Plano de Aula
Plano de aula: Planejamento de uma entrevista escrita
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Computador com projetor multimídia, cadernos dos alunos e quadro.
Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrito e editado para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.
Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista: O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas: Contemplar todos os detalhes necessários no planejamento da entrevista. Planejar requer pensamento para além do imediato, o que na faixa etária em questão ainda está em desenvolvimento;
Compreender que o planejamento é necessário, que a espontaneidade não é suficiente para a realização de uma boa entrevista;
Referências sobre o assunto:
RIOLFI, C. (et al.). Especificidades do ato de ensinar a escrever. In: Ensino de Língua Portuguesa. São Paulo: Thomson Learning, 2008.
Tema da aula
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações:
- Informe aos alunos de que, nesta aula, será feito o planejamento de uma entrevista em versão escrita. Sugere-se que tenha sido feita uma escolha prévia dos entrevistados (1 por grupo de 4 a 5 alunos).
- Explique aos alunos que a entrevista será publicada na internet. Já os informe em qual plataforma/canal os textos serão inseridos a fim de que tenham o suporte em mente durante o planejamento.
- Para a publicação é importante escolher o melhor site para a publicação dentro do contexto de cada escola e sala de aula. Pode ser um blog, o site da escola, uma rede social, etc. Uma sugestão é publicar os textos no site www.storia.me (acesso em 19 dez 2018).
Introdução
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações:
- Projete o slide para os alunos. Relembre com eles a construção composicional da entrevista apontando as partes identificadas na página.
- Construção composicional é a organização interna de um determinado gênero que nos permite rapidamente reconhecê-lo. A construção composicional, o conteúdo temático e o estilo são os pilares que constroem as características relativamente estáveis dos textos que nele se enquadram.
- Uma entrevista se organiza prioritariamente em duas partes: uma introdução e os turnos de fala. Na primeira parte, geralmente, se apresenta o entrevistado com uma breve biografia. Pode-se ainda descrever o lugar em que a entrevista se deu ou justificar sua realização. Na segunda parte, a estrutura consiste em intervenções do entrevistador (geralmente com perguntas) alternadas com aquelas do entrevistado (normalmente as respostas).
- Como elementos acessórios, mas bastante recorrentes na entrevista, podemos citar fotos (normalmente do entrevistado), frases em destaque (geralmente entre aspas, e com passagens que o autor da entrevista julgou mais relevantes), título, subtítulo, nome do entrevistado, local da entrevista, nome do entrevistador e nome da seção (geralmente “entrevista”).
- Para mais informações e atividades sobre a construção composicional, consulte as aulas 4, 5 e 6 desta sequência de atividades.
- Explique que é importante considerar todas essas partes no momento do planejamento da entrevista.
Introdução
Orientações:
- Projete o slide aos alunos e converse com eles sobre as tarefas que devem acontecer durante uma entrevista para que se tenha material suficiente e de qualidade para produzir uma página como a da ilustração anterior.
- Comente cada tarefa e sua importância. O entrevistado é a personalidade convidada para responder às perguntas sobre ele ou algum assunto que lhe é relevante. O entrevistador é o responsável por interagir com o entrevistado, com roteiro de perguntas previamente preparado, a fim de conseguir respostas que satisfaçam o objetivo e a intencionalidade da entrevista. O fotógrafo deve registrar diversos momentos da entrevista e, sobretudo, do entrevistado, para que, posteriormente, se possa escolher uma ou mais fotos para a publicação. O repórter deve fazer anotações sobre gestos, expressões do entrevistado, sorrisos etc. para que se tenha material para complementar a edição das falas em formato escrito e para se elaborar a introdução da entrevista. O operador de áudio deve estar atento ao aparelho gravador, verificando seu funcionamento e registrando as perguntas e respostas para posterior transcrição.
- Sugerimos orientar que a fase de oralidade, isto é, a realização da entrevista em si, seja feita fora do horário de aula após essa fase de planejamento, para melhor aproveitamento do tempo didático e para promover a autonomia dos alunos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Explique que toda a classe elaborará antes do planejamento uma pauta dos itens a serem considerados nele.
- Utilize o quadro para registrar a pauta e oriente para que os alunos também o façam em seus cadernos.
- É importante que, neste momento, a pauta seja construída pelos/com os alunos, a fim de que eles participem e se responsabilizem pelo processo de planejamento, conquistando, também, autonomia para uma nova possível entrevista futura.
- Durante a construção da pauta, ajude os alunos a pensarem em todos os fatores relevantes, complementando as informações quando necessário.
