
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Computador com projetor multimídia, cadernos dos alunos e quadro.
Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrito e editado para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.
Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista: O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas: Contemplar todos os detalhes necessários no planejamento da entrevista. Planejar requer pensamento para além do imediato, o que na faixa etária em questão ainda está em desenvolvimento;
Compreender que o planejamento é necessário, que a espontaneidade não é suficiente para a realização de uma boa entrevista;
Referências sobre o assunto:
RIOLFI, C. (et al.). Especificidades do ato de ensinar a escrever. In: Ensino de Língua Portuguesa. São Paulo: Thomson Learning, 2008.
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões das atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Este é um plano para o planejamento de uma entrevista escrita, a ser postada online em canais próprios para isso (redes sociais da escola, por exemplo). Peça que os alunos busquem, entre as pessoas que moram com eles (lembre-se: a recomendação “fique em casa” precisa ser respeitada), alguém que seja interessante de entrevistar, devido a sua história de vida, profissão, atuação na comunidade, superação de problemas ou qualquer outro tema relevante. Certamente, eles encontrarão várias possibilidades. A proposta mais acessível é que o entrevistador seja o aluno que mora com o entrevistado, para evitar circulação. Caso seja possível, os alunos também podem entrevistar pessoas via Zoom, Google Meet ou chamada no WhatsApp. Peça que se organizem em trios, escolham seus entrevistados e já perguntem à pessoa se ela aceita participar. Estabeleça um prazo para essa definição e acompanhe seus alunos pelos canais combinados por vocês.
Desenvolvimento
Após os trios terem definido seus entrevistados, envie a eles o primeiro slide da Introdução do plano, onde há um esquema de Entrevista escrita. Peça, por áudio ou por escrito, que eles planejem suas entrevistas com base nesse esquema, fazendo um esqueleto. Além disso, devem se organizar também em relação a: levantamento/pesquisa de informações sobre o entrevistado; quem será o entrevistador; qual será o objetivo da entrevista; onde a entrevista será publicada; elaboração do roteiro de perguntas; anotações durante a entrevista; textualização dos áudios e revisão/formatação final para publicação. Estabeleça um prazo para a entrega do planejamento e acompanhe o trabalho dos trios pelos canais de comunicação já combinados por vocês. (Sugestão: compartilhamento de textos via Google Drive.)
Fechamento
Encerrado o prazo, leia os planejamentos de seus alunos, faça os destaques e observações que achar necessários e envie um áudio à turma comentando esses aspectos. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, e aproveite para interagir mais com sua turma e verificar as aprendizagens e dificuldades.
Convite às famílias
As famílias podem apoiar ativamente este trabalho de escolha de um entrevistado, já que será uma escolha feita dentre os membros da família. Podem apoiar relembrando fatos sobre a pessoa, recordando através de fotos, cartas e outros artefatos de memória a história de vida e o que o entrevistado pode acrescentar em sua entrevista, ou o que os entrevistadores podem incluir na apresentação.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Macedo
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Planejamento de uma entrevista escrita
Finalidade da aula: Planejar uma entrevista escrita para divulgação na internet, desde a decisão sobre quem entrevistar, até a elaboração do roteiro de perguntas, levando em consideração o suporte da publicação e trabalhando cooperativamente em pequenos grupos.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Entrevista
Objeto(s) do conhecimento: Relação do texto com o contexto de produção e experimentação de papéis sociais/Textualização/Revisão/edição de texto informativo e opinativo
Prática de linguagem:Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP06, EF69LP07, EF69LP08
Sobre esta aula: esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Computador com projetor multimídia; Cadernos dos alunos; Quadro.
Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrito e editado para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.
Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas: Contemplar todos os detalhes necessários no planejamento da entrevista. Planejar requer pensamento para além do imediato, o que na faixa etária em questão ainda está em desenvolvimento;
Compreender que o planejamento é necessário, que a espontaneidade não é suficiente para a realização de uma boa entrevista;
Referências sobre o assunto:
RIOLFI, C. (et al.). Especificidades do ato de ensinar a escrever. In: RIOLFI, C. (et al.) Ensino de Língua Portuguesa. São paulo: Thomson Learning, 2008.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: