Plano de Aula

Plano de aula: A personificação como figura irônica no gênero meme

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Charge, Meme, Comentário

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Formato 1: Computador e datashow ou equipamento multimídia para projeção dos memes a serem analisados. Formato 2: Memes impressos e expostos no espaço da sala de aula – preferencialmente em papel tamanho A4 ou A3 e colorido.

Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.

Dificuldades antecipadas: A turma pode demonstrar dificuldade em realizar inferências na relação entre o texto e a imagem ou em relacionar o conteúdo com um evento, personagem ou figura pública, acionados durante o processo de significação dos gêneros textuais.

Referências sobre o assunto:

BEA, Confused. Gato Entrevistado. Museu de Memes. Disponível em: . Acesso em: 8 set. 2018.

JING, Tsai Yi. Meme de internet também é serious business: Uma análise da cultura participativa no gênero LOLcat. Monografia (Bacharelado em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011. Disponível em: <http://www.academia.edu/5162331/UNIVERSIDADE_FEDERAL_FLUMINENSE_INSTITUTO_DE_ARTE_E_COMUNICA%C3%87%C3%83O_SOCIAL_CURSO_DE_GRADUA%C3%87%C3%83O_EM_ESTUDOS_DE_M%C3%8DDIA >. Acesso em 09 dez. 2018.

PIMENTEL, Carmen. Prosopopeia (personificação). Educação: Globo. Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/figuras-de-linguagem/prosopopeia-personificacao.html>. Acesso em: 8 set. 2018.

POLÊMICO, Rafael. Chihuahua Clifford. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/chihuahua-clifford/>. Acesso em: 9 set. 2018.

__________. Suricate Seboso. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/suricate-seboso/>. Acesso em: 9 set. 2018.

__________. Bode Gaiato. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/bode-gaiato/>. Acesso em: 9 set. 2018.

SANTANA, Ana Lucia. Personificação. InfoEscola. Disponível em: < https://www.infoescola.com/portugues/personificacao/>.. Acesso em 09 set. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • A partir dos estudos feitos nas aulas anteriores, pergunte aos alunos o que eles entendem por personificação. Pergunte um exemplo de personificação comum no cotidiano dos alunos. Eles podem por exemplo, citar quando as pessoas passam a tratar os animais domésticos como pessoas, ao vesti-los ou realizar festas de aniversários tais quais os seres humanos.
  • Diga à turma que nesta aula será estudado como o humor e a ironia no meme são, muitas vezes, construídos por meio da personificação.
  • Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos