Plano de Aula
Plano de aula: Argumento de prova concreta na propaganda política
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre ropaganda política
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Exercícios orais e/ou impressos em que apareçam cartazes e/ou folhetos de propaganda política para ser interpretados. Equipamento multimídia para projeção dos slides.
Informações sobre o gênero: Professor, o gênero propaganda política está na esfera de atuação na vida pública, logo é um gênero que requer, entre outras habilidades, a capacidade de reconhecer o poder argumentativo que ele contém. Para aprofundar seus conhecimentos acerca do tema, você pode consultar este artigo. Para compreender um pouco mais sobre a construção do sentido no gênero propaganda, sugerimos esta leitura, professor.
Para maiores informações sobre a abordagem desta aula acesse este link.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades em conceitos como: identificar os tipos de argumento.
Referências sobre o assunto: CARVALHO, Nelly. Publicidade: A linguagem da Sedução. São Paulo: Ática, 2001.
FIORIN, Jose Luiz. Savioli, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2011.
GUIMARÃES, Eduardo. Texto e Argumentação: Um Estudo de Conjunções do Português. São Paulo: 2001.
KOCH, Ingedore. A Inter-Ação pela Linguagem. São Paulo: Contexto, 1998.
_____ Argumentação e Linguagem. São Paulo: Cortez, 1999.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de Textos de Comunicação. São Paulo: Cortez, 2001.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
- Professor, leia o tema da aula para os alunos e peça que eles digam o que lembram sobre o ato de argumentar. Possibilidade de resposta: argumentar é tentar convencer alguém das suas ideias.
- Pergunte aos alunos o que eles entendem como uma prova concreta. Possibilidade de resposta: prova concreta é algo que pode ser provado sem deixar dúvidas.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Para iniciar esta aula, disponha as carteiras da turma (se possível) em semicírculo para favorecer a socialização das respostas
- Peça que os alunos observem a imagem no slide e digam quais elementos compõem a propaganda. Indague sobre as composições verbais e não verbais da imagem. Deixe que os alunos falem livremente e anote alguns elementos destacados por eles no quadro.
- Após as falas dos alunos, passe para o outro slide.
- Este cartaz está disponível aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Professor, explique aos alunos que agora você está apresentando um recorte da parte verbal do cartaz do slide anterior. Leia para seus alunos.
- Pergunte aos alunos se eles conseguem encontrar as propostas do candidato nesta parte do cartaz. Explique aos alunos que as propostas podem estar implícitas no texto. É possível que os alunos, a princípio, não reconheçam propostas nesta parte.
- Professor, conduza os alunos a mais uma vez procurar as propostas por meio de questionamentos: Quando lemos que o candidato diz que cuidar de gente é lutar por mais oportunidades, ele não está implicitamente dizendo que vai criar estas oportunidades? Provavelmente agora os alunos consigam visualizar melhor as propostas implícitas e respondam positivamente ao questionamento.
Desenvolvimento
Continuação.
- Professor, leia o slide para a turma e peça que eles pensem em provas concretas que eles poderiam utilizar em um texto de reivindicação de novas carteiras para sua sala de aula.
- Dê alguns minutos para a turma pensar e anote as respostas no quadro para que sejam analisadas em conjunto e julgadas se podem ser ou não consideradas argumentos de prova concreta.
- Evidencie aqui que as fontes destes fatos e/ou dados devem ser respaldadas para que tenham valia.
Desenvolvimento
Continuação.
- Agora peça que os alunos analisem o slide mais uma vez e localizem as propostas e argumentos de prova concreta ali contidos. Peça que os alunos registrem no caderno.
Fechamento
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações:
- Para finalizar esta aula, faça com os alunos a socialização das as respostas da atividade proposta no slide anterior.
- Finalize a socialização pedindo aos alunos que relatem a importância deste tipo de argumento em propagandas políticas. Possibilidades de respostas:
Estes argumentos comprovados com fatos e/ou dados podem fazer com que o eleitor confie mais na proposta já que ela prova realmente uma realidade ou necessidade.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcional: Mentímeter (tutorial disponível aqui).
Tema
Professor, encaminhe o tema da aula aos alunos e peça que digam o que lembram sobre o ato de argumentar. Para isso, encaminhe-lhes o questionamento pelo Mentímeter (veja em Recursos Opcionais como criar uma nuvem de palavras no Mentímeter). Pergunte o que eles entendem como uma prova concreta (nova pergunta no Mentímeter). Com esta ferramenta, você compartilha o link com a turma e, quando eles respondem, aparece a nuvem de palavras para você, automaticamente. Compartilhe com a turma os resultados das nuvens criadas por eles.
Introdução
Peça que os alunos observem a imagem no slide (veja no plano original) e anotem no caderno de aula quais elementos compõem a propaganda. Indague sobre as composições verbais e não verbais da imagem. Encaminhe-lhes também o outro slide. O cartaz está disponível aqui.
Desenvolvimento
Professor, explique aos alunos que agora você está apresentando um recorte da parte verbal do cartaz do slide anterior. Peça que leiam. Pergunte se eles conseguem encontrar as propostas do candidato nesta parte do cartaz, explicando que podem estar implícitas no texto. É possível que os alunos, a princípio, não reconheçam propostas nesta parte. Conduza-os a mais uma vez procurar as propostas por meio de questionamentos: quando lemos que o candidato diz que cuidar de gente é lutar por mais oportunidades, ele não está implicitamente dizendo que vai criar estas oportunidades? Provavelmente agora os alunos conseguirão visualizar melhor as propostas implícitas e responderão positivamente ao questionamento. Compartilhe também o slide desta etapa com a turma e peça que eles pensem em provas concretas que poderiam utilizar em um texto de reivindicação de novas carteiras para a sala de aula. Solicite que anotem as respostas no caderno de aula. Agora, peça que os alunos analisem o slide mais uma vez e localizem as propostas e argumentos de prova concreta ali contidos.
Fechamento
Para finalizar esta aula, inicie com os alunos a socialização das respostas da atividade proposta no slide anterior, pedindo que relatem a importância deste tipo de argumento em propagandas políticas, por meio de áudio, no WhatsApp. Possibilidades de respostas: estes argumentos, comprovados com fatos e/ou dados, podem fazer com que o eleitor confie mais na proposta, já que ela prova realmente uma realidade ou necessidade.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a pesquisar, junto aos alunos, propagandas políticas antigas, e a analisar os argumentos utilizados: são convincentes ou não? Foram cumpridos ou não?