Plano de aula: Realização de uma entrevista em formato audiovisual

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Entrevista oral ou escrita

Sobre esta aula: esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Roteiro de planejamento da entrevista (com compilação prévia pelos alunos); aparelhos para o registro da entrevista em vídeo (smartphones, câmeras etc.) que podem ser trazidos pelos alunos; objetos necessários à preparação do cenário (também trazidos pelos alunos conforme planejamento); presença dos entrevistados convidados previamente; quadro; cadernos dos alunos.

Informações sobre o gênero: A entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e assim ser exibido (nos suportes em que a linguagem audiovisual é permitida), ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva.

Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista - O diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em coordenar as diversas habilidades envolvidas no registro da entrevista oral; os alunos podem ter dificuldades em manipular os aparelhos para o registro da entrevista; os alunos podem ter dificuldades para controlar a ansiedade diante da performance oral.

Referências sobre o assunto:

FARIAS, A. S. et al. O gênero entrevista em sala de aula: uma sequência didática realizada por professores em formação. 2008. Disponível em: <http://www.uesc.br/eventos/selipeanais/anais/brunoalveseoutros.pdf>. Acesso em: 10 nov. de 2018.

PACHECO, L. P. O gênero entrevista como ferramenta de ensino em aulas de língua portuguesa. 2008. Disponível em: <http://jararaca.ufsm.br/websites/l&c/download/artigo08_2/leticia.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2018.

PEASE, A.; PEASE, B. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Trad. Pedro Jorgensen Junior. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. 69. ed. São Paulo: saraiva, 1999.

WEIL, P.; TOMPAKOW, R. O corpo fala: A linguagem silenciosa da comunicação não verbal. 66. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

Tema da aula

Orientações: Projete ou diga aos alunos o tema da aula. Explique que na aula será realizada a entrevista planejada previamente.

Para esta aula, é necessário ter havido um convite prévio dos entrevistados para participarem do processo. Espera-se que eles estejam presentes para a realização da entrevistas.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos