Plano de aula: Produção de uma entrevista escrita

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita

Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Laboratório de informática com acesso à internet; fones de ouvido; material elaborado e recolhido pelos alunos previamente (planejamento da entrevista, arquivo em áudio ou vídeo (e suporte para sua reprodução), arquivos de imagens, anotações etc.); projetor multimídia.

Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrito e editado para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.

Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista: O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: Transpor elementos orais para o texto escrito; Como registrar trechos com muitas hesitações, desvios linguísticos e truncamentos; Inserir observações a partir das anotações.

Diagramar a página com a entrevista com sinais gráficos e sem distorcer imagens, dependendo da familiaridade dos alunos com os recursos disponíveis.

Referências sobre o assunto:

GUEDES, P. C. Da redação à produção textual: o ensino da escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

Tema da aula

Orientações:

• Projete ou diga aos alunos o tema da aula. Explique que, nesta aula, os alunos retomarão o material produzido/levantado previamente durante o planejamento e a realização da entrevista propriamente dita (áudio/vídeo, anotações, fotografias, pesquisa sobre o entrevistado etc.) para elaborar uma primeira versão do texto.
  • Para facilitar essa fase, pode-se orientar que os alunos salvem previamente todos os arquivos produzidos em uma pasta no Google Drive. Para utilizar o Google Drive todos os alunos precisam ter uma conta de email do gmail. Clique aqui para saber como criar uma conta no gmail. Neste link, você encontra algumas orientações sobre como usar o Google Drive.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos