Plano de Aula
Plano de aula: O planejamento da escrita de notícias de esportes
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícias de esporte impressas, no rádio ou na TV
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Computador com projetor multimídia, quadro, pincel, apagador; cadernos dos estudantes com suas anotações.
Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Dificuldades antecipadas: Possivelmente os estudantes terão dificuldades em contemplar todos os elementos constituintes, característicos de uma notícia de esportes; e em compreender a importância de um bom planejamento para a produção dos textos escritos.
Referências sobre o assunto:
CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto,2010. pp.141-148.
CUNHA,D.A.C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. pp. 179-184.
FARIA, M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.
FARIA, M.A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
SOUZA, L.V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010. pp. 63-80.
SVENTICKAS, P.H.S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. Uberlândia: EDUFU, 2008. pp. 299-346. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249>. Acesso em: 04 jan 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula de forma bastante empolgada;
- Diga aos estudantes que hoje iremos planejar notícias escritas sobre o torneio esportivo, recentemente ocorrido na escola;
- Explique que hoje os estudantes retomarão as informações e os apontamentos realizados anteriormente, para a escrita das primeiras notícias de esportes.
Introdução
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações:
- Organize a turma em círculo para as orientações iniciais;
- Informe aos alunos que nesta aula eles irão planejar a produção de notícias de esportes no formato escrito sobre os jogos escolares, ocorridos recentemente na escola.
- Diga-lhes que as notícias produzidas serão publicadas no jornal da escola.
- Faça uma retomada dos conhecimentos prévios acerca da construção composicional do gênero notícia de esportes no formato impresso. Oralmente, relembre com os alunos os seguintes aspectos da estrutura composicional da notícia:
- Título da notícia de esportes: tem por objetivo cativar o leitor para a leitura da notícia. Deve ser instigante, interessante.
- Subtítulo da notícia: serve para completar o sentido do título, deixando-o mais elucidativo.
- Lead: é a parte inicial da notícia, e corresponde ao primeiro parágrafo, respondendo às perguntas: Quem? O quê? Onde? Quando?
- Corpo da notícia: é o desenvolvimento do texto e deverá explicar por que razão se deu o acontecimento e descrever como ocorreram os fatos.
- Objetivando manter a boa organização dos trabalhos, aconselha-se que sejam definidos os papéis de todos os atores envolvidos no planejamento das atividades a serem realizadas pela turma.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações:
- Apresentada a aula, com a turma ainda ainda em círculo, e com a participação efetiva dos estudantes, escreva na lousa os elementos que eles acham que devem fazer parte do planejamento das notícias que escreverão.
- Divida a turma em pequenos grupos de 5 a 6 alunos, para planejar a organização das notícias que serão produzidas.
- A fim de ajudar as equipes sobre as notícias que serão produzidas, faça algumas perguntas, como por exemplo:
- Para quem vamos escrever essas notícias ?
- Que linguagem iremos utilizar ?
- Quem serão os repórteres ? Quem serão os redatores? Quem fará a correção ortográfica dos textos produzidos ?
- Que esportes serão contemplados na produção da notícia escrita?
5. Deixe os alunos à vontade para realizarem o planejamento, dando-lhes autonomia e despertando neles o protagonismo.
6. Circule por entre as equipes, ajudando-as e orientando-as quando necessário.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Proponha que os estudantes preparem a rubrica para avaliar a produção escrita, a qual será aplicada na última aula do módulo.
- Solicite que os alunos leiam os planejamentos realizados e observe se a organização contempla um bom roteiro para a produção escrita das notícias.
- Faça as intervenções que se fizerem necessárias;
- Faça as considerações finais e realize o fechamento da aula.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Este plano é de Planejamento de uma notícia a ser escrita. A notícia será sobre esportes e atividades físicas possíveis de se fazer em casa durante a quarentena. Portanto, é interessante que a turma se organize em duplas. Combine com a turma por WhatsApp uma data para que enviem a definição de qual esporte ou atividade noticiarão em uma pasta criada no Google Drive um Google Docs (ou por outro meio possível para vocês). Sugira que, primeiramente, os alunos procurem em suas famílias alguém que esteja adaptando atividades físicas em casa para ser o assunto da notícia. Caso não encontrem, podem pesquisar na internet celebridades, esportistas, youtubers e blogueiros que estejam falando sobre isso, mostrando como adaptaram suas atividades físicas.
Desenvolvimento
Depois de todos terem escolhido seu FATO jornalístico (assunto focal da notícia), compartilhe com a turma, por áudio ou por escrito, algumas questões levantadas no Desenvolvimento do Plano para que organizem seus Planejamentos, o passo a passo da notícia escrita. Avise que essa notícia será publicada nos canais de comunicação da escola, por isso, precisa ser bem pensada. Estabeleça um prazo para o envio dos Planejamentos na pasta no Drive. Peça que todos comentem as produções dos colegas e façam sugestões de alterações e melhorias (cada dupla comenta a produção de outra dupla, sem deixar ninguém de fora – você pode organizar esse fluxo).
Fechamento
Depois de todos terem comentado os trabalhos dos demais, leia todos os Planejamentos e comentários e grave um áudio falando sobre os trabalhos de todos, com os destaques que você achar necessários. Estabeleça um novo prazo para a finalização dos Planejamentos. Após a finalização, releia e envie comentários elogiando sua turma pelo empenho. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, interagindo com os grupos/duplas e comentando com eles sobre seus Planejamentos.
Convite às famílias
As famílias podem participar ativamente deste Plano, pois a ideia é que os familiares que realizam algum esporte e/ou atividade física durante a quarentena de forma adaptada sejam as “estrelas” das notícias que os alunos irão Planejar. Portanto, seria bacana se as famílias ajudassem a pensar nesse Planejamento.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: José Gilson Franco
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: O planejamento da escrita de notícias de esportes
Finalidade da aula: Planejar a produção escrita de notícias de esporte, tendo como foco divulgar os principais acontecimentos de um torneio esportivo escolar e visando à publicação no jornal da escola.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Notícia de esportes
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção: planejamento de textos informativos / Relação do texto com contexto de produção e experimentação de papéis sociais.
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: (EF67LP09), (EF69LP06)
Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Computador com projetor multimídia, quadro, pincel, apagador; cadernos dos estudantes com suas anotações.
Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente em nosso cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Dificuldades antecipadas: Possivelmente os estudantes terão dificuldades em contemplar todos os elementos constituintes, característicos de uma notícia de esportes; e em compreender a importância de um bom planejamento para a produção dos textos escritos.
Referências sobre o assunto:
CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto,2010. pp.141-148.
CUNHA,D.A.C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. pp. 179-184.
FARIA, M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.
FARIA, M.A. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
SOUZA, L.V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: parábola Editorial, 2010. pp. 63-80.
SVENTICKAS, P.H.S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. Uberlândia: EDUFU, 2008. pp. 299-346. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19249>. Acesso em: 04 jan 2019.