Plano de Aula
Plano de aula: Lendo as cartas sobre a nossa cidade
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Cartas sobre a nossa cidade
Por: Ariane Previde Paz
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: Cartas sobre a Nossa Cidade é uma sequência que propõe a escrita de cartas como um meio de comunicação que fortalece o diálogo dentro da comunidade escolar sobre questões da cidade onde vivem. É uma prática identitária que desenvolve o sentimento de pertença ao lugar em que vive e favorece o reconhecimento dos saberes e dos problemas sociais. Mobilizados pela responsabilidade, como cidadãos, com o bem comum, os alunos, reunidos em trios, elaboram um planejamento de produção para a construção de cartas sobre a cidade onde vivem. As cartas serão expostas em um painel e poderão promover a interação da comunidade escolar com os remetentes. Essa sequência é composta de 3 planos de aula. O primeiro tem duração de 1 aula, o segundo de 2 aulas e o terceiro de 1 aula. Os planos são interdependentes.
Sobre esse plano: esse é o último plano da sequência Cartas sobre a Nossa Cidade. Após construírem as cartas, elaboradas a partir do planejamento de produção e pautadas no comprometimento social, os alunos criam orientações aos leitores que serão expostas com o painel. Chega, então, o momento de ler as cartas produzidas pelos colegas e de avaliar o trabalho realizado. No último slide, há uma sugestão de avaliação que acontecerá após a finalização da interação dos interlocutores.
Organização das aulas: esse plano é composto de uma aula de 50 minutos e finaliza a sequência.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: Cartas sobre a Nossa Cidade é uma proposta que engloba cooperação, cidadania, responsabilidade e ética. Movidos por uma prática identitária, os alunos colocam em pauta competências como análise, busca de informação e pensamento crítico. É no envolvimento com o outro que se constrói o sonho coletivo e, assim, os alunos conectam esse sonho ao próprio projeto de vida.
Materiais necessários: cartolina ou papel kraft e envelopes.
Material complementar: a sequência Cartas sobre a Nossa Cidade é uma atividade que gira em torno de projeção de mudanças e transformação da cidade. Para reforçar o compromisso das escolas com a formação integral dos alunos e colocá-los no centro do processo de ensino e aprendizagem, recomenda-se a leitura e apreciação de alguns materiais, como os indicados a seguir:
- Escola é espaço de aprendizagem e protagonismo. Fonte: Revista Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/9672/juventude-na-escola-muito-potencial-e-pouco-aproveitamento. Acesso em: 29-março-2020.
- Protagonismo Juvenil como Empoderamento Social. Fonte: fundação Banco do Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=boQwyMdNabY. Acesso em: 29-março-2020.
- Alunos protagonistas: Como incentivar essa prática dentro das escolas?. Fonte: canal futura. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=M6rMjO8lg9Y. Acesso em: 20-março-2020.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: explique aos alunos que, após guardarem as cartas nos envelopes, farão uma troca para que todos possam ler, pelo menos, uma carta produzida por outro trio. Diga que, para encerrar a sequência, avaliarão o trabalho realizado. A partir do acompanhamento feito durante as aulas e se achar prudente, parabenize o empenho de cada um para que os objetivos da proposta fossem alcançados. Reconhecer a dedicação e o trabalho é uma maneira de despertar a autoconfiança e a autoestima dos alunos.
Distribua os envelopes e peça para guardarem as cartas e preencherem o remetente. Relembre-os que o nome escrito no envelope deve ser o mesmo que eles decidiram durante a produção das cartas, e que pode ser real ou fictício. Cole os envelopes no painel. Dependendo do número de cartas, confeccione mais de um painel. Após os painéis estarem finalizados, explique aos alunos que, a partir desse momento, as cartas deixam de ter donos e outras pessoas, voluntariamente, dialogarão com os alunos remetentes.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA