Plano de Aula

Plano de aula: Meme: o humor crítico e multissemioses

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Charge, Meme, Comentário

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Computador e datashow ou equipamento multimídia para projeção de textos e imagens que facilitem a leitura e ilustração dos gêneros abordados. Versão impressa do conteúdo para ser distribuída entre os alunos. Envelopes e fita adesiva dupla face.

Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem restringir o humor apenas ao ato de rir ou de ser engraçado, ignorando o aspecto crítico; ou em formular justificativas em torno das ocorrências de relação entre o humor, a ironia e a crítica no gênero meme.

Referências sobre o assunto:

BODE Gaiato. Fanpage. Facebook. Disponível em: < https://www.facebook.com/BodeGaiato/ >. Acesso em 25 ago. 2018.

POLÊMICO, Rafael. Bode Gaiato. Museu de Memes. Disponível em: < http://www.museudememes.com.br/sermons/bode-gaiato/ >. Acesso em 25 ago. 2018.

POLÊMICO, Rafael. Bode Gaiato. Museu de Memes. Disponível em: < http://www.museudememes.com.br/wp-content/uploads/2017/03/16142384_1430145753715346_6611640083806518222_n.jpg >. Acesso em 25 ago. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos a diferença entre humor e ironia. Questione se, ao ler um meme, eles conseguem perceber uma crítica implícita. Explique à turma que palavras e imagens podem atuar em conjunto para gerar humor no meme, e que o humor e a ironia juntos, no gênero estudado, são uma ótima ferramenta crítica em relação ao comportamento humano.
  • Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos