Atividade para impressão - Envelope 1
Plano de Aula
Plano de aula: Meme: o humor crítico e multissemioses
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Charge, Meme, Comentário
Por: Fernanda Lima Maia
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Computador e datashow ou equipamento multimídia para projeção de textos e imagens que facilitem a leitura e ilustração dos gêneros abordados. Versão impressa do conteúdo para ser distribuída entre os alunos. Envelopes e fita adesiva dupla face.
Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem restringir o humor apenas ao ato de rir ou de ser engraçado, ignorando o aspecto crítico; ou em formular justificativas em torno das ocorrências de relação entre o humor, a ironia e a crítica no gênero meme.
Referências sobre o assunto:
BODE Gaiato. Fanpage. Facebook. Disponível em: < https://www.facebook.com/BodeGaiato/ >. Acesso em 25 ago. 2018.
POLÊMICO, Rafael. Bode Gaiato. Museu de Memes. Disponível em: < http://www.museudememes.com.br/sermons/bode-gaiato/ >. Acesso em 25 ago. 2018.
POLÊMICO, Rafael. Bode Gaiato. Museu de Memes. Disponível em: < http://www.museudememes.com.br/wp-content/uploads/2017/03/16142384_1430145753715346_6611640083806518222_n.jpg >. Acesso em 25 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos a diferença entre humor e ironia. Questione se, ao ler um meme, eles conseguem perceber uma crítica implícita. Explique à turma que palavras e imagens podem atuar em conjunto para gerar humor no meme, e que o humor e a ironia juntos, no gênero estudado, são uma ótima ferramenta crítica em relação ao comportamento humano.
- Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO