Plano de Aula

Plano de aula: A antítese como figura irônica no gênero meme

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Charge, Meme, Comentário

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Formato 1: Computador mais datashow ou equipamento multimídia para projeção dos memes a serem analisados. Formato 2: Papel ofício e material básico para resolução de atividade escrita.

Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.

Dificuldades antecipadas: A turma pode demonstrar dificuldade em realizar inferências na relação entre o texto e a imagem ou em relacionar o conteúdo com um evento, personagem ou figura pública, acionados durante o processo de significação dos gêneros textuais.

Referências sobre o assunto:

JING, Tsai Yi. Meme de internet também é serious business: Uma análise da cultura participativa no gênero LOLcat. Monografia (Bacharelado em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011. Disponível em: <http://www.academia.edu/5162331/UNIVERSIDADE_FEDERAL_FLUMINENSE_INSTITUTO_DE_ARTE_E_COMUNICA%C3%87%C3%83O_SOCIAL_CURSO_DE_GRADUA%C3%87%C3%83O_EM_ESTUDOS_DE_M%C3%8DDIA >. Acesso em 09 dez. 2018.

Memedroid. Disponível em: . Acesso em: 18 set. 2018.

SOUZA, Mohandas. Hoje eu vou dormir cedo. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/hoje-eu-vou-dormir-cedo/>. Acesso em: 18 set. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula para os alunos. Pergunte à turma o que eles entendem por contraste ou oposição. Questione se eles acreditam que o mesmo ser pode ter características opostas. Informe aos alunos que nesta aula eles aprenderão uma figura de linguagem que consiste na exposição de ideias opostas: a antítese.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF89LP37 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS