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Plano de Aula
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Textos legais e debate
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto de lei/debate e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Uma cartolina.
Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões. Apesar de conter direitos e deveres do cidadão, a regulação se dá de modo intuitivo pelo uso dos verbos no modo indicativo, diferente do uso do imperativo encontrado em textos prescritivos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em compreender o vocabulário utilizado no gênero e os marcadores linguísticos para identificar cada uma das partes do texto de lei, como artigos, incisos, parágrafos e alíneas.
Referências sobre o assunto:
Entenda a estrutura das leis brasileiras. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/entenda-a-estrutura-das-leis-brasileiras/>. Acesso em: 28 out. 2018.
Aprendendo a ler uma lei (para leigos). Disponível em: <https://rock.jusbrasil.com.br/artigos/318975739/aprendendo-a-ler-uma-lei-para-leigos/>. Acesso em: 28 out. 2018.
SELLAN, Aparecida. Gêneros textuais e letramento: a construção argumentativa na linguagem jurídica. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/generos_textuais_e_letramento_a_construcao_argumentativa_na_linguagem_juridica.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.
MEDEIROS, Solange O gênero jurídico na escola. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/apoiados.php?projeto_id=37173>. Acesso em: 28 out. 2018.
OLIVEIRA, Marcia. Gêneros textuais e prática discursivas jurídicas. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1243>. Acesso em: 28 out. 2018.
GONÇALVES, Luciana. O gênero oral debate em sala de aula. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14610/1/Luciana%20Fabiola%20Goncalves.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.
SILVA, Gracilene. O gênero debate no ensino fundamental. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/8932>. Acesso em: 28 out. 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Na primeira parte da aula, vocês farão um exercício de construção de argumentação. Depois assistirão a um vídeo com um trecho de um debate regrado para discutir como se organiza um debate. Por último, confeccionarão um cartaz que trará as regras de um debate.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
a) Há moderadores no debate? Qual parece ser a função deles? Sim. Pode-se perceber que há uma pessoa que lê a pergunta e outra que avisa ao candidato que é seu momento de falar. A função deles é manter o debate organizado, para que os dois candidatos tenham a oportunidade de falar.
b) Há um momento de fala específico para cada candidato. Por que isso é importante? Nessa questão é importante ressaltar aos alunos que é uma questão de justiça que as pessoas tenham o mesmo tempo de fala e também que se os dois candidatos começassem a falar ao mesmo tempo, seria uma discussão, e não um debate, e isso prejudicaria o desenvolvimento das ideias.
Orientações:
https://www.youtube.com/watch?v=WRDjxA2R0RQ
https://www.youtube.com/watch?v=JwQaj0xvO80
REGRAS DO DEBATE:
O debate será dividido em blocos
Cada candidato tem direito a perguntar e responder.
Há direito a réplica e tréplica.
Caso seja ofendido, o candidato pode solicitar se defender.
REGRAS DO DEBATE
I. O debate se organizará em x blocos.
II. Cada equipe terá seu momento de fala, que deve ser respeitado.
II. Cada equipe de debatedores terá direito a fazer apresentação de argumentos, réplica e tréplica.
III.Todas as falas têm um tempo determinado e esse deve ser respeitado.
IV. O tempo de apresentação de argumento será x minutos.
V. A réplica terá x minutos (ou segundos) e a tréplica x minutos (ou segundos)
Professor, essa lista traz as regras essenciais do debate, mas pode ser ampliada conforme a necessidade da sala.
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Em um vídeo ou áudio, faça aos alunos as seguintes perguntas: “Você é contra a legalização do aborto ou a favor? Você é contra ou a favor da pena de morte? Você é contra ou a favor da redução da maioridade penal?”. Afirme que, para essas perguntas, por serem polêmicas, há muitas respostas. Convide três alunos a expressar as suas opiniões sobre as questões levantadas, enviando um áudio para o grupo de WhatsApp da turma. Quando acabarem, deixe evidente como as opiniões podem ser divergentes e explique que, na aula de hoje, eles conhecerão o debate regrado.
Desenvolvimento
Envie um aúdio ou vídeo aos alunos perguntando, retoricamente, se eles já assistiram a algum debate regrado. Envie, então, os vídeos dos slides de Desenvolvimento, que retratam debates eleitorais. Depois, peça que os alunos respondam às questões referentes aos vídeos, de modo que percebam as principais regras de um debate regrado e que o direito de fala e de resposta faz parte dessas regras.
Fechamento
Envie, no grupo de WhatsApp da turma, um áudio ou mensagem de texto, e peça que os alunos decidam em conjunto as regras para um debate regrado da turma. Oriente que cada aluno envie uma regra pelo WhatsApp da turma. Depois disso, organize-as em um documento do Google Doc que deverá ser disponibilizado aos alunos.
Convite às famílias
A família pode ajudar a discutir os textos da aula de forma colaborativa, participando, em casa, das atividades.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Amélia Tridico
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Conhecendo o debate regrado
Finalidade da aula: Apropriar-se das características do gênero debate regrado por meio de vídeos de trechos de debates eleitorais.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto de Lei
Objeto(s) do conhecimento: Análise de textos legais/normativos, propositivos reivindicatórios
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP27
Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto de lei/debate e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Uma cartolina.
Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões. Apesar de conter direitos e deveres do cidadão, a regulação se dá de modo intuitivo pelo uso dos verbos no modo indicativo, diferente do uso do imperativo encontrado em textos prescritivos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em compreender o vocabulário utilizado no gênero e os marcadores linguísticos para identificar cada uma das partes do texto de lei, como artigos, incisos, parágrafos e alíneas.
Referências sobre o assunto:
Entenda a estrutura das leis brasileiras. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/entenda-a-estrutura-das-leis-brasileiras/>. Acesso em: 28 out. 2018.
Aprendendo a ler uma lei (para leigos). Disponível em: <https://rock.jusbrasil.com.br/artigos/318975739/aprendendo-a-ler-uma-lei-para-leigos/>. Acesso em: 28 out. 2018.
SELLAN, Aparecida. Gêneros textuais e letramento: a construção argumentativa na linguagem jurídica. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/generos_textuais_e_letramento_a_construcao_argumentativa_na_linguagem_juridica.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.
MEDEIROS, Solange O gênero jurídico na escola. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/apoiados.php?projeto_id=37173>. Acesso em: 28 out. 2018.
OLIVEIRA, Marcia. Gêneros textuais e prática discursivas jurídicas. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1243>. Acesso em: 28 out. 2018.
GONÇALVES, Luciana. O gênero oral debate em sala de aula. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14610/1/Luciana%20Fabiola%20Goncalves.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.
SILVA, Gracilene. O gênero debate no ensino fundamental. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/8932>. Acesso em: 28 out. 2018.
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