
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Charge, Meme, Comentário
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Formato 1: Computador mais datashow ou equipamento multimídia para projeção dos memes a serem analisados. Formato 2: Papel ofício e material básico para resolução de atividade escrita.
Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.
Dificuldades antecipadas: A turma pode demonstrar dificuldade em realizar inferências na relação entre o texto e a imagem ou em relacionar o conteúdo com um evento, personagem ou figura pública, acionados durante o processo de significação dos gêneros textuais.
Referências sobre o assunto:
JING, Tsai Yi. Meme de internet também é serious business: Uma análise da cultura participativa no gênero LOLcat. Monografia (Bacharelado em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011. Disponível em: <http://www.academia.edu/5162331/UNIVERSIDADE_FEDERAL_FLUMINENSE_INSTITUTO_DE_ARTE_E_COMUNICA%C3%87%C3%83O_SOCIAL_CURSO_DE_GRADUA%C3%87%C3%83O_EM_ESTUDOS_DE_M%C3%8DDIA >. Acesso em 09 dez. 2018.
Memedroid. Disponível em:
SOUZA, Mohandas. Hoje eu vou dormir cedo. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/hoje-eu-vou-dormir-cedo/>. Acesso em: 18 set. 2018.
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 11 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 26 minutos
Orientações:
a. É possível perceber a presença de antítese no meme. Identifique-a. A antítese aparece na oposição entre ignorante e sábio. Podemos também considerar a oposição entre afirma (no sentido de ter certeza) e duvida.
b. Explique como os textos verbais e o elemento visual constroem o humor do meme. A imagem do filósofo contribui para a ideia de seriedade associado ao pensamento filosófico na parte inferior do meme, o que por sua vez, contrasta com a frase jocosa da parte superior, como se a reflexão filosófica fosse apenas um jeito mais complexo de afirmar coisas banais.
c. Por que é possível afirmar que o meme é irônico? É irônico porque se configura como um contraste que se apresenta por meio do sarcasmo, levando o filósofo a não falar exatamente o que pensava para não se comprometer.
Referência do meme. https://br.pinterest.com/pin/60024607513271253/. Acesso em 18 jan 2019.
Orientações:
Referência do meme: http://www.museudememes.com.br/sermons/felix-bicha-ma/. Acesso em 18 jan 2019
Orientações:
Referência do meme. http://www.museudememes.com.br/sermons/raiz-x-nutella/. Acesso em 18 jan 2019
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcionais: plataforma de design gráfico Canva (tutorial disponível aqui);
Google Meet (tutorial disponível aqui).
Tema
Envie pela WhatsApp, de forma bem chamativa, o tema da aula: Antítese e Meme – A ironia em contraste. Sugerimos que utilize a plataforma Canva para criar um material gráfico interessante para apresentar o tema (veja em Recursos Opcionais). Pergunte aos alunos o que entendem por contraste ou oposição. Questione se acreditam que o meme pode ter características opostas. Informe que nesta aula eles aprenderão uma figura de linguagem que consiste na exposição de ideias opostas: a antítese.
Introdução
Apresente o slide desta etapa (veja no plano original) e peça aos alunos que a observem e descrevam em seu caderno de aula. Peça para a turma pensar uma frase com palavras de ideias opostas a partir da imagem. Sugira que expressam essas palavras por áudio, no grupo da turma. Em seguida, compartilhe a frase: “A escuridão do universo consome a luz da Lua.”, sublinhando as palavras “escuridão” e “luz” Pergunte aos alunos qual é a relação entre as palavras sublinhadas. Espera-se que eles observem que “escuridão” e “luz” são palavras opostas. Aguarde algumas socializações no grupo da turma. Instigue-os a responder. Explique aos alunos que as palavras destacadas são antíteses, esclarecendo que esta é uma figura de linguagem que ocorre quando há aproximação entre palavras de sentido oposto. Explique que a antítese também pode ocorrer a partir de elementos visuais, como imagem da lua. Esclareça que as cores representadas na imagem e nos termos destacados na frase são contrastantes, isto é, demonstram oposições, ideias contrárias. Diga aos alunos que eles terão como desafio identificar esse recurso estilístico no gênero meme. Outra sugestão é realizar esta aula pelo Google Meet, proporcionando interações mais diretas, síncronas (veja em Recursos Opcionais).
Desenvolvimento
Encaminhe aos alunos o slide com o meme (veja no plano original) e informe que a atividade consistirá em analisá-lo. As perguntas que envolvem a atividade escrita sobre o meme deste slide são: a. É possível perceber a presença de antítese no meme? Identifique-a; b. Explique como os textos verbais e o elemento visual constroem o humor do meme; c. Por que é possível afirmar que o meme é irônico? Encaminhe-lhes as questões e explique que, assim como foi feita na análise da imagem da Lua, eles deverão identificar aspectos linguísticos e multissemióticos no meme que contribuem para a formação da antítese, isto é, apontar elementos verbais e visuais que contribuem para a construção de sentido oposto no meme proposto na atividade. Em seguida, compartilhe com a turma o slide desta etapa (veja no plano original) e pergunte se sabem quem é o personagem no meme. Caso não saibam, informe que o ator Mateus Solano viveu o personagem Félix na telenovela “Amor à Vida”, em 2013; Félix Bicha Má é uma página do Facebook criada na época da novela que transcendeu os limites dos personagens televisivos e passou a ser usada para tratar de temas comuns. Lance o seguinte questionamento: explique como a antítese presente no meme, associada à expressão facial do personagem, acentuam a crítica a um determinado tipo de comportamento. As oposições grosso/fofo e sincero/falso, associado à fisionomia debochada do personagem, acentuam a crítica às pessoas que aparentam ser o que não são e agem com falsidade em seus relacionamentos. Segundo o meme, é melhor ser verdadeiro ainda que para isso precise desagradar alguém. Compartilhe em seguida o próximo slide do plano (veja no plano original) e peça que leiam as características de um zagueiro raiz e, em seguida, as características do zagueiro Nutella. Diga aos alunos que o meme considera que as características apresentadas são opostas. Questione: é possível afirmar que as características entre os dois tipos de zagueiros são antitéticas, ou seja, antagônicas, contrárias? Por quê? (Sim, apesar de o meme não associar palavras antônimas, as ideias apresentadas são de oposição.) Peça aos alunos para observarem as imagens no meme e pergunte: qual relação é possível estabelecer entre as imagens e as características descritas? (O zagueiro raiz é sério, forte, inabalável, prefere a vida simples e não se deixa levar por modismos. O zagueiro Nutella é chorão, fraco, gosta de vida confortável e é usuário dos recursos tecnológicos.) Apesar de não estar explícita a diferença entre bom e ruim, essas duas características podem ser atribuídas aos jogadores no meme. Justifique essa afirmativa. (As diferentes características trazem um juízo de valor ao deixar implícito que o zagueiro raiz é melhor que o zagueiro Nutella, já que ao último estão associados termos no diminutivo que o depreciam, como linguinha, carrinho, garrafinha.) Além de bom/ruim, pode-se inferir outros contrastes como pobre/rico, original/falsificado, simples/sofisticado, “povão”/”mauricinho”. A partir das características apresentadas, defina: O que é um zagueiro raiz? E um zagueiro nutella? (O zagueiro raiz é o que mantém sua características originais, é o zagueiro tradicional que joga e vive como os jogadores antigos. O jogador Nutella é moderno, não se desgasta fisicamente e prefere o jeito mais fácil e confortável, tanto dentro como fora do campo.)
A referência do meme está disponível aqui. Peça que os alunos anotem suas respostas no caderno de aula.
Fechamento
Apresente o slide (veja no plano original) e diga aos alunos que eles deverão criar, individualmente, um verbete de dicionário apresentando o conceito de antítese. Explique que sf indica substantivo feminino, que 1 indica a primeira entrada do verbete no dicionário e que (ex.:) são exemplos que precisam ser dados. Em seguida, solicite que escrevam como a antítese colabora para a construção de sentido no meme. Explique que o sentido se constrói na relação entre os interlocutores no uso da língua. Assim, espera-se que eles percebam que, ao pôr lado a lado elementos contrastantes, a antítese ajuda a construir, a partir do bom humor, uma imagem contraditória e irônica.
Convite às famílias
Os alunos podem ser convidados a compartilhar com os familiares os memes que conheceram e a procurar, juntos, elementos como: antítese, ironia etc. Dessa forma, os alunos aprendem brincando.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Maia - Debora Souza
Mentor: Carlos Eduardo Canani
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A antítese como figura irônica no gênero meme
Finalidade da aula: Analisar os efeitos de sentido do uso da antítese enquanto figura de linguagem central para produção da ironia no gênero meme.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Meme
Objeto(s) do conhecimento: Figuras de linguagem
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP37
Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: