Material para impressão - Perguntas
Plano de Aula
Plano de aula: Humor, crítica e ironia: o que é um meme?
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Charge, Meme, Comentário
Por: Fernanda Lima Maia
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários:
Formato 1: Computador e datashow ou equipamento multimídia para projeção de textos e imagens que facilitem a caracterização e ilustração dos gêneros abordados. Formato 2: Não havendo material de informática, o computador pode ser substituído pela versão impressa do conteúdo para ser distribuída entre os alunos. Perguntas impressas em recortes de papel ofício. Material básico para atividade escrita.
Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.
Dificuldades antecipadas:
A turma pode demonstrar dificuldades em realizar inferências na relação entre o texto e a imagem ou em relacionar o conteúdo com um evento, personagem ou figura pública, acionados durante o processo de significação dos gêneros textuais. Para tanto, contextualize aos alunos como, quando, em que situação ou momento social ou histórico e em quais meios de comunicação o gênero abordado foi circulado. Os(as) alunos(as) podem sentir dificuldade ou timidez em produzir conceitos de forma empírica sobre o gênero textual “meme”, estimule as produções textuais orais dos alunos, por menor que seja, com elogios, para que possam perder a timidez e adquirir confiança na formulação de conceitos, mesmo que de forma coloquial.
Referências sobre o assunto:
CARLOS Severino, cachorro querido entre universitários e vassourenses morre atropelado em Vassouras (RJ). Anda. Disponível em: < https://www.anda.jor.br/2016/02/carlos-severino-cachorro-querido-entre-universitarios-e-vassourenses-morre-atropelado-em-vassouras-rj/ >. Acesso em 02 ago. 2018.
CATIORO e Gatíneo. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/catioro-e-gatineo/>. Acesso em 02 ago. 2018.
KROOS relembra 7 a 1 em mensagem de Ano Novo, 'bomba' na web e pede mais humor. ESPN. Disponível em: <http://www.espn.com.br/noticia/658993_kroos-relembra-7-a-1-em-mensagem-de-ano-novo-bomba-na-web-e-pede-mais-humor>. Acesso em 02 ago. 2018.
SKODOWSKI, Thais. Brasileiros se vingam de piada com 7x1 feita por Kroos em 2016. R7 Esportes. Disponível em: <https://esportes.r7.com/copa-2018/brasileiros-se-vingam-de-piada-com-7x1-feita-por-kroos-em-2016-27062018>. Acesso em 02 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula para os alunos.
- Pergunte aos alunos se eles gostam de memes, por que eles acreditam que esse gênero atrai tanto as pessoas, se já produziram algum meme ou se têm hábito de compartilhar memes nas redes sociais.
- Leia os textos de referências para que compreenda, em sua totalidade, a relação entre o meme, a notícia e a imagem expostos, de modo que facilite a explanação desses gêneros textuais e da linguagem não verbal à turma.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO