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Jornalismo

8 autores para estudar e passar nos concursos públicos

NOVA ESCOLA separou conteúdos indispensáveis para quem está se preparando para disputar uma vaga na rede pública

PorPedro Annunciato

16/01/2019

Foto: Getty Images

Sonhando com uma carreira na rede pública de Educação? Então guarde bem esta página porque ela pode ser muito útil em 2019! NOVA ESCOLA vasculhou, no fim do ano passado, dezenas de editais de concursos públicos pelo país para saber o que cai nas provas e descobriu pelo menos oito autores que aparecem frequentemente na bibliografia obrigatória.

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Você, provavelmente, já ouviu falar deles, mas é sempre importante revisar e aprofundar o que se sabe. Para isso, separamos uma coletânea de entrevistas, nas quais esses pensadores expõem suas ideias de maneira didática. Veja quem são eles e boa leitura!

 

Yves de la Taille
Professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Psicologia Moral, o autor é uma referência quando se fala em temas como disciplina e comportamento. Nesta entrevista, Yves expõe a essência de seu pensamento, que propõe uma Educação baseada em princípios, e não em regras.

  

Emilia Ferreiro
Indispensável em qualquer bibliografia sobre Alfabetização, o nome da psicolinguista argentina ficou famoso a partir dos anos 1970, quando Emilia publicou suas pesquisas que ajudaram a esclarecer como as crianças aprendem a língua escrita. Numa entrevista a NOVA ESCOLA em 2001, ela sintetiza as suas conclusões como pesquisadora e faz, a partir delas, uma reflexão sobre o desenvolvimento das crianças com a chegada da internet.

 

Delia Lerner
Outra grande pesquisadora da América Latina, Delia se debruça especialmente sobre as práticas de leitura em seu trabalho. Recentemente, ela visitou o Brasil e falou sobre como o desenvolvimento dos comportamentos leitores pode contribuir no combate às notícias falsas (fake news).

 

Telma Weisz
Autora de clássicos como O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem (133 págs., Ed. Ática), e uma das maiores difusoras das pesquisas realizadas por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, Telma é considerada uma autoridade quando o assunto é Alfabetização. Na entrevista, ela faz um balanço sobre o cenário educacional brasileiro em relação às práticas de leitura e escrita e resume as contribuições da psicogênese para o desenvolvimento do ensino. 

 

Myriam Nemirovsky
A pesquisadora argentina tem mais de quatro décadas de experiência com formação de professores, estudando os aspectos ligados à leitura e escrita. Em 2011, Myriam esteve no Brasil e concedeu uma entrevista à GESTÃO ESCOLAR em que discute como trabalhar a leitura com professores para que eles possam formar leitores e escritores, entre outros temas.

 

Maria Teresa Égler Mantoan
Educadora formada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Maria Teresa tem um longo histórico de atuação em defesa da inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares. Seus estudos e pesquisas tiveram grande influência na formação das políticas públicas brasileiras em relação a esse público. A especialista também é conhecida por fazer duras críticas ao modelo de escola especial.

 

Cipriano Carlos Luckesi
O pesquisador da Universidade Federal da Bahia (UFBA) é tido como um dos maiores estudiosos brasileiros sobre avaliação escolar e já publicou 14 livros ao longo da carreira. Na conversa com NOVA ESCOLA, Cipriano faz críticas ao modelo de avaliações baseado em provas e analisa, entre outras questões, o problema da repetência.

 

Daniela Auad
Novata na área – quando comparada aos demais autores da lista – a coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Educação e Gênero da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aparece como uma referência importante sobre esse tema, que esteve no centro de várias polêmicas nos últimos anos. À NOVA ESCOLA, Daniela defende que a questão de gênero já faz parte do dia a dia das escolas e não pode ser ignorada.

 

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