Plano de Aula

Plano de aula: Produzindo as cartas sobre a nossa cidade

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Cartas sobre a nossa cidade

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: Cartas sobre a Nossa Cidade é uma sequência que propõe a escrita de cartas como um meio de comunicação que fortalece o diálogo dentro da comunidade escolar sobre questões da cidade onde vivem. É uma prática identitária que desenvolve o sentimento de pertença ao lugar onde vive e favorece o reconhecimento dos saberes e dos problemas sociais. Mobilizados pela responsabilidade, como cidadãos, com o bem comum, os alunos, reunidos em trios, elaboram um planejamento de produção para a construção de cartas sobre a cidade onde vivem. As cartas serão expostas em um painel e poderão promover a interação da comunidade escolar com os remetentes. Essa sequência é composta de 3 planos de aula. O primeiro tem duração de 1 aula, o segundo de 2 aulas e o terceiro de 1 aula. Os planos são interdependentes.

Sobre esse plano: esse é o segundo plano de uma sequência de três. Na aula anterior, os alunos construíram o campo temático e elaboraram o planejamento de produção que norteará a construção das cartas. Nesse plano, os alunos resgatam o planejamento de produção e se organizam para iniciar e finalizar a produção das cartas. Por fim, eles avaliam o que ainda falta para finalizar as cartas e decidem quais ações são necessárias.

Organização das aulas: o plano está previsto para acontecer em duas aulas (totalizando 100 minutos) e deve, preferencialmente, se desenrolar em aulas seguidas no mesmo dia. Entretanto, foi organizado separadamente, respeitando a impossibilidade do professor possuir aulas seguidas no mesmo dia.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: Cartas sobre a Nossa Cidade é uma proposta que engloba cooperação, cidadania, responsabilidade e ética. Movidos por uma prática identitária, os alunos colocam em pauta competências como análise, busca de informação e pensamento crítico. É no envolvimento com o outro que se constrói o sonho coletivo e, assim, os alunos conectam esse sonho ao próprio projeto de vida.

Material complementar: a sequência Cartas sobre a Nossa Cidade é uma atividade que gira em torno de projeção de mudanças e transformação da cidade. Para reforçar o compromisso das escolas com a formação integral dos alunos e colocá-los no centro do processo de ensino e aprendizagem, recomendam-se a leitura e a apreciação de alguns materiais, como os indicados a seguir:

- Escola é espaço de aprendizagem e protagonismo. Fonte: Revista Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/9672/juventude-na-escola-muito-potencial-e-pouco-aproveitamento. Acesso em: 29-Março-2020.

- Protagonismo Juvenil como Empoderamento Social. Fonte: Fundação Banco do Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=boQwyMdNabY. Acesso em: 29-Março-2020.

- Alunos protagonistas: Como incentivar essa prática dentro das escolas?. Fonte: canal futura. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=M6rMjO8lg9Y. Acesso em: 20-Março-2020.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações: para iniciar a aula, explique aos alunos que eles resgatarão o planejamento realizado na aula anterior e iniciarão a escrita das cartas. Antes de começar a produção das cartas, ressalte a importância de usarem a criatividade para projetar possibilidades de mudanças na cidade onde vivem. A escrita das cartas cria um espaço para desenvolver iniciativa local e promover reflexão e transformação. De maneira breve, discuta com a turma:

- Vocês são agentes de mudança da própria vida e da cidade onde vivem? Por quê?

Caso considere necessário, complemente as falas reforçando a importância do protagonismo e da cidadania.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA