Plano de Aula

Plano de aula: Introdução ao gênero entrevista

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

  • Computador com acesso à internet, projetor multimídia e tela, se os recursos tecnológicos forem disponíveis.
  • Um mural preparado previamente no aplicativo Padlet (www.padlet.com).
  • Fotocópias do texto (e da atividade proposta, caso não haja recursos tecnológicos disponíveis. Para acessar a atividade proposta, clique aqui).
  • Imagens de grafites (de revistas, impressas, ou projetadas por meio de uma pesquisa no Google Imagens ou algum site sobre o grafite).
  • Texto “Entrevista com o grafiteiro Speto”, Alexia Vieira. Disponível em https://www.opovo.com.br/jornal/vidaearte/2017/11/entrevista-com-o-grafiteiro-speto.html. Acesso em 02 de setembro de 2018.

Sobre o gênero:

A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.

Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas:

Verificar a impossibilidade de neutralidade em textos do gênero entrevista. Os alunos podem ter dificuldade de perceber que as informações apresentadas no texto são modalizadas pela opinião dos participantes.

Os alunos podem não saber o que é um grafite ou o que faz um grafiteiro.

Os alunos podem não ter familiaridade com a dinâmica de colaboração pelo aplicativo Padlet, ou mesmo com os recursos tecnológicos em geral.

Referências sobre o assunto:

Para contextualizar o grafite: MARTINS, Simone R.; IMBROISI, Margaret H. “Grafite”. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-seculo-20/grafite/ - Acesso em 01de agosto de 2018.

Para refletir sobre a impossibilidade de neutralidade no jornalismo: SPONHOLZ, Liriam. Objetividade em Jornalismo: uma perspectiva da teoria do conhecimento, Revista FAMECOS, Porto Alegre, n 21, p. 110-120, 2003. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3219. Acesso em 01 de agosto de 2018.

Para aprofundar a discussão sobre a função da entrevista de informar ou formar opinião: HOFFNAGEL, J.C. Entrevista: uma conversa controlada. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010 [2002], p.195 a 208.

Para conhecer os recursos do aplicativo Padlet (www.padlet.com): “Como usar o Padlet”. Disponível em https://pt.wikihow.com/Usar-o-Padlet - Acesso em 04 ago 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Diga aos alunos que irão trabalhar com a leitura de um texto que aborda o grafite.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos