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Plano de aula: Estudos de interlocução em cartas de reclamação

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cartas de reclamação / apresentação de propostas orais e no campo de atuação da vida pública, podendo estender-se para o campo jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Textos escritos; canetas coloridas; pasta ou envelope; caderno; lápis.

Informações sobre o gênero: Texto de caráter epistolar, as cartas de reclamação expressam a necessidade de um sujeito, inserido em uma prática de linguagem social concreta e determinada de se comunicar com o outro e, para isso, lança mão da escrita. Os interlocutores não estão presentes então, há, portanto, um distanciamento espaço-temporal e por isso, a utilização de elementos típicos dos gêneros epistolares, tais como “remetente”, “local”, “data”, “assinatura”. Neste gênero, o remetente descreve um problema ocorrido ao seu destinatário a fim de que este consiga resolvê-lo. Uma das características mais específicas da cartas de reclamação é o seu caráter persuasivo, por utilizarem-se do discurso argumentativo para convencer o outro a solucionar determinado problema, este por sua vez, de ordem individual e/ ou coletiva.

Dificuldades antecipadas: dificuldades em reconhecer a relação de hierarquia entre interlocutores de uma carta de reclamação, tendo em vista a necessidade de reflexão sobre o papel dos interlocutores nas cartas de reclamação.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, J. P. Carta de solicitação e carta de reclamação. Coleção Trabalhando com os gêneros do discurso. São Paulo: Editora FTD, 2005.

DA SILVA, L. N; LEAL, T. F. Caracterizando o gênero carta de reclamação. Disponível em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem10pdf/sm10ss12_07.pdf>

Acesso em: 12 de ago. 2018.

ABAURRE, M. L. Produção de textos: interlocução e gêneros. São Paulo: Editora Moderna, 2007.

PARANÁ. Cadernos PDE: os desafios da escola pública paraense na perspectiva do professor PDE - Produções didático-pedagógicas. vol. 2, 2016. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_port_uenp_reginamarciamichelatosilva.pdf>. Acesso em 13 de set. 2018.

BEATO-CANTO, A. P. M.; BAUMGARTNER, C. T.; CECILIO, S. R. Uma perspectiva de ensino da língua através do gênero textual carta de reclamação. Londrina: UEL, 2006 (trabalho não publicado).

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o tema, projete-o ou escreva-o no quadro, motive a curiosidade dos alunos a responderem a questão inicial para esta aula.

Ao apresentar o tema para a turma, desperte a percepção dos alunos para os seguintes pontos:

  • Em uma carta de reclamação, quem escreve, relata um problema?
  • A carta é sempre dirigida a alguém? Como podemos chamar esta “pessoa”?

De acordo com o levantamento feito, espera-se que os alunos percebam que:

  • Em uma carta de reclamação, quem escreve é chamado de remetente, mas também interlocutor, por estar em diálogo com alguém, mesmo que distante. Ele é responsável por relatar um problema, reclamar algo.
  • Sim, caso contrário não ocorre uma comunicação direta. A pessoa que recebe a carta é chamada de destinatário, sendo também um dos interlocutores, por manter diálogo com alguém, mesmo que distante. Ela é responsável por tentar solucionar o problema relatado pelo remetente.

2. Organize a turma em duplas.

A atividade em duplas proporcionará maior diálogo entre os alunos, tendo em vista as novas descobertas para esta aula. Em alguns momentos, será importante a troca de ideias e o diálogo, por isso a opção por atividades em duplas.

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