Plano de Aula

Plano de aula: Lendo as cartas sobre a nossa cidade

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Cartas sobre a nossa cidade

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: Cartas sobre a Nossa Cidade é uma sequência que propõe a escrita de cartas como um meio de comunicação que fortalece o diálogo dentro da comunidade escolar sobre questões da cidade onde vivem. É uma prática identitária que desenvolve o sentimento de pertença ao lugar em que vive e favorece o reconhecimento dos saberes e dos problemas sociais. Mobilizados pela responsabilidade, como cidadãos, com o bem comum, os alunos, reunidos em trios, elaboram um planejamento de produção para a construção de cartas sobre a cidade onde vivem. As cartas serão expostas em um painel e poderão promover a interação da comunidade escolar com os remetentes. Essa sequência é composta de 3 planos de aula. O primeiro tem duração de 1 aula, o segundo de 2 aulas e o terceiro de 1 aula. Os planos são interdependentes.

Sobre esse plano: esse é o último plano da sequência Cartas sobre a Nossa Cidade. Após construírem as cartas, elaboradas a partir do planejamento de produção e pautadas no comprometimento social, os alunos criam orientações aos leitores que serão expostas com o painel. Chega, então, o momento de ler as cartas produzidas pelos colegas e de avaliar o trabalho realizado. No último slide, há uma sugestão de avaliação que acontecerá após a finalização da interação dos interlocutores.

Organização das aulas: esse plano é composto de uma aula de 50 minutos e finaliza a sequência.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: Cartas sobre a Nossa Cidade é uma proposta que engloba cooperação, cidadania, responsabilidade e ética. Movidos por uma prática identitária, os alunos colocam em pauta competências como análise, busca de informação e pensamento crítico. É no envolvimento com o outro que se constrói o sonho coletivo e, assim, os alunos conectam esse sonho ao próprio projeto de vida.

Materiais necessários: cartolina ou papel kraft e envelopes.

Material complementar: a sequência Cartas sobre a Nossa Cidade é uma atividade que gira em torno de projeção de mudanças e transformação da cidade. Para reforçar o compromisso das escolas com a formação integral dos alunos e colocá-los no centro do processo de ensino e aprendizagem, recomenda-se a leitura e apreciação de alguns materiais, como os indicados a seguir:

- Escola é espaço de aprendizagem e protagonismo. Fonte: Revista Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/9672/juventude-na-escola-muito-potencial-e-pouco-aproveitamento. Acesso em: 29-março-2020.

- Protagonismo Juvenil como Empoderamento Social. Fonte: fundação Banco do Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=boQwyMdNabY. Acesso em: 29-março-2020.

- Alunos protagonistas: Como incentivar essa prática dentro das escolas?. Fonte: canal futura. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=M6rMjO8lg9Y. Acesso em: 20-março-2020.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: explique aos alunos que, após guardarem as cartas nos envelopes, farão uma troca para que todos possam ler, pelo menos, uma carta produzida por outro trio. Diga que, para encerrar a sequência, avaliarão o trabalho realizado. A partir do acompanhamento feito durante as aulas e se achar prudente, parabenize o empenho de cada um para que os objetivos da proposta fossem alcançados. Reconhecer a dedicação e o trabalho é uma maneira de despertar a autoconfiança e a autoestima dos alunos.

Distribua os envelopes e peça para guardarem as cartas e preencherem o remetente. Relembre-os que o nome escrito no envelope deve ser o mesmo que eles decidiram durante a produção das cartas, e que pode ser real ou fictício. Cole os envelopes no painel. Dependendo do número de cartas, confeccione mais de um painel. Após os painéis estarem finalizados, explique aos alunos que, a partir desse momento, as cartas deixam de ter donos e outras pessoas, voluntariamente, dialogarão com os alunos remetentes.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA