uma carta de reclamação, tendo em vista a necessidade de reflexão sobre o papel dos interlocutores nas cartas de reclamação.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, J. P. Carta de solicitação e carta de reclamação. Coleção Trabalhando com os gêneros do discurso. São Paulo: Editora FTD, 2005.
DA SILVA, L. N; LEAL, T. F. Caracterizando o gênero carta de reclamação. Disponível em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem10pdf/sm10ss12_07.pdf>
Acesso em: 12 de ago. 2018.
ABAURRE, M. L. Produção de textos: interlocução e gêneros. São Paulo: Editora Moderna, 2007.
PARANÁ. Cadernos PDE: os desafios da escola pública paraense na perspectiva do professor PDE - Produções didático-pedagógicas. vol. 2, 2016. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_port_uenp_reginamarciamichelatosilva.pdf>. Acesso em 13 de set. 2018.
BEATO-CANTO, A. P. M.; BAUMGARTNER, C. T.; CECILIO, S. R. Uma perspectiva de ensino da língua através do gênero textual carta de reclamação. Londrina: UEL, 2006 (trabalho não publicado).
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Leia o tema, projete-o ou escreva-o no quadro, motive a curiosidade dos alunos a responderem a questão inicial para esta aula.
Ao apresentar o tema para a turma, desperte a percepção dos alunos para os seguintes pontos:
- Em uma carta de reclamação, quem escreve, relata um problema?
- A carta é sempre dirigida a alguém? Como podemos chamar esta “pessoa”?
De acordo com o levantamento feito, espera-se que os alunos percebam que:
- Em uma carta de reclamação, quem escreve é chamado de remetente, mas também interlocutor, por estar em diálogo com alguém, mesmo que distante. Ele é responsável por relatar um problema, reclamar algo.
- Sim, caso contrário não ocorre uma comunicação direta. A pessoa que recebe a carta é chamada de destinatário, sendo também um dos interlocutores, por manter diálogo com alguém, mesmo que distante. Ela é responsável por tentar solucionar o problema relatado pelo remetente.
2. Organize a turma em duplas.
A atividade em duplas proporcionará maior diálogo entre os alunos, tendo em vista as novas descobertas para esta aula. Em alguns momentos, será importante a troca de ideias e o diálogo, por isso a opção por atividades em duplas.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO