Plano de aula: Apreciação de uma entrevista em suporte audiovisual

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita

Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Entrevista e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários:

Computador com acesso à internet; projetor multimídia; caixas de som; notas adesivas; cópias do diagrama para atividade.

Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizada em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida) ou ser posteriormente transcrito e editado para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo deste gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.

Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades para interpretar a linguagem sonora e cinésica de uma entrevista em suporte audiovisual.

Referências sobre o assunto:

FARIAS, A. S.; LIMA, T. de A. ; PEREIRA, B. A. ; REINALDO, M.A. G. M. . O gênero entrevista em sala de aula: uma sequência didática realizada por professores em formação. 2008. Disponível em: <http://www.uesc.br/eventos/selipeanais/anais/brunoalveseoutros.pdf>. Acesso em: 10 nov. de 2018.

PACHECO, L. P. O gênero entrevista como ferramenta de ensino em aulas de língua portuguesa. 2008. Disponível em: <http://jararaca.ufsm.br/websites/l&c/download/artigo08_2/leticia.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2018.

PEASE, Allan; PEASE, Barbara. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Trad. Pedro Jorgensen Junior. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. 69. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

WEIL, Pierre; TOMPAKOW, Roland. O corpo fala: A linguagem silenciosa da comunicação não verbal. 66. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou diga aos alunos o tema da aula. Explique que, nesta aula, será abordada uma modalidade diferente do gênero Entrevista, que será explorada em seu formato audiovisual, e não escrito.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos