
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Charge, Meme, Comentário
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Formato 1: Computador mais datashow ou equipamento multimídia para projeção dos memes a serem analisados. Formato 2: Papel ofício e material básico para resolução de atividade escrita.
Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.
Dificuldades antecipadas: A turma pode demonstrar dificuldade em realizar inferências na relação entre o texto e a imagem ou em relacionar o conteúdo com um evento, personagem ou figura pública, acionados durante o processo de significação dos gêneros textuais.
Referências sobre o assunto:
JING, Tsai Yi. Meme de internet também é serious business: Uma análise da cultura participativa no gênero LOLcat. Monografia (Bacharelado em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011. Disponível em: <http://www.academia.edu/5162331/UNIVERSIDADE_FEDERAL_FLUMINENSE_INSTITUTO_DE_ARTE_E_COMUNICA%C3%87%C3%83O_SOCIAL_CURSO_DE_GRADUA%C3%87%C3%83O_EM_ESTUDOS_DE_M%C3%8DDIA >. Acesso em 09 dez. 2018.
Memedroid. Disponível em:
SOUZA, Mohandas. Hoje eu vou dormir cedo. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/hoje-eu-vou-dormir-cedo/>. Acesso em: 18 set. 2018.
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 11 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 26 minutos
Orientações:
a. É possível perceber a presença de antítese no meme. Identifique-a. A antítese aparece na oposição entre ignorante e sábio. Podemos também considerar a oposição entre afirma (no sentido de ter certeza) e duvida.
b. Explique como os textos verbais e o elemento visual constroem o humor do meme. A imagem do filósofo contribui para a ideia de seriedade associado ao pensamento filosófico na parte inferior do meme, o que por sua vez, contrasta com a frase jocosa da parte superior, como se a reflexão filosófica fosse apenas um jeito mais complexo de afirmar coisas banais.
c. Por que é possível afirmar que o meme é irônico? É irônico porque se configura como um contraste que se apresenta por meio do sarcasmo, levando o filósofo a não falar exatamente o que pensava para não se comprometer.
Referência do meme. https://br.pinterest.com/pin/60024607513271253/. Acesso em 18 jan 2019.
Orientações:
Referência do meme: http://www.museudememes.com.br/sermons/felix-bicha-ma/. Acesso em 18 jan 2019
Orientações:
Referência do meme. http://www.museudememes.com.br/sermons/raiz-x-nutella/. Acesso em 18 jan 2019
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcionais: plataforma de design gráfico Canva (tutorial disponível aqui);
Google Meet (tutorial disponível aqui).
Tema
Envie pela WhatsApp, de forma bem chamativa, o tema da aula: Antítese e Meme – A ironia em contraste. Sugerimos que utilize a plataforma Canva para criar um material gráfico interessante para apresentar o tema (veja em Recursos Opcionais). Pergunte aos alunos o que entendem por contraste ou oposição. Questione se acreditam que o meme pode ter características opostas. Informe que nesta aula eles aprenderão uma figura de linguagem que consiste na exposição de ideias opostas: a antítese.
Introdução
Apresente o slide desta etapa (veja no plano original) e peça aos alunos que a observem e descrevam em seu caderno de aula. Peça para a turma pensar uma frase com palavras de ideias opostas a partir da imagem. Sugira que expressam essas palavras por áudio, no grupo da turma. Em seguida, compartilhe a frase: “A escuridão do universo consome a luz da Lua.”, sublinhando as palavras “escuridão” e “luz” Pergunte aos alunos qual é a relação entre as palavras sublinhadas. Espera-se que eles observem que “escuridão” e “luz” são palavras opostas. Aguarde algumas socializações no grupo da turma. Instigue-os a responder. Explique aos alunos que as palavras destacadas são antíteses, esclarecendo que esta é uma figura de linguagem que ocorre quando há aproximação entre palavras de sentido oposto. Explique que a antítese também pode ocorrer a partir de elementos visuais, como imagem da lua. Esclareça que as cores representadas na imagem e nos termos destacados na frase são contrastantes, isto é, demonstram oposições, ideias contrárias. Diga aos alunos que eles terão como desafio identificar esse recurso estilístico no gênero meme. Outra sugestão é realizar esta aula pelo Google Meet, proporcionando interações mais diretas, síncronas (veja em Recursos Opcionais).
Desenvolvimento
Encaminhe aos alunos o slide com o meme (veja no plano original) e informe que a atividade consistirá em analisá-lo. As perguntas que envolvem a atividade escrita sobre o meme deste slide são: a. É possível perceber a presença de antítese no meme? Identifique-a; b. Explique como os textos verbais e o elemento visual constroem o humor do meme; c. Por que é possível afirmar que o meme é irônico? Encaminhe-lhes as questões e explique que, assim como foi feita na análise da imagem da Lua, eles deverão identificar aspectos linguísticos e multissemióticos no meme que contribuem para a formação da antítese, isto é, apontar elementos verbais e visuais que contribuem para a construção de sentido oposto no meme proposto na atividade. Em seguida, compartilhe com a turma o slide desta etapa (veja no plano original) e pergunte se sabem quem é o personagem no meme. Caso não saibam, informe que o ator Mateus Solano viveu o personagem Félix na telenovela “Amor à Vida”, em 2013; Félix Bicha Má é uma página do Facebook criada na época da novela que transcendeu os limites dos personagens televisivos e passou a ser usada para tratar de temas comuns. Lance o seguinte questionamento: explique como a antítese presente no meme, associada à expressão facial do personagem, acentuam a crítica a um determinado tipo de comportamento. As oposições grosso/fofo e sincero/falso, associado à fisionomia debochada do personagem, acentuam a crítica às pessoas que aparentam ser o que não são e agem com falsidade em seus relacionamentos. Segundo o meme, é melhor ser verdadeiro ainda que para isso precise desagradar alguém. Compartilhe em seguida o próximo slide do plano (veja no plano original) e peça que leiam as características de um zagueiro raiz e, em seguida, as características do zagueiro Nutella. Diga aos alunos que o meme considera que as características apresentadas são opostas. Questione: é possível afirmar que as características entre os dois tipos de zagueiros são antitéticas, ou seja, antagônicas, contrárias? Por quê? (Sim, apesar de o meme não associar palavras antônimas, as ideias apresentadas são de oposição.) Peça aos alunos para observarem as imagens no meme e pergunte: qual relação é possível estabelecer entre as imagens e as características descritas? (O zagueiro raiz é sério, forte, inabalável, prefere a vida simples e não se deixa levar por modismos. O zagueiro Nutella é chorão, fraco, gosta de vida confortável e é usuário dos recursos tecnológicos.) Apesar de não estar explícita a diferença entre bom e ruim, essas duas características podem ser atribuídas aos jogadores no meme. Justifique essa afirmativa. (As diferentes características trazem um juízo de valor ao deixar implícito que o zagueiro raiz é melhor que o zagueiro Nutella, já que ao último estão associados termos no diminutivo que o depreciam, como linguinha, carrinho, garrafinha.) Além de bom/ruim, pode-se inferir outros contrastes como pobre/rico, original/falsificado, simples/sofisticado, “povão”/”mauricinho”. A partir das características apresentadas, defina: O que é um zagueiro raiz? E um zagueiro nutella? (O zagueiro raiz é o que mantém sua características originais, é o zagueiro tradicional que joga e vive como os jogadores antigos. O jogador Nutella é moderno, não se desgasta fisicamente e prefere o jeito mais fácil e confortável, tanto dentro como fora do campo.)
A referência do meme está disponível aqui. Peça que os alunos anotem suas respostas no caderno de aula.
Fechamento
Apresente o slide (veja no plano original) e diga aos alunos que eles deverão criar, individualmente, um verbete de dicionário apresentando o conceito de antítese. Explique que sf indica substantivo feminino, que 1 indica a primeira entrada do verbete no dicionário e que (ex.:) são exemplos que precisam ser dados. Em seguida, solicite que escrevam como a antítese colabora para a construção de sentido no meme. Explique que o sentido se constrói na relação entre os interlocutores no uso da língua. Assim, espera-se que eles percebam que, ao pôr lado a lado elementos contrastantes, a antítese ajuda a construir, a partir do bom humor, uma imagem contraditória e irônica.
Convite às famílias
Os alunos podem ser convidados a compartilhar com os familiares os memes que conheceram e a procurar, juntos, elementos como: antítese, ironia etc. Dessa forma, os alunos aprendem brincando.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Maia - Debora Souza
Mentor: Carlos Eduardo Canani
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A antítese como figura irônica no gênero meme
Finalidade da aula: Analisar os efeitos de sentido do uso da antítese enquanto figura de linguagem central para produção da ironia no gênero meme.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Meme
Objeto(s) do conhecimento: Figuras de linguagem
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP37
Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: