Plano de Aula

Plano de aula: Apreciação de uma entrevista em suporte audiovisual

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Entrevista e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários:

Computador com acesso à internet; projetor multimídia; caixas de som; notas adesivas; cópias do diagrama para atividade.

Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizada em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida) ou ser posteriormente transcrito e editado para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo deste gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.

Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades para interpretar a linguagem sonora e cinésica de uma entrevista em suporte audiovisual.

Referências sobre o assunto:

FARIAS, A. S.; LIMA, T. de A. ; PEREIRA, B. A. ; REINALDO, M.A. G. M. . O gênero entrevista em sala de aula: uma sequência didática realizada por professores em formação. 2008. Disponível em: <http://www.uesc.br/eventos/selipeanais/anais/brunoalveseoutros.pdf>. Acesso em: 10 nov. de 2018.

PACHECO, L. P. O gênero entrevista como ferramenta de ensino em aulas de língua portuguesa. 2008. Disponível em: <http://jararaca.ufsm.br/websites/l&c/download/artigo08_2/leticia.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2018.

PEASE, Allan; PEASE, Barbara. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Trad. Pedro Jorgensen Junior. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. 69. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

WEIL, Pierre; TOMPAKOW, Roland. O corpo fala: A linguagem silenciosa da comunicação não verbal. 66. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou diga aos alunos o tema da aula. Explique que, nesta aula, será abordada uma modalidade diferente do gênero Entrevista, que será explorada em seu formato audiovisual, e não escrito.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados