Plano de aula: Argumento de prova concreta na propaganda política

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre ropaganda política

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Exercícios orais e/ou impressos em que apareçam cartazes e/ou folhetos de propaganda política para ser interpretados. Equipamento multimídia para projeção dos slides.

Informações sobre o gênero: Professor, o gênero propaganda política está na esfera de atuação na vida pública, logo é um gênero que requer, entre outras habilidades, a capacidade de reconhecer o poder argumentativo que ele contém. Para aprofundar seus conhecimentos acerca do tema, você pode consultar este artigo. Para compreender um pouco mais sobre a construção do sentido no gênero propaganda, sugerimos esta leitura, professor.

Para maiores informações sobre a abordagem desta aula acesse este link.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades em conceitos como: identificar os tipos de argumento.

Referências sobre o assunto: CARVALHO, Nelly. Publicidade: A linguagem da Sedução. São Paulo: Ática, 2001.

FIORIN, Jose Luiz. Savioli, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2011.

GUIMARÃES, Eduardo. Texto e Argumentação: Um Estudo de Conjunções do Português. São Paulo: 2001.

KOCH, Ingedore. A Inter-Ação pela Linguagem. São Paulo: Contexto, 1998.

_____ Argumentação e Linguagem. São Paulo: Cortez, 1999.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de Textos de Comunicação. São Paulo: Cortez, 2001.

Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

• Professor, leia o tema da aula para os alunos e peça que eles digam o que lembram sobre o ato de argumentar. Possibilidade de resposta: argumentar é tentar convencer alguém das suas ideias.
  • Pergunte aos alunos o que eles entendem como uma prova concreta. Possibilidade de resposta: prova concreta é algo que pode ser provado sem deixar dúvidas.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos