Compartilhe:

Jornalismo

Copa do Mundo: 10 conteúdos para levar o tema para a sala de aula

O evento esportivo pode ser abordado nas aulas de Geografia, Matemática, Língua Portuguesa, Arte e Educação Física. Saiba como

PorPaula Salas

18/11/2022

Conteúdo atualizado em 18/11/2022 e publicada originalmente em 09/11/2021

Foto: Getty Images

A cada quatro anos, as ruas são pintadas de verde e amarelo, as bandeiras do Brasil estampam cidades por todo o país e a população se une para torcer pela Seleção Brasileira de Futebol. Esse clima de Copa do Mundo também invade as escolas. 

Por isso, enquanto nossos craques se preparam para trazer o hexacampeonato para casa, que tal aproveitar o evento internacional para engajar os alunos e avançar nas aprendizagens? Separamos oito conteúdos para inspirar esse trabalho no Ensino Fundamental: 

  1. Copa do Mundo no Catar: como trabalhar nas aulas de Geografia

A Copa do Mundo, como o próprio nome já diz, envolve diversos países – mais especificamente, 32 seleções irão se reunir no Catar nesta edição. Essa diversidade pode ser utilizada para desenvolver, nos Anos Iniciais do Fundamental, a alfabetização cartográfica nas aulas de Geografia. Já nos Anos Finais, podem ser discutidos os diferentes contextos sociais e geopolíticos dos povos que participam. Confira um passo a passo para levar essas ideias para a prática.

  1. Veja como aliar futebol às atividades de Geometria

Nos Anos Finais do Fundamental, a arquitetura do país sede da Copa do Mundo, neste caso o Catar, permite fazer um estudo sobre os arranjos geométricos – da mesma forma que os padrões geométricos dos estádios que sediarão os jogos. Os esquemas táticos também possibilitam trabalhar diferentes figuras e a malha quadriculada. Saiba mais na coluna da professora Rosiane Prates.

  1. Futebol: dez jogadas para ensinar aos alunos

Assistindo a um jogo de futebol, já deve ter pensando: “Até eu teria acertado esse gol”. Aproveite esse espírito para aperfeiçoar as habilidades dos alunos. Confira aqui dez posições e movimentos mais comuns no futebol que podem ser levados para as aulas de Educação Física. 

  1. Sequência de 15 atividades sobre notícias de esporte impressas, de rádio ou de TV

O tema também pode ser abordado nas aulas de Língua Portuguesa. Para estudar os textos jornalísticos, aproveite as notícias que saem na mídia durante este período. Para ajudar no planejamento, confira uma sequência de atividades que vai desde a leitura e análise do gênero até discussões éticas e produção textual. 

  1. Cada lance da Copa do Mundo vai render um clique

Em uma era de redes sociais, os professores de Arte terão muito material visual, como fotos e vídeos, para propor um estudo da imagem do corpo. Confira sugestões de especialistas sobre para o que vale a pena chamar a atenção das crianças em relação a esses cliques e proponha que a turma produza uma fotomontagem.

  1. Plano de aula: esportes no lazer, esportes por profissão

No 6º ano, a Copa pode servir de ponto de partida para analisar, praticar e diferenciar as manifestações dos esportes  entre eles, o futebol  nos âmbitos de lazer e profissional. Confira o passo a passo para desenvolver essa proposta nas aulas de Educação Física. 

  1. Utilize os nomes dos jogadores na alfabetização

Utilizar o nome próprio para desenvolver a alfabetização é uma atividade clássica. Que tal, depois de explorar os nomes das crianças, fazer esse trabalho com os jogadores de futebol? Para se inspirar, confira este banco de ideias para planejar esse tipo de proposta. 

  1. Como usar a Copa do Mundo nas aulas de Matemática

Um projeto interdisciplinar sobre a Copa da Rússia, em 2018, permitiu que uma educadora paulistana estudasse as operações básicas e cálculo de área com sua turma de 5º ano. A experiência pode servir de inspiração e ser adaptada para este ano. Vamos lá?

  1. Grupo do Brasil na Copa: como aproveitar os países em propostas de Geografia e História

Estudar aspectos históricos, culturais e geográficos de países como Camarões, Sérvia, Suiça e Catar possibilita desenvolver aprendizagens importantes para os alunos e entrar no clima da Copa nos Anos Finais do Fundamental.

  1. Como utilizar o evento para desenvolver a alfabetização matemática

A professora Selene Coletti compartilha sugestões para explorar o álbum de figurinhas do campeonato e propor situações-problemas envolvendo noções de adição e subtração  também disponibilizamos um modelo para personalizar e criar um álbum da turma. 

Veja mais sobre

Últimas notícias