Plano de aula: Leitura de uma entrevista: observação do paratexto

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

• Laboratório de informática com computadores à disposição dos alunos para acessar o texto. Na ausência de recursos tecnológicos, fotocópias das telas printadas durante o acesso ao texto.

Fonte: “Maurício de Souza - O mundo precisa de mais turmas da Mônica”, Celso Masson. Disponível em: https://istoe.com.br/o-mundo-precisa-de-mais-turmas-da-monica/ - Acesso em 02 de setembro de 2018.

Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.

Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não perceber as nuances da imagem e sua relação com o texto.

Referências sobre o assunto:

Para compreender melhor os multiletramentos e o trabalho com a multissemiose em sala de aula:

ROJO, Roxane; BARBOSA, Jacqueline. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

DE PAULA, Daniele Rizental. Leitura de imagem na prática pedagógica. Disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1577-8.pdf. Acesso em 25 de agosto de 2018.

Tema da aula

Orientações: Diga aos alunos que farão uma leitura diferente: vão analisar o que está ao redor do texto principal.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos