Atividade para impressão (diagrama)
Plano de Aula
Plano de aula: Apreciação de uma entrevista em suporte audiovisual
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Entrevista e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários:
Computador com acesso à internet; projetor multimídia; caixas de som; notas adesivas; cópias do diagrama para atividade.
Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizada em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida) ou ser posteriormente transcrito e editado para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo deste gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.
Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades para interpretar a linguagem sonora e cinésica de uma entrevista em suporte audiovisual.
Referências sobre o assunto:
FARIAS, A. S.; LIMA, T. de A. ; PEREIRA, B. A. ; REINALDO, M.A. G. M. . O gênero entrevista em sala de aula: uma sequência didática realizada por professores em formação. 2008. Disponível em: <http://www.uesc.br/eventos/selipeanais/anais/brunoalveseoutros.pdf>. Acesso em: 10 nov. de 2018.
PACHECO, L. P. O gênero entrevista como ferramenta de ensino em aulas de língua portuguesa. 2008. Disponível em: <http://jararaca.ufsm.br/websites/l&c/download/artigo08_2/leticia.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2018.
PEASE, Allan; PEASE, Barbara. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Trad. Pedro Jorgensen Junior. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.
POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. 69. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
WEIL, Pierre; TOMPAKOW, Roland. O corpo fala: A linguagem silenciosa da comunicação não verbal. 66. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou diga aos alunos o tema da aula. Explique que, nesta aula, será abordada uma modalidade diferente do gênero Entrevista, que será explorada em seu formato audiovisual, e não escrito.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Pergunte aos alunos se, além de entrevistas escritas, já tiveram contato com entrevistas em áudio (em um programa de rádio ou em podcast, por exemplo) ou vídeo (na TV ou no YouTube, por exemplo).
- Deixe que os alunos comentem as entrevistas que viram e/ou ouviram. Para compreender melhor, pergunte em que contextos e por quais motivos leram/ouviram as entrevistas e quem eram os entrevistados.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Diga aos alunos que eles verão uma entrevista em vídeo com a dupla Palavra Cantada.
- Pergunte se os alunos conhecem a dupla. Se sim, pergunte quem são e acolha as respostas. Em caso negativo, faça uma breve apresentação da dupla.
- Informações para o professor sobre a dupla Palavra Cantada: Sandra Peres e Paulo Tatit são os músicos que fundaram o Palavra Cantada em 1994. Suas melodias são destinadas ao público infantil e procuram explorar sons e ritmos brasileiros com base em uma visão poética e de respeito ao pensamento infantil. Com premiações diversas, a dupla conta com 15 CDs, 10 DVDs e sete livros publicados.
- Antes de assistir ao vídeo, mostre aos alunos o diagrama que deverão completar com base na visão do filme. Desta forma, eles saberão em que focar a atenção durante o vídeo e vão evitar dispersar.
- O diagrama pode ser impresso ou reproduzido em grande dimensão para ser afixado na sala de aula.
- Leia cada item que deve ser respondido com os alunos e assegure-se de que compreenderam todos eles.
- Só então reproduza o vídeo.
- Entrevista com Palavra Cantada. Mariane Bigio e Cláudia Bettini. Disponível em: <https://corujices.com/tv-corujices/entrevista-com-palavra-cantada>. Acesso em: 3 nov. 2018.
- Após a reprodução do vídeo, diga aos alunos que souberem responder a um dos itens que peçam a palavra (erguendo a mão, por exemplo). O aluno lê a pergunta e dá sua resposta. Após verificar se os colegas concordam, e após validação da resposta pelo professor, peça que o aluno que respondeu escreva sua resposta em uma nota adesiva, e que a afixe no diagrama.
- Proceda assim até concluir todos os 6 (seis) itens.
- Por fim, pergunte aos alunos se eles acham que as perguntas foram planejadas. Imagina-se que os alunos fiquem divididos. Por se tratar de uma entrevista oral, as perguntas podem parecer sempre improvisadas. Destaque então que há um planejamento das questões, mas certa adaptação, alteração ou inserção de perguntas podem ocorrer a partir do momento da interação.
Materiais complementares: Para acessar o diagrama para a atividade, clique aqui. Para acessar uma sugestão de respostas para o diagrama, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Após a conclusão do preenchimento do diagrama, passe para a próxima etapa. Diga que os alunos agora irão analisar as modulações de voz e a linguagem corporal dos participantes da entrevista.
- Para esta análise, explique aos alunos que o vídeo será reproduzido novamente e que será pausado em alguns momentos. Explique ainda que, a cada interrupção, os alunos deverão imitar a postura, os gestos e a voz do participante informado pelo professor, e que a classe deverá interpretar que efeitos de sentido estes aspectos produzem.
- Faça conforme explicado. Aponte para o participante que se quer priorizar em cada cena para que os alunos possam se orientar. Caso os alunos tenham dificuldades em interpretar as modulações de voz ou a linguagem corporal, faça perguntas como: O que este gesto demonstra? Esta expressão é negativa ou positiva? Por que o entrevistado/entrevistador está com esta postura? Que palavra foi enfatizada? Porque o entrevistado/entrevistador falou mais rápido/mais devagar/mais alto neste trecho?
- Para orientação do professor, disponibilizamos nos Materiais complementares um roteiro para as interrupções e análise.
Materiais complementares: Para acessar uma sugestão de roteiro para interrupção e análise, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Projete e/ou leia as perguntas do slide. Acredita-se que após as atividades da aula os alunos tenham uma visão mais explícita dos fatores específicos da entrevista em suporte audiovisual.
- Espera-se que os alunos percebam que não só o conteúdo do que se diz e a manipulação das palavras são importantes para o sentido do texto mas também a forma como os participantes se expressam utilizando recursos de modulação de voz e da linguagem corporal são relevantes. A imagem e a voz trazem sentidos diversos para a linguagem verbal, como uma postura, uma expressão do rosto, a ênfase em uma frase ou palavra, uma pausa, uma hesitação etc. Por outro lado, pode ser relevante ressaltar que, assim como em uma entrevista escrita, existe uma introdução e uma sequência de turnos de fala prioritariamente de perguntas e respostas.
- Caso os alunos não manifestem esta percepção, faça perguntas como: O que há de diferente entre uma entrevista em vídeo e uma em texto? A que posso ter acesso em uma entrevista de rádio que a entrevista em texto não? O que é igual em qualquer entrevista (escrita, em áudio ou em vídeo)?
- Mostre que a análise que fizeram durante a aula acusou diversos sentidos para além do que é falado.
- Sobre a segunda pergunta, espera-se que os alunos percebam a necessidade de ensaiar a forma de dizer as perguntas, planejar o cenário da entrevista, prever palavras que se queira destacar durante o vídeo/áudio etc.
- É possível que os alunos não percebam a necessidade de se planejar tais aspectos, por imaginarem que são intuitivos e espontâneos. Caso perceba que é este o caso de seus alunos, explique que intuitivamente estes fatores são produzidos de fato, mas que esta “intuição” pode manifestar algo que não se queira durante uma entrevista, e que dominar tais fatores permite orientá-los melhor para o objetivo que tem a entrevista.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie um áudio aos alunos dizendo que irão analisar uma entrevista falada com a dupla Palavra Cantada. Se necessário, fale um pouco sobre a dupla. Envie o link da entrevista e o diagrama (disponível no Plano) que deverão completar com base na visão do filme. Oriente-os a se organizar em duplas para completar o diagrama. Estabeleça um prazo e a forma de entrega dos trabalhos (sugestão: Google Drive) e encerre o áudio. Acompanhe seus alunos pelos canais combinados por vocês.
Desenvolvimento
Após verificar de que forma as duplas completaram os diagramas, faça um novo áudio comentando os trabalhos, destacando o que achar necessário. Então, diga que as duplas agora irão observar as expressões faciais e a postura dos entrevistados. Envie a eles o Roteiro de análise sonora e cinésica, disponível aqui, mas retire as respostas da coluna “Possível Análise”. Oriente os alunos, por escrito, a ver o vídeo da entrevista novamente, mas agora focando nos minutos indicados pelo Roteiro e buscando interpretar o que significam os gestos e sons indicados ali. Estabeleça um prazo para entrega e acompanhe o trabalho das duplas pelos canais de comunicação já combinados por vocês.
Fechamento
Encerrado o prazo, leia as respostas de seus alunos, faça os destaques e observações que achar necessários e envie um novo áudio à turma comentando esses aspectos. Aproveite as Orientações do Plano em seu áudio de feedback aos alunos. Além disso, enfatize que os aspectos levantados por eles sobre postura, gestual e seus significados deverão ser observados quando forem planejar uma entrevista. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e aproveite para interagir mais com sua turma, verificando as aprendizagens e dificuldades.
Convite às famílias
Nada melhor para aperfeiçoar os sentidos e estar mais atentos à expressão corporal (própria e dos outros) do que um jogo de mímica. Sugira às famílias que brinquem desse jogo, orientando-os quanto às regras e às possibilidades. Uma sugestão bacana é disponibilizar às famílias uma lista de sentimentos (como a disponível aqui, por exemplo) para tematizar o jogo. As famílias que toparem jogar podem enviar fotos ou vídeo desse momento para o grupo de WhatsApp da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Macedo
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Apreciação de uma entrevista em suporte audiovisual
Finalidade da aula: Analisar uma entrevista em suporte audiovisual com base em seu contexto de produção e de seus elementos sonoros e cinésicos.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Entrevista
Objeto(s) do conhecimento: Planejamento e produção de textos jornalísticos orais/Planejamento e produção de entrevistas orais
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP11/EF67LP14
Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.