Plano de aula: Planejamento de uma entrevista escrita

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita

Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Computador com projetor multimídia, cadernos dos alunos e quadro.

Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrito e editado para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.

Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista: O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: Contemplar todos os detalhes necessários no planejamento da entrevista. Planejar requer pensamento para além do imediato, o que na faixa etária em questão ainda está em desenvolvimento;

Compreender que o planejamento é necessário, que a espontaneidade não é suficiente para a realização de uma boa entrevista;

Referências sobre o assunto:

RIOLFI, C. (et al.). Especificidades do ato de ensinar a escrever. In: Ensino de Língua Portuguesa. São Paulo: Thomson Learning, 2008.

Tema da aula

Orientações:

• Informe aos alunos de que, nesta aula, será feito o planejamento de uma entrevista em versão escrita. Sugere-se que tenha sido feita uma escolha prévia dos entrevistados (1 por grupo de 4 a 5 alunos).
  • Explique aos alunos que a entrevista será publicada na internet. Já os informe em qual plataforma/canal os textos serão inseridos a fim de que tenham o suporte em mente durante o planejamento.
  • Para a publicação é importante escolher o melhor site para a publicação dentro do contexto de cada escola e sala de aula. Pode ser um blog, o site da escola, uma rede social, etc. Uma sugestão é publicar os textos no site www.storia.me (acesso em 19 dez 2018).

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos