Plano de aula: Argumentação e convencimento

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre ropaganda política

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Propaganda política e no campo de atuação na vida pública.
A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Vídeos do horário eleitoral gratuito e projetados em apresentação com projetor de imagem e som.

https://www.youtube.com/watch?v=TY2dnkKcSQs (até 3’50”)

Informações sobre o gênero: Professor, o gênero propaganda política está na esfera de atuação na vida pública, logo é um gênero que requer, entre outras habilidades, a capacidade de reconhecer o poder argumentativo que ele contém. Para aprofundar seus conhecimentos acerca do tema, você pode consultar este artigo. Para compreender um pouco mais sobre a construção do sentido no gênero propaganda, sugerimos esta leitura, professor.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades em conceitos com o conceito de argumentação. Para esclarecer melhor eventuais dúvidas, leia sobre o conteúdo aqui.

Referências sobre o assunto:

CARVALHO, Nelly. Publicidade: A linguagem da Sedução. São Paulo: Ática, 2001.

FIORIN, José Luiz. Savioli, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2011.

GUIMARÃES, Eduardo. Texto e Argumentação: Um Estudo de Conjunções do Português. São Paulo: 2001.

KOCH, Ingedore. A Inter-Ação pela Linguagem. São Paulo: Contexto, 1998.

_____ Argumentação e Linguagem. São Paulo: Cortez, 1999.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de Textos de Comunicação. São Paulo: Cortez, 2001.

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Professor, use este slide para antecipar o tema da aula. Para isso, faça a leitura da tela, em seguida comente que, às vezes, encontramo-nos em situações em que é preciso convencer alguém de algo e, em outras, teremos alguém tentando nos convencer; por isso é importante que reconheçamos como se dá este processo de construção da comunicação quando a intencionalidade é convencer.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos