Plano de aula: Interpretando o discurso de ódio no gênero meme

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Charge, Meme, Comentário

Sobre esta aula: esta é a 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Formato 1: Computador mais datashow ou equipamento multimídia para projeção de textos e imagens que facilitem a caracterização e ilustração dos gêneros abordados e para acesso às redes sociais. Smartphones ou tablet dos(as) próprios(as) alunos(as) com acesso à internet, se possível. Formato 2: Não havendo material de informática, ele pode ser substituído pela versão impressa do conteúdo para ser distribuída entre os(as) alunos(as). Acesse o arquivo para impressão clicando aqui.

Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.

Dificuldades antecipadas: Desconhecer a diferença entre informação e opinião. Dificuldade em distinguir um discurso de ódio (enraizado na sociedade) do posicionamento crítico. Incompreensão quanto aos limites entre liberdade de expressão e discurso de ódio.

Referências sobre o assunto:

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2009. Versão 3.0. 1 CD-ROM.

MARTINS, Miguel. Bancados por autoridades e políticos, os discursos de ódio prosperam. Carta Capital. Disponível em: < https://www.cartacapital.com.br/revista/935/bancados-por-autoridades-e-politicos-os-discursos-de-odio-prosperam >. Acesso em 17 ago. 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Pergunte aos alunos o que eles entendem por discurso de ódio e se conseguem identificá-lo facilmente.
  • Explique à turma que a liberdade de expressão e o discurso de ódio estão presentes no gênero meme, mas que muitas vezes não percebemos de que maneira. Por fim, conclua que nesta aula todos irão entender como essas formas de expressão se concretizam no meme.
  • Leia os textos de referências para que compreenda, em sua totalidade, a liberdade de expressão e o discurso de ódio no gênero meme. De modo que facilite a compreensão sobre o meme e seu aspecto crítico ou ideológico.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos