Material para impressão - Planejamento do comentário
Plano de Aula
Plano de aula: Audição e exposição de comentário oral sob o “estilo meme”
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Charge, Meme, Comentário
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Comentário e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Multimídia. Comentário gravado (em áudio) de curta duração. Som para audição do comentário gravado. Material básico para atividade escrita.
Informações sobre o gênero: Comentário é um gênero textual escrito ou oral que pode ser produzido de forma espontânea, planejada, gravado ou não em formato de áudio.
Dificuldades antecipadas: Os(as) alunos(as) podem apresentar dificuldade em identificar ou expor todas as etapas de transição do roteiro no comentário gravado.
Referências sobre o assunto:
B9. Braincast 17 – Memes: O novo Rock’n’Roll. Braincast. Disponível em: < https://www.b9.com.br/30011/braincast-17-memes-o-novo-rocknroll/ >. Acesso em 05 nov. 2018.
MESSIAS, Carla. O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático. Horizontes. USF. Disponível em: < https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/87 >. Acesso em 05 nov. 2018.
MASSARUTO, Filipo A. et al. Educomunicação: o meme enquanto gênero textual a ser utilizado na sala de aula. Revista Pandora Brasil. Disponível em: < http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/letras_83/fillippo_lara_marcela.pdf >. Acesso em 05 nov. 2018.
SODRÉ, Gabrielly de Melo Cunha. Gêneros orais e letramentos: a mesa-redonda como objeto de ensino. Departamento de Letras. Universidade Federal da Paraíba, 2016. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/10136/1/PDF%20-%20Gabrielly%20de%20Melo%20Cunha%20Sodr%C3%A9.pdf. Acesso em 19 jan 2019.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. et alii. GÊNEROS ORAIS – CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/40166/21529. Acesso em 19 jan 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Proponha à turma uma caracterização oral, a partir de três palavras-chave, do que podemos chamar de “estilo meme” a partir do que eles entendem do meme comum nas redes sociais. Espera-se que eles apontem: 1. A ironia 2. O humor 3. Criatividade.
- Agora, peça à turma uma caracterização oral, a partir de duas breves definições em torno de cada tópico, do que podemos entender como comentário. Espera-se que eles apontem: 1. São observações, positivas ou negativas, em torno de qualquer fato, pessoa etc; 2. Podem ser escritos ou orais;
- Leia o tema da aula para os alunos e explique que o estilo meme se caracteriza pelo uso da ironia, da hipérbole (isto é, do exagero) e da mistura de textos já produzidos por outras pessoas, onde há um remix de ideias, linguagens (palavras, sons, imagens) e estilos de criação num só gênero.
- Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO