Material para impressão - Exposição de memes
Plano de Aula
Plano de aula: Editando uma exposição de memes
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Charge, Meme, Comentário
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Produção de Texto.
Materiais necessários: Material escolar básico para atividade escrita: caderno, lápis, borracha e caneta. Memes impressos.
Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem sentir dificuldade em gerar os memes com a temática proposta.
Referências sobre o assunto:
CANDIDO, Evelyn Coutinho Rother; GOMES, N. T. Memes–uma linguagem lúdica. Revista Philologus, Ano, v. 21.
COSTA, Marvin. Como criar memes com fotos do celular? Techtudo. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/06/como-criar-memes-com-fotos-do-celular.html>. Acesso em: 6 dez. 2018.
CRIE MEMES QUE vão viralizar com o gerador online e gratuito do Canva. Canva. Disponível em: <https://www.canva.com/pt_br/criar/memes/>. Acesso em: 6 dez. 2018.
DE SOUZA, Tasso Gasparini; GOVEIA, Fábio Gomes. Meme, Imagem e repetição: uma discussão acerca de alguns modelos para o estudo da mimese em imagens.
MAYRINK, Eduarda Diniz; MASSUCATO, Muriele. A apreciação de obras de Arte pode começar com os pequenos. Nova Escola. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1542/a-apreciacao-de-obras-de-arte-pode-comecar-com-os-pequenos >. Acesso em: 17 dez. 2018.
NEVES, Flávia. Verbos no imperativo. Conjugação. Disponível em: <https://www.conjugacao.com.br/verbos-no-imperativo/>. Acesso em: 6 dez. 2018.
POLÊMICO, Rafael. Logo eu. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/logo-eu/>. Acesso em: 6 dez. 2018.
O QUE SÃO memes?. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/o-que-sao-memes/>. Acesso em: 6 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos se eles já visitaram uma exposição, se têm o hábito de visitar exposições culturais ou se gostariam de visitar alguma.
- Diga que nesta aula, eles irão compartilhar os memes que produziram em uma exposição para toda a comunidade escolar. Pergunte sobre as expectativas sobre essa atividade.
- Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO