Material para impressão - Produzindo meme A CULTURA DO MEU BAIRRO
Plano de Aula
Plano de aula: Planejando memes com a temática “A cultura do meu bairro”
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Charge, Meme, Comentário
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Produção de Texto.
Materiais necessários: Atividade impressa, material escolar básico e projetor.
Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.
Dificuldades antecipadas: As equipes podem podem sentir dificuldade em gerar ironia em seus memes.
Referências sobre o assunto:
ATHOUGUIA, Geizielle Nathália França. Uma proposta de produção textual a partir do gênero “meme”. UFMG, Faculdade de Letras, Mestrado Profissional. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/view/12248/10445. Acesso em 17 jan 2019.
PASSOS, Marcos Vinícius Ferreira. O gênero “meme” em propostas de produção de textos: implicações discursivas e multimodais. Anais do SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/07/volume_2_artigo_204.pdf. Acesso em 17 jan 2019.
SOUSA, Claudemir. As Relações Dialógicas na Produção de ‘Memes’ na Internet. Littera Online. n.10. Universidade Federal do Maranhão. Departamento de Letras, 2015. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/3561/1597. Acesso em 17 jan 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos se eles já produziram algum meme. Questione o que é necessário para se produzir um meme que seja atrativo. Registre na lousa as respostas dos alunos.
- Explique que nesta aula a turma irá produzir um meme, utilizando como recurso linguístico a ironia.
- Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO