Plano de Aula
Plano de aula: Argumento de prova concreta na propaganda política
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre ropaganda política
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Exercícios orais e/ou impressos em que apareçam cartazes e/ou folhetos de propaganda política para ser interpretados. Equipamento multimídia para projeção dos slides.
Informações sobre o gênero: Professor, o gênero propaganda política está na esfera de atuação na vida pública, logo é um gênero que requer, entre outras habilidades, a capacidade de reconhecer o poder argumentativo que ele contém. Para aprofundar seus conhecimentos acerca do tema, você pode consultar este artigo. Para compreender um pouco mais sobre a construção do sentido no gênero propaganda, sugerimos esta leitura, professor.
Para maiores informações sobre a abordagem desta aula acesse este link.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades em conceitos como: identificar os tipos de argumento.
Referências sobre o assunto: CARVALHO, Nelly. Publicidade: A linguagem da Sedução. São Paulo: Ática, 2001.
FIORIN, Jose Luiz. Savioli, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2011.
GUIMARÃES, Eduardo. Texto e Argumentação: Um Estudo de Conjunções do Português. São Paulo: 2001.
KOCH, Ingedore. A Inter-Ação pela Linguagem. São Paulo: Contexto, 1998.
_____ Argumentação e Linguagem. São Paulo: Cortez, 1999.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de Textos de Comunicação. São Paulo: Cortez, 2001.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
- Professor, leia o tema da aula para os alunos e peça que eles digam o que lembram sobre o ato de argumentar. Possibilidade de resposta: argumentar é tentar convencer alguém das suas ideias.
- Pergunte aos alunos o que eles entendem como uma prova concreta. Possibilidade de resposta: prova concreta é algo que pode ser provado sem deixar dúvidas.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO