Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: Cartas sobre a Nossa Cidade é uma sequência que propõe a escrita de cartas como um meio de comunicação que fortalece o diálogo dentro da comunidade escolar sobre questões da cidade onde vivem. É uma prática identitária que desenvolve o sentimento de pertença ao lugar em que vive e favorece o reconhecimento dos saberes e dos problemas sociais. Mobilizados pela responsabilidade, como cidadãos, com o bem comum, os alunos, reunidos em trios, elaboram um planejamento de produção para a construção de cartas sobre a cidade onde vivem. As cartas serão expostas em um painel e poderão promover a interação da comunidade escolar com os remetentes. Essa sequência é composta de 3 planos de aula. O primeiro tem duração de 1 aula, o segundo de 2 aulas e o terceiro de 1 aula. Os planos são interdependentes.
Sobre esse plano: esse é o último plano da sequência Cartas sobre a Nossa Cidade. Após construírem as cartas, elaboradas a partir do planejamento de produção e pautadas no comprometimento social, os alunos criam orientações aos leitores que serão expostas com o painel. Chega, então, o momento de ler as cartas produzidas pelos colegas e de avaliar o trabalho realizado. No último slide, há uma sugestão de avaliação que acontecerá após a finalização da interação dos interlocutores.
Organização das aulas: esse plano é composto de uma aula de 50 minutos e finaliza a sequência.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: Cartas sobre a Nossa Cidade é uma proposta que engloba cooperação, cidadania, responsabilidade e ética. Movidos por uma prática identitária, os alunos colocam em pauta competências como análise, busca de informação e pensamento crítico. É no envolvimento com o outro que se constrói o sonho coletivo e, assim, os alunos conectam esse sonho ao próprio projeto de vida.
Materiais necessários: cartolina ou papel kraft e envelopes.
Material complementar: a sequência Cartas sobre a Nossa Cidade é uma atividade que gira em torno de projeção de mudanças e transformação da cidade. Para reforçar o compromisso das escolas com a formação integral dos alunos e colocá-los no centro do processo de ensino e aprendizagem, recomenda-se a leitura e apreciação de alguns materiais, como os indicados a seguir:
- Escola é espaço de aprendizagem e protagonismo. Fonte: Revista Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/9672/juventude-na-escola-muito-potencial-e-pouco-aproveitamento. Acesso em: 29-março-2020.
- Protagonismo Juvenil como Empoderamento Social. Fonte: fundação Banco do Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=boQwyMdNabY. Acesso em: 29-março-2020.
- Alunos protagonistas: Como incentivar essa prática dentro das escolas?. Fonte: canal futura. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=M6rMjO8lg9Y. Acesso em: 20-março-2020.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: explique aos alunos que, após guardarem as cartas nos envelopes, farão uma troca para que todos possam ler, pelo menos, uma carta produzida por outro trio. Diga que, para encerrar a sequência, avaliarão o trabalho realizado. A partir do acompanhamento feito durante as aulas e se achar prudente, parabenize o empenho de cada um para que os objetivos da proposta fossem alcançados. Reconhecer a dedicação e o trabalho é uma maneira de despertar a autoconfiança e a autoestima dos alunos.
Distribua os envelopes e peça para guardarem as cartas e preencherem o remetente. Relembre-os que o nome escrito no envelope deve ser o mesmo que eles decidiram durante a produção das cartas, e que pode ser real ou fictício. Cole os envelopes no painel. Dependendo do número de cartas, confeccione mais de um painel. Após os painéis estarem finalizados, explique aos alunos que, a partir desse momento, as cartas deixam de ter donos e outras pessoas, voluntariamente, dialogarão com os alunos remetentes.
desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: chegou o momento de ler as cartas produzidas pelos alunos. Antes da leitura, construa com a turma algumas orientações para que os leitores das cartas entendam a atividade. Explique que é importante que os leitores compreendam que a carta lida pode ser respondida e, para o remetente receber a devolutiva, é necessário que deixem-nas no mesmo envelope.
Além da divulgação por meio de cartazes, nas outras turmas e nas conversas informais do cotidiano apontadas na primeira aula, crie com os alunos algumas orientações e as anexe no painel. Por exemplo: em cada envelope há uma carta que aborda assuntos da cidade em que vivemos. Escolha um carta, leia com muita atenção e, se desejar, interaja com os remetentes, deixando a sua resposta no mesmo envelope que retirou. Observe que o remetente da carta tem um envelope com o mesmo nome para ajudá-lo a identificar o envelope correto.
Algumas chamadas podem despertar o interesse nos leitores. Peça para os alunos criarem essas chamadas e espalharem pela escola. Quanto mais liberdade tiverem para decidir esses detalhes, mais criativos se tornam.
Encerrada a construção das orientações, é o momento de os alunos lerem as cartas produzidas pelos colegas. Dê alguns minutos para que eles escolham, leiam as cartas e decidam se querem ou não manter um diálogo com o remetente quando o painel for exposto. Nesse momento, oriente os alunos a fazerem uma breve leitura, mas lembre-os de que a interação acontecerá quando o painel for exposto e aberto para a comunidade escolar. Ressalte que os alunos devem escolher se querem ou não ler as cartas produzidas pelos colegas e se essa interlocução será feita individualmente ou em parceria com outros colegas. O poder de escolha favorece o protagonismo e autoria dos alunos. Decida com a turma onde o painel será exposto.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: é o momento de os alunos avaliarem o trabalho realizado nos trios. Estimule o olhar reflexivo, que é uma oportunidade para ter consciência das preferências, limitações, forças e fraquezas. Lembre-os de que não é só descobrir o que e como aprenderam, mas o que ainda falta aprender e qual o caminho é necessário seguir para que novos conhecimentos e novos talentos sejam revelados.
Peça para que, sentados em círculo e em um diálogo aberto, cada trio revele os motivos que mobilizaram a escolha dos temas abordados nas cartas. Para estimulá-los a refletirem, algumas perguntas podem ser feitas:
- Por que escolheram esses temas?
- Em que eles afetam suas vidas?
- Ficaram felizes com a carta finalizada? Por quê?
- Enfrentaram muitos problemas? Quais? Como resolveram?
- O que vocês aprenderam com a produção das cartas em trio?
Avaliação da sequência:
Para encerrar a sequência, provavelmente, após algumas semanas que o painel foi exposto e a interação dos alunos com os leitores for encerrada, crie um espaço para uma nova avaliação. Outras perguntas podem ser elaboradas ou surgir a partir do diálogo com os alunos.
- As cartas produzidas foram respondidas? Vocês responderam alguma?
- Vocês leram alguma carta, mas não responderam? Por quê?
- Como foi trabalhar em grupo? Todos colaboraram?
- O que foi mais desafiador?
- Gostariam de fazer a atividade novamente? Se sim, sobre qual tema?
- O que vocês aprenderam nas atividades realizadas?
- De tudo o que foi aprendido durante as atividades, o que vocês gostariam de praticar em outras situações na escola e/ou na vida como um todo?