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Plano de Aula
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Textos legais e debate
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto de lei/debate e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade
Materiais necessários: Uma cartolina.
Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões. Apesar de conter direitos e deveres do cidadão, a regulação se dá de modo intuitivo pelo uso dos verbos no modo indicativo, diferente do uso do imperativo encontrado em textos prescritivos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em compreender o vocabulário utilizado no gênero e os marcadores linguísticos para identificar cada uma das partes do texto de lei, como artigos, incisos, parágrafos e alíneas.
Referências sobre o assunto:
Entenda a estrutura das leis brasileiras. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/entenda-a-estrutura-das-leis-brasileiras/>. Acesso em: 28 out. 2018.
Aprendendo a ler uma lei (para leigos). Disponível em: <https://rock.jusbrasil.com.br/artigos/318975739/aprendendo-a-ler-uma-lei-para-leigos/>. Acesso em: 28 out. 2018.
SELLAN, Aparecida. Gêneros textuais e letramento: a construção argumentativa na linguagem jurídica. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/generos_textuais_e_letramento_a_construcao_argumentativa_na_linguagem_juridica.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.
MEDEIROS, Solange O gênero jurídico na escola. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/apoiados.php?projeto_id=37173>. Acesso em: 28 out. 2018.
OLIVEIRA, Marcia. Gêneros textuais e prática discursivas jurídicas. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1243>. Acesso em: 28 out. 2018.
GONÇALVES, Luciana. O gênero oral debate em sala de aula. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14610/1/Luciana%20Fabiola%20Goncalves.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.
SILVA, Gracilene. O gênero debate no ensino fundamental. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/8932>. Acesso em: 28 out. 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Na primeira parte da aula, vocês assistirão a um vídeo que traz o poema “Os estatutos do homem”, de Thiago de Mello e farão uma pequena reflexão a partir dele. Depois, conversarão sobre que tipos de norma poderiam existir em um estatuto produzido por vocês com a finalidade de regulamentar as regras de convivência da sala.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Thiago de Mello - Estatutos do Homem (03), disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XylbBRdiRdI&t=28s
O poema foi escrito em 1965 por Thiago de Mello, um poeta e tradutor brasileiro nascido em 1926 que escrevia, entre outras coisas, sobre a luta política. Você pode obter mais informações sobre ele acessando o link https://www.ebiografia.com/thiago_de_mello/. Ainda, pode acessar o vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EQrkM2lLqgE e conhecer uma palestra feita por ele em 2010 no TEDXAmazonas. Caso queira acessar a versão escrita do poema, é possível encontrá-lo no link https://www.pensador.com/frase/NTIwNTA5/. Sugere-se contextualizar os alunos brevemente sobre o poeta para que entendam o texto.
a) Um estatuto é uma lei orgânica ou um regulamento especial que define os direitos e deveres de determinadas camadas sociais, como o Estatuto da Criança e Adolescente e o Estatuto do Idoso. O vídeo traz um poema chamado “Os Estatutos do Homem”. O que há nesse texto que o aproxima de um Estatuto? Nesse poema, Thiago de Mello aborda o que ele acredita ser o melhor para uma convivência pacífica entre os seres humanos.
É importante observar que o poema foi escrito na década de 60 e a palavra homem não se refere ao gênero masculino, mas a todos os seres humanos). O que aproxima o poema de um estatuto é o uso das expressões “Artigo I, Artigo II, Artigo III” e etc, e também da expressão “Fica decretado”.
b) Por que você acha que o autor resolveu fazer esse poema em forma de estatuto? Porque um estatuto expressa uma norma comum e isso pressupõe que todas as pessoas envolvidas vão obedecê-la. Além disso, a Lei está acima da vontade individual, então ao apresentar os valores que julga essenciais para uma convivência pacífica - como a verdade, a confiança no outro e a liberdade- dessa forma, o autor mostra que isso deveria ser reconhecido e garantido como prioridade a todos.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos o vídeo de Thiago de Mello, Estatutos do Homem, e, por meio de um áudio, as questões propostas no slide Introdução. Peça que os alunos as respondam rapidamente e coloquem suas respostas no grupo de WhatsApp da turma. Por fim, diga a eles que, na aula de hoje, irão planejar a escrita de um estatuto que contemple regras de convivência para ao ensino remoto.
Desenvolvimento
Em um áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos se organizem em grupos de até 4 integrantes, criando um grupo de WhatsApp para que discutam as atividades em conjunto. Oriente que os grupos listem problemas de convivência no contexto de ensino remoto e possíveis regras de convivência para resolver esses problemas (para isso, peça que cada grupo crie um arquivo no Google Docs). Quando acabarem, peça que um integrante de cada grupo disponibilize a todos da turma o documento do Google Docs com a listagem criada, compartilhando os itens apontados pelos grupos. Peça que todos os alunos, de forma individual, leiam as regras criadas por todos os grupos e inicie, pelo whastApp, uma rápida discussão (por áudio ou mensagem de texto) para selecionar quais regras devem ir ao Estatuto de Convivência entre os alunos no ensino remoto. Se puder, faça essa discussão de forma síncrona, via Zoom ou Google Meet.
Fechamento
Para fechar a aula, peça, em um áudio, que os alunos registrem as regras em seus cadernos.
Convite às famílias
A família pode sugerir problemas recorrentes no ensino remoto, uma vez que muitos pais acompanham seus filhos nas atividades em casa.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Amélia Tridico
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Planejando a escrita de um Estatuto a partir da discussão de regras de convivência
Finalidade da aula: Discutir e planejar a escrita de um estatuto a partir da discussão das regras de convivência da sala.
Ano :9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto de Lei
Objeto(s) do conhecimento: Análise de textos legais/normativos, propositivos reivindicatórios
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP27
Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto de lei/debate e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade
Materiais necessários: Uma cartolina.
Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões. Apesar de conter direitos e deveres do cidadão, a regulação se dá de modo intuitivo pelo uso dos verbos no modo indicativo, diferente do uso do imperativo encontrado em textos prescritivos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em compreender o vocabulário utilizado no gênero e os marcadores linguísticos para identificar cada uma das partes do texto de lei, como artigos, incisos, parágrafos e alíneas.
Referências sobre o assunto:
Entenda a estrutura das leis brasileiras. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/entenda-a-estrutura-das-leis-brasileiras/>. Acesso em: 28 out. 2018.
Aprendendo a ler uma lei (para leigos). Disponível em: <https://rock.jusbrasil.com.br/artigos/318975739/aprendendo-a-ler-uma-lei-para-leigos/>. Acesso em: 28 out. 2018.
SELLAN, Aparecida. Gêneros textuais e letramento: a construção argumentativa na linguagem jurídica. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/generos_textuais_e_letramento_a_construcao_argumentativa_na_linguagem_juridica.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.
MEDEIROS, Solange O gênero jurídico na escola. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/apoiados.php?projeto_id=37173>. Acesso em: 28 out. 2018.
OLIVEIRA, Marcia. Gêneros textuais e prática discursivas jurídicas. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1243>. Acesso em: 28 out. 2018.
GONÇALVES, Luciana. O gênero oral debate em sala de aula. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14610/1/Luciana%20Fabiola%20Goncalves.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.
SILVA, Gracilene. O gênero debate no ensino fundamental. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/8932>. Acesso em: 28 out. 2018.
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