Fichas com temas
Fichas com temas
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.
Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade para identificar o(s) tema(s) da entrevista ou para sintetizar a opinião do entrevistado sem copiar trechos.
Referências sobre o assunto:
Para conhecer mais sobre o gênero entrevista: MEDINA, Cremilda. Entrevista. In: MELO, José Marques (org). Gêneros Jornalísticos na Folha de São Paulo. Editora FTD: São Paulo, 1987.
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações: Projete o slide com o tema da aula para os alunos e diga que trabalharão com uma leitura sobre o criador da Turma da Mônica.
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos (slides 4 e 5)
Orientações:
Materiais complementares:
Para acessar um modelo de fichas para impressão, clique aqui.
Para acessar as respostas sugeridas para a atividade, clique aqui.
Orientações:
Materiais complementares: Para acessar as respostas sugeridas para a atividade, clique aqui.
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Sorteador (disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo que irão trabalhar com a leitura de uma entrevista de forma mais aprofundada. Anuncie que essa entrevista é com o cartunista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica. Peça que os alunos se organizem em duplas e lhes dê um prazo para enviar os nomes de cada dupla. Com os nomes em mãos, faça o sorteio dos temas da entrevista entre as duplas usando, se quiser, um sorteador online (disponível aqui). Encaminhe por escrito o resultado do sorteio. Os temas são:
- A produção de um filme;
- Crise econômica;
- Longa duração da Turma da Mônica;
- Internet;
- Religião;
- Agressividade;
- Produtos da marca;
- Intolerância ao estrangeiro;
- Diferenças culturais entre países.
Envie também a entrevista e oriente cada dupla a fazer um comentário resumindo a opinião do cartunista sobre cada assunto. Estabeleça um prazo e um meio de compartilhamento dos trabalhos (sugestão: Google Drive).
Desenvolvimento
Acompanhe o trabalho das duplas pelos canais de comunicação já combinados por vocês. Encerrado o prazo, leia os resumos de seus alunos, faça os destaques e as observações que achar necessário por escrito em cada trabalho e peça para os alunos lerem as produções das outras duplas.
Fechamento
Envie um áudio para finalizar esta aula, comentando que, a partir da síntese dos pontos de vista do autor sobre cada tema, é possível traçar um perfil do cartunista, imaginar como ele é e o que pensa. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e, nesse caso, siga o passo a passo do Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Convide as famílias a pesquisar entrevistas no YouTube com o cartunista Maurício de Sousa, pois é bastante interessante que conheçam o “pai” da Turma da Mônica e de personagens tão queridos, que estiveram presentes na infância de tantos brasileiros. Indique também o filme “Laços” para que assistam em família, caso tenham a possibilidade. As famílias que quiserem podem postar fotos desses momentos no grupo de WhatsApp da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Macedo
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Leitura de uma entrevista: sentidos globais
Finalidade da aula: Compreender os sentidos globais de uma entrevista (temas abordados, perfil do entrevistado e do entrevistador e seus pontos de vista sobre o conteúdo abordado).
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Entrevista
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP03
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.
Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade para identificar o(s) tema(s) da entrevista ou para sintetizar a opinião do entrevistado sem copiar trechos.
Referências sobre o assunto:
Para conhecer mais sobre o gênero entrevista: MEDINA, Cremilda. Entrevista. In: MELO, José Marques (org). Gêneros Jornalísticos na Folha de São Paulo. Editora FTD: São Paulo, 1987.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
Crie a sua conta ou faça seu login e: