Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: Cartas sobre a Nossa Cidade é uma sequência que propõe a escrita de cartas como um meio de comunicação que fortalece o diálogo dentro da comunidade escolar sobre questões da cidade onde vivem. É uma prática identitária que desenvolve o sentimento de pertença ao lugar onde vive e favorece o reconhecimento dos saberes e dos problemas sociais. Mobilizados pela responsabilidade, como cidadãos, com o bem comum, os alunos, reunidos em trios, elaboram um planejamento de produção para a construção de cartas sobre a cidade onde vivem. As cartas serão expostas em um painel e poderão promover a interação da comunidade escolar com os remetentes. Essa sequência é composta de 3 planos de aula. O primeiro tem duração de 1 aula, o segundo de 2 aulas e o terceiro de 1 aula. Os planos são interdependentes.
Sobre esse plano: esse é o segundo plano de uma sequência de três. Na aula anterior, os alunos construíram o campo temático e elaboraram o planejamento de produção que norteará a construção das cartas. Nesse plano, os alunos resgatam o planejamento de produção e se organizam para iniciar e finalizar a produção das cartas. Por fim, eles avaliam o que ainda falta para finalizar as cartas e decidem quais ações são necessárias.
Organização das aulas: o plano está previsto para acontecer em duas aulas (totalizando 100 minutos) e deve, preferencialmente, se desenrolar em aulas seguidas no mesmo dia. Entretanto, foi organizado separadamente, respeitando a impossibilidade do professor possuir aulas seguidas no mesmo dia.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: Cartas sobre a Nossa Cidade é uma proposta que engloba cooperação, cidadania, responsabilidade e ética. Movidos por uma prática identitária, os alunos colocam em pauta competências como análise, busca de informação e pensamento crítico. É no envolvimento com o outro que se constrói o sonho coletivo e, assim, os alunos conectam esse sonho ao próprio projeto de vida.
Material complementar: a sequência Cartas sobre a Nossa Cidade é uma atividade que gira em torno de projeção de mudanças e transformação da cidade. Para reforçar o compromisso das escolas com a formação integral dos alunos e colocá-los no centro do processo de ensino e aprendizagem, recomendam-se a leitura e a apreciação de alguns materiais, como os indicados a seguir:
- Escola é espaço de aprendizagem e protagonismo. Fonte: Revista Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/9672/juventude-na-escola-muito-potencial-e-pouco-aproveitamento. Acesso em: 29-Março-2020.
- Protagonismo Juvenil como Empoderamento Social. Fonte: Fundação Banco do Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=boQwyMdNabY. Acesso em: 29-Março-2020.
- Alunos protagonistas: Como incentivar essa prática dentro das escolas?. Fonte: canal futura. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=M6rMjO8lg9Y. Acesso em: 20-Março-2020.
Introdução
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações: para iniciar a aula, explique aos alunos que eles resgatarão o planejamento realizado na aula anterior e iniciarão a escrita das cartas. Antes de começar a produção das cartas, ressalte a importância de usarem a criatividade para projetar possibilidades de mudanças na cidade onde vivem. A escrita das cartas cria um espaço para desenvolver iniciativa local e promover reflexão e transformação. De maneira breve, discuta com a turma:
- Vocês são agentes de mudança da própria vida e da cidade onde vivem? Por quê?
Caso considere necessário, complemente as falas reforçando a importância do protagonismo e da cidadania.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: em trios, peça para os alunos resgatarem o plano de ação da aula anterior e compartilharem o material pesquisado durante a semana para organizarem a produção das cartas. Para ajudá-los nessa organização, algumas perguntas podem ser feitas:
1. Os temas permanecerão ou sofrerão algumas mudanças?
2. Qual é a mensagem que queremos passar em cada carta?
3. O tema escolhido impacta a vida de vocês e das pessoas?
4. Como faremos para emocionar os nossos leitores?
5. Descobriram algo em comum?
6. Identificaram algo novo?
Outras perguntas podem ser elaboradas para garantir que os alunos revelem nessas cartas projeções, sonhos, angústias, alegrias, conhecimentos, opiniões e ideias, mobilizando a comunidade escolar. Esclareça que os alunos terão, nessa aula, 25 minutos e mais 40 minutos na próxima aula para a produção das cartas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: é o momento de os alunos produzirem as cartas. Em um ambiente em que o poder de decisão e escolha está nas mãos dos alunos, a autoconfiança, senso crítico, iniciativa, autoria e interdependência ganham espaço. As cartas que os alunos escreverão são possibilidades de viverem uma situação que mescla conhecimentos aprendidos com o imaginário, e de conectarem sonho e realidade. Explique que a cidade é o palco para os projetos de vida de cada um. Por isso, quanto mais estreita a relação do aluno com a comunidade, mais forte será a responsabilidade social. Durante a produção, percorra os grupos para auxiliá-los, se necessário.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: a avaliação é um meio de potencializar a capacidade investigativa e enxergar as oportunidades. Explique que repensar o planejamento, as ações e redefinir os propósitos fomenta o trabalho colaborativo e a gestão coletiva. Para estimular o olhar reflexivo para os pontos de melhora da produção das cartas, peça para os alunos escreverem o que ainda falta para finalizá-las e quais serão as ações necessárias dentro e fora da aula. Estimule o diálogo nos trios fazendo algumas perguntas:
- O que vocês esperam para a próxima aula?
- As produções precisam de ajustes? Quais?
- Alguma ação será realizada fora da aula?
- Será necessário providenciar algum material ou realizar uma nova pesquisa?
Relembre-os de que ainda terão mais 40 minutos na próxima aula para concluírem a produção.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: repensar as ações concluídas e aquelas que estão em desenvolvimento é uma forma de identificar oportunidades. Muitos problemas surgirão durante o processo de planejamento, produção e finalização das cartas. Explique que resolvê-los é responsabilidade dos alunos. O diálogo entre eles, pautados em diferentes questionamentos, é o caminho para transformar a sala de aula em um ambiente de geração de conhecimento. Entretanto, a resposta não será dada por você, elas devem ser obtidas pelos estudantes.
Solicite aos trios que revisitem as anotações realizadas na aula anterior e identifiquem, de maneira sucinta, quais ações serão realizadas e priorizadas para concluir a produção das cartas, e quem será responsável por cada ação.
Explique que dividir as ações é uma forma de potencializar o trabalho coletivo, o protagonismo e a criatividade. A partir das atribuições de cada integrante, decididas no planejamento de produção, os alunos avaliarão se estão adequadas ou não, fazendo os ajustes necessários.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: definidos os propósitos e decidido o caminho, os alunos fortalecem o poder pessoal, a autoconfiança, a criatividade e a colaboração. Durante a produção dos alunos, percorra entre os trios e estimule-os a transformar os erros em meios de encontrarem novos caminhos. Para isso, devolva sempre as perguntas que fizerem, com: “O que você faria?”
Apoie os estudantes nos questionamentos, nas dúvidas, porém não forneça nenhuma resposta. Os alunos terão 40 minutos para finalizar as produções das cartas.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: para finalizar essa aula, peça que os trios avaliem se o tempo destinado à produção das cartas foi suficiente ou se precisarão de ações extraclasse para finalizá-las. Caso muitos trios ainda não tenham finalizado as cartas, veja a possibilidade de disponibilizar um tempo extra dentro do horário das aulas para que consigam concluir a atividade.