- Sugerimos que a pauta contenha os seguintes ítens: quem será o entrevistado; levantamento/pesquisa de informações sobre o entrevistado; quem será o entrevistador; qual será o objetivo da entrevista; onde a entrevista será publicada; quem será o fotógrafo e qual equipamento usará; quem registrará o áudio e qual equipamento usará; quem fará anotações e que material usará; onde e quando a entrevista será realizada; que registro será usado na entrevista (formal/informal); elaboração do roteiro de perguntas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Após a elaboração da pauta, organize os alunos em pequenos grupos (de 4 a 5 alunos) e peça que esbocem um planejamento da entrevista a partir da pauta elaborada.
- Durante o planejamento, circule entre os grupos para verificar se estão desenvolvendo planejamentos adequados e factíveis, orientando-os quando necessário, além de esclarecer eventuais dúvidas dos alunos.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Neste momento, após o planejamento realizado pelos alunos em seus respectivos grupos, peça para que cada grupo troque com outro o planejamento elaborado.
- Peça para que os alunos verifiquem o planejamento do outro grupo de colegas com base nas orientações do slide, a fim de ajudá-los a melhorar o plano ou antecipar possíveis problemas.
- Após a verificação, peça que os alunos devolvam o roteiro ao grupo de origem com as anotações, se forem necessárias.
- Por fim, explique aos alunos que deverão realizar a entrevista fora do horário de aula e trazer as informações coletadas (anotações, áudios, fotos etc.) para a elaboração do texto.
- Pode-se sugerir aos alunos que utilizem uma pasta compartilhada no Google Drive para armazenar esses materiais e facilmente acessá-los quando necessário.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões das atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Este é um plano para o planejamento de uma entrevista escrita, a ser postada online em canais próprios para isso (redes sociais da escola, por exemplo). Peça que os alunos busquem, entre as pessoas que moram com eles (lembre-se: a recomendação “fique em casa” precisa ser respeitada), alguém que seja interessante de entrevistar, devido a sua história de vida, profissão, atuação na comunidade, superação de problemas ou qualquer outro tema relevante. Certamente, eles encontrarão várias possibilidades. A proposta mais acessível é que o entrevistador seja o aluno que mora com o entrevistado, para evitar circulação. Caso seja possível, os alunos também podem entrevistar pessoas via Zoom, Google Meet ou chamada no WhatsApp. Peça que se organizem em trios, escolham seus entrevistados e já perguntem à pessoa se ela aceita participar. Estabeleça um prazo para essa definição e acompanhe seus alunos pelos canais combinados por vocês.
Desenvolvimento
Após os trios terem definido seus entrevistados, envie a eles o primeiro slide da Introdução do plano, onde há um esquema de Entrevista escrita. Peça, por áudio ou por escrito, que eles planejem suas entrevistas com base nesse esquema, fazendo um esqueleto. Além disso, devem se organizar também em relação a: levantamento/pesquisa de informações sobre o entrevistado; quem será o entrevistador; qual será o objetivo da entrevista; onde a entrevista será publicada; elaboração do roteiro de perguntas; anotações durante a entrevista; textualização dos áudios e revisão/formatação final para publicação. Estabeleça um prazo para a entrega do planejamento e acompanhe o trabalho dos trios pelos canais de comunicação já combinados por vocês. (Sugestão: compartilhamento de textos via Google Drive.)
Fechamento
Encerrado o prazo, leia os planejamentos de seus alunos, faça os destaques e observações que achar necessários e envie um áudio à turma comentando esses aspectos. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, e aproveite para interagir mais com sua turma e verificar as aprendizagens e dificuldades.
Convite às famílias
As famílias podem apoiar ativamente este trabalho de escolha de um entrevistado, já que será uma escolha feita dentre os membros da família. Podem apoiar relembrando fatos sobre a pessoa, recordando através de fotos, cartas e outros artefatos de memória a história de vida e o que o entrevistado pode acrescentar em sua entrevista, ou o que os entrevistadores podem incluir na apresentação.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Macedo
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Planejamento de uma entrevista escrita
Finalidade da aula: Planejar uma entrevista escrita para divulgação na internet, desde a decisão sobre quem entrevistar, até a elaboração do roteiro de perguntas, levando em consideração o suporte da publicação e trabalhando cooperativamente em pequenos grupos.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Entrevista
Objeto(s) do conhecimento: Relação do texto com o contexto de produção e experimentação de papéis sociais/Textualização/Revisão/edição de texto informativo e opinativo
Prática de linguagem:Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP06, EF69LP07, EF69LP08
Sobre esta aula: esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Computador com projetor multimídia; Cadernos dos alunos; Quadro.
Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrito e editado para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.
Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas: Contemplar todos os detalhes necessários no planejamento da entrevista. Planejar requer pensamento para além do imediato, o que na faixa etária em questão ainda está em desenvolvimento;
Compreender que o planejamento é necessário, que a espontaneidade não é suficiente para a realização de uma boa entrevista;
Referências sobre o assunto:
RIOLFI, C. (et al.). Especificidades do ato de ensinar a escrever. In: RIOLFI, C. (et al.) Ensino de Língua Portuguesa. São paulo: Thomson Learning, 2008.