Plano de Aula

Plano de aula: Planejando petição on-line

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Petição online

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Revistas, jornais, computadores com acesso à internet ou celulares com acesso à internet. Para aplicar esta aula, solicite que os alunos façam antes uma enquete na escola.

Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.

Dificuldades antecipadas: Selecionar as informações mais importantes para a produção da petição on-line.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 15 jan. 2019.

CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais – a força política de um clique. Disponível em: <https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 15 jan. 2019.

POPPE, Luan. Petições online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 15 jan. 2019.

VITORINO, Monique. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Nesta aula os alunos irão planejar uma petição on-line, a fim de publicá-la no portal e-Cidadania. Conte aos alunos o que será feito. Atenção!
  • Se você não estiver aplicando esta aula em sequência, solicite que os alunos realizem previamente uma pesquisa com o objetivo de saber quais são os problemas mais relevantes da comunidade escolar de acordo com os entrevistados. Ao iniciar a aula, discuta a pesquisa realizada e faça uma lista no quadro com os mais mencionados. Isso servirá de base para a produção da petição on-line.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados