Plano de aula: A argumentação na carta de solicitação

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de solicitação

Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero CARTA DE SOLICITAÇÃO e APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS ORAIS no campo de atuação na vida pública. A aula, de análise linguística, faz parte do módulo de análise linguística e multissemiótica.

Materiais necessários: Para esta aula, serão necessários projetor, quadro negro, cópias ou impressões da atividade de análise de carta de solicitação e tesouras e/ou réguas para cortar papel.

Informações sobre o gênero: Carta de solicitação é uma carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferente de uma carta de reclamação, o produtor da carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.

Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes confundam listar solicitações com argumentar por elas.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, Jacqueline P.; ROJO, Roxane. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.

BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e Carta de reclamação. São Paulo: FTD, 2005.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DA PREFEITURA DE SÃO PAULO. Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento. Disponível em: <http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/cadernos>. Acesso em: 20 out. 2018.

TEIXEIRA, Ana Paula Tosta; BLASQUE, Roberta Maria Garcia; SANTOS, Célia Dias. A exposição oral na sala de aula. In: ANAIS PARA O VII SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM CIÊNCIAS HUMANAS, 2008, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/AnaPTTeixeiraRobertaGBlasque.pdf>. Acesso em: 20 out. 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Projete a pergunta ou redija-a no quadro para que todos possam lê-la e apresente a proposta da aula para os estudantes. Permita que os alunos manifestem-se livremente sobre a questão e instigue-os, à medida em que apresentam possíveis formas de se organizar uma carta de solicitação, a ativar seu conhecimento prévio de que solicitamos alguma coisa a partir de uma necessidade ou problema. Se você desenvolveu as aulas anteriores deste módulo com a turma, relembre que o relato do problema é uma estratégia fundamental para a construção de uma argumentação forte e que a qualidade da argumentação é essencial para o caráter persuasivo deste tipo de carta.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos