Plano de aula: Revisão, socialização e publicação de uma entrevista escrita

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita

Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Um computador para cada grupo com acesso à internet (possivelmente em um laboratório de informática); fotocópias das fichas de revisão (1 maço de fichas para cada grupo da classe); entrevistas realizadas e textualizadas previamente pelos alunos; dicionários e gramáticas para eventuais consultas.

Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrito e editado para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.

Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista: O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em verificar problemas ou necessidade de reformulação nos próprios textos; Os alunos podem desconhecer algumas regras gramaticais da norma culta.

Referências sobre o assunto:

RUIZ, E. D. Como corrigir redações na escola: uma proposta textual-interativa. São Paulo: Contexto, 2010.

SAUTCHUK, I. A produção dialógica do texto escrito: Um diálogo entre escritor e leitor interno. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Tema da aula

Orientações:

• Projete ou diga aos alunos o tema da aula.
  • Esta aula pressupõe que os alunos já tenham planejado, realizado e textualizado uma entrevista, de modo que a fase será de revisão do texto anteriormente produzido. Prevê-se ainda que os alunos já sabem em que site ou plataforma os textos serão publicados. Caso não exista uma plataforma, site ou rede de preferência, sugerimos a publicação na plataforma www.storia.me (acesso em 19 dez 2018).
  • Explique aos alunos que eles realizarão, nesta aula, a revisão do texto elaborado anteriormente. Esclareça que no processo de produção de um texto a revisão e a reescrita é um processo natural, do qual nem sempre nos damos conta ao ler o texto em sua versão final.
  • Acrescente ainda que um distanciamento do texto (produzi-lo em um momento e lê-lo para revisar em outro, por exemplo) e um refinamento do olhar para um determinado objetivo de revisão podem favorecer um bom resultado.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos