Plano de Aula

Plano de aula: Produzindo memes com a temática “A cultura do meu bairro”

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Charge, Meme, Comentário

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Produção de Texto.

Materiais necessários: Formato 1: Sala de informática com acesso à internet e programa básico de edição de texto e imagem. Formato 2: Tablet, smartphone ou notebook dos próprios alunos com acesso à internet e programa básico de edição de texto e imagem. Formato 3: Materiais impressos, como jornais e revistas, para recorte de imagens e textos. Tesoura sem ponta, papel ofício ou cartolina e cola. Espaço com boa visibilidade nas áreas de convivência do ambiente escolar para exposição das produções textuais. Obs.: Os formatos 1 e 2 necessitam de impressora com tinta colorida para impressão dos memes.

Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.

Dificuldades antecipadas: As equipes podem ultrapassar o tempo de busca de imagens e textos para a criação de memes, assim como podem sentir dificuldade em gerar ironia em suas produções.

Referências sobre o assunto:

CANDIDO, Evelyn Coutinho Rother; GOMES, N. T. Memes–uma linguagem lúdica. Revista Philologus, Ano, v. 21.

COSTA, Marvin. Como criar memes com fotos do celular? Techtudo. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/06/como-criar-memes-com-fotos-do-celular.html>. Acesso em: 6 dez. 2018.

CRIE MEMES QUE vão viralizar com o gerador online e gratuito do Canva. Canva. Disponível em: <https://www.canva.com/pt_br/criar/memes/>. Acesso em: 6 dez. 2018.

DE SOUZA, Tasso Gasparini; GOVEIA, Fábio Gomes. Meme, Imagem e repetição: uma discussão acerca de alguns modelos para o estudo da mimese em imagens.

NEVES, Flávia. Verbos no imperativo. Conjugação. Disponível em: <https://www.conjugacao.com.br/verbos-no-imperativo/>. Acesso em: 6 dez. 2018.

POLÊMICO, Rafael. Logo eu. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/logo-eu/>. Acesso em: 6 dez. 2018.

O QUE SÃO memes?. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/o-que-sao-memes/>. Acesso em: 6 dez. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Explique nesta aula os alunos darão continuidade ao trabalho iniciado na aula anterior.
  • Questione aos alunos se eles já produziram algum meme que foi compartilhado nas redes sociais e qual a expectativa para a produção dos memes nesta aula
  • Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